A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
avaliação 2 - Semiótica

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Semiótica (GRA07)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual
	Prova:
	12777349
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Ao estudarmos os gêneros, é relevante estudarmos também as esferas (ou domínios discursivos). Cada esfera e/ou domínio possui natureza e características próprias - além de, nelas/neles, circularem uma gama de textos que servem para os mais variados propósitos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Na esfera (domínio) interpessoal, podemos citar como exemplos as tabelas, as resenhas, as notícias e os pareceres técnicos.
II- Na esfera (domínio) do lazer, podemos citar como exemplos os jogos teatrais, as piadas e as histórias em quadrinhos.
III- Na esfera (domínio) instrucional, podemos citar como exemplos as lendas, os seminários de iniciantes e as logomarcas.
IV- Na esfera (domínio) científico, podemos citar como exemplos os aconselhamentos, os boletins do tempo e os anúncios fúnebres.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	2.
	No campo da educação e dos estudos da linguagem, podemos estudar outras áreas para compor a nossa prática pedagógica. Essa postura investigativa contribui muito para as escolhas feitas pelo docente em sala. Um desses autores que podem auxiliar a dinâmica da sala de aula é Bauman. Analise a citação:
"Ser local num mundo globalizado é sinal de privação e degradação social" (BAUMAN, 1999, p. 8).
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
	 a)
	Podemos entender que ocorre degradação social para todo aquele que se insere na globalização.
	 b)
	Podemos entender que a globalização separa as individualidades do grupo social mais amplo.
	 c)
	Podemos entender que fazer uso de variadas linguagens contribui com a mobilidade social.
	 d)
	Podemos entender que viver no interior é sinônimo de dificuldade de convívio global.
	3.
	Quando algum professor aborda a leitura em sala, faz-se necessário um estudo dos letramentos. Um deles é chamado "letramento crítico". Ele, junto aos outros, amplia a visão sobre o estudo dos textos em sociedade. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O letramento crítico entende que o leitor deve ser ativo e participativo ao se relacionar com o texto.
(    ) A partir da perspectiva do letramento crítico, o leitor ignorará a cultura.
(    ) Ao estudar o letramento crítico, o professor tem mais condições de preparar atividades de leitura.
(    ) O letramento crítico pode se tornar um cidadão mais passivo, menos ativo em sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	4.
	A leitura é um conceito muito amplo. Durante muito tempo, acreditou-se que a leitura era decodificação. Com o mundo atual (complexo) e com as teorias que tentam explicar essa complexidade, ler se tornou algo muito além de entender as superficialidades. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Compreende-se que a leitura é um conceito amarrado ao conceito de discurso.
II- A leitura bem realizada pode ser uma forma de exercer o cuidado de si.
III- Realizar uma leitura de qualidade pode ajudar a entender a si, os outros e a sociedade.
IV- Ler "o discurso" é compreender que tudo é óbvio e evidente, sem precisar de uma análise sensível.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	5.
	Em sociedade, nas relações humanas, são produzidos gêneros textuais - orais e escritos. Os gêneros textuais são tipos relativamente estáveis de enunciados. Cada um deles, ao ser produzido, cumpre propósitos específicos. Quando queremos falar com alguém de longe, podemos escrever uma carta, mandar um e-mail ou, ainda, realizar um telefonema. Quando queremos deixar um aviso a alguém que convive conosco, podemos deixar um bilhete de porta de geladeira, um bilhete simples sobre a mesa ou, ainda, podemos enviar uma mensagem por algum aplicativo. Sobre o conceito de gêneros, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os gêneros bibliografia, prova de vestibular, epígrafe, exames orais, seminários de iniciantes geralmente circulam no domínio instrucional.
(    ) Os gêneros exposições, aconselhamentos, conferências, boletim do tempo, anúncios fúnebres, ordem do dia geralmente circulam no domínio científico.
(    ) Os gêneros controle de venda, bilhete de ônibus, carta de representação, atestado de qualidade geralmente circulam no domínio comercial.
(    ) Os gêneros piadas, jogos, fofocas, adivinhas, jogos teatrais, história em quadrinhos geralmente circulam no domínio lazer.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	6.
	Alguns cuidados devem ser tomados ao ler imagens e ensinar a ler imagens. É preciso levar os alunos a compreenderem que as imagens atendem a finalidades diferentes. Os autores dos mais variados textos (visuais ou híbridos) as utilizam com diferentes objetivos. As imagens, portanto, estão a serviço dos mais variados propósitos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As imagens podem servir à captura do desejo. Nesse sentido, a publicidade utiliza as imagens para repetir, afastar o leitor/consumidor.
II- As imagens também podem servir de ilustração, como em livros e em gêneros que expliquem a função de aparelhos e produtos.
III- As imagens podem ser utilizadas por seu valor documental: registrar algo, um momento, um fato.
IV- As imagens podem ser utilizadas para aguçar a sensibilidade visual. Nesse sentido, a ciência ganha destaque nessa sensibilidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	Ao partirmos dos estudos do letramento, válido é compreendermos o que são as esferas discursivas, também chamadas de domínios. Cada esfera/domínio possui natureza e características próprias. Sobre o estudo dos gêneros, analise as sentenças a seguir:
I- Ao analisarmos as práticas de leitura, devemos compreender que elas são múltiplas, por isso falamos em Letramentos ou Multiletramentos.
II- Letramento funcional é o objetivo último da Educação. A partir desse conceito, podemos compreender que alguns são alfabetizados e outros não.
III- Devemos ser letrados no universo da imaginação. O nome dessa esfera é multiletrada; imaginar é mais importante que produzir ciência, por exemplo.
IV- Um dos interesses da prática pedagógica é envolver os alunos nas mais variadas práticas de leitura, escrita e oralidade existentes, inclusive, ler imagens.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	8.
	O mundo atual, global, necessita de um olhar diferenciado. Não podemos estudar os textos como estudávamos em nossa época como estudantes. A visão sobre eles mudou porque o mundo mudou - e segue em movimento. Ao falarmos em multimodalidade, precisamos compreender que esse termo abarca os vários "modos" pelos quais os sentidos são construídos. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A palavra "modos" pressupõe, neste caso, a