Buscar

Exercício - Estudo de caso - China in box devidamente respondido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAÇÃO ALAGOANA DE PESQUISA, EDUCAÇÃO E CULTURA
FACULDADE 
DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS
 Trabalho em Grupo (vale 02 pontos)
ALUNOS: JOÃO PAULO CASADO, YGOR ALMEIDA, MATEUS FELIPE.
ADMINISTRAÇÃO 8° PERÍODO NOTURNO- DOCENTE: VINÍCIUS FERRO
A rede China in Box começou com uma oportunidade percebida pelo seu fundador, Robinson Shiba, durante uma viagem com amigos aos Estados Unidos em 1986, durante seu curso de Odontologia. Na costa Oeste daquele país, ele percebeu a alta demanda dos consumidores por comidas chinesas, que, cada vez mais apressados, acostumaram-se a comer em pequenas caixas nas ruas. Junto com uma caixinha, ele trouxe a idéia para o Brasil, vendo oportunidade no negócio ao apostar na comida chinesa como uma alternativa à pizza, único produto de delivery até então no País. De acordo com caso apresentado e com o conteúdo ministrado em sala, responda as seguintes perguntas:
. Após conhecer a história da China In Box e saber que Robinson não elaborou um plano de negócios e mesmo assim sua empresa cresceu rapidamente, a que você atribui o sucesso deste negócio? O plano de negócios não teria utilidade para Robinson quando ele resolveu abrir a empresa? E atualmente, você acha que Robinson tem e usa um plano de negócios ou a expansão da rede se dá de forma empírica?
R-- Sua idéia sendo inovadora com restaurante de comida chinesa com delivery, que não existia no Brasil, e sua percepção de encontrar oportunidades no mercado. Só o fator de planejar, por si só não garante resultados positivos. É preciso botar em prática. Teria sim utilidade para pode mapear custos e ganhos futuros, para assim diminuir riscos e incertezas. Atualmente com mais de 300 franquias Robinson tem sim um plano de negócios que lhe ajuda no seu processo de planejamento, seu plano de negócios lhe auxilia em número de clientes,receita, participação no mercado, lucros entre outros, seu plano de negócios hoje mostra seu panorama geral do negócio, Plano de marketing,processo operacional, análise financeira, informações sobre seu produto e serviço.
De que forma o plano de negócios poderia ajudar na gestão da China In Box? Por que Robinson decidiu criar a rede de franquias? De que outra forma a empresa poderia crescer?
R-- como o detalhamento de informações em relação ao nicho de atuação do negócio, a busca por referências do mercado e consumidores para o desenvolvimento de novos produtos e serviços e entendimento sobre como os concorrentes trabalham. possibilita que o empreendedor consiga olhar e entender a empresa como um todo, além de auxiliar na definição dos objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazo. com um plano estruturado, explicar e apresentar o negócio para outras pessoas torna-se uma tarefa bem mais simples e compreensível. Por que o franchising é um modelo de negócios por mostrar-se um caminho rápido para o crescimento da empresas e ele queria expandir sua marca. De varias formar podemos ver o crescimento , uma delas podendo virar distribuidor de serviço,realizar alianças comerciais, formar parcerias, abrir filiais.
Quais são as qualidades empreendedoras mais marcantes em Robinson? E quais não são? Que fator parece ter sido mais importante na história da criação da empresa: pessoas, recursos, ou oportunidade? Por quê? 
R—Iniciativa: a busca constante por oportunidades do negócio, conhecimento da atividade e do produto desenvolvido, coragem para correr riscos, liderança, perseverança. 
As que não são, pouco conhecimento na área administrativa, não ter um planejamento estratégico, ter pouco conhecimento sobre os planos de negócios, rentabilidade, payback, simplificando não ter um planejamento.
Os 3 pontos foram bastantes cruciais para início do seu empreendimento, mas o que teve mais impacto foi o fator recursos, pelo fato de ter todo um recurso financeiro para dar o ponta pé, tinham produtos e serviços inovadores no mercado brasileiro.

Continue navegando

Outros materiais