Buscar

Administração: Funções e Influências

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	Ao adotar o princípio da função administrativa da divisão do trabalho surgiu o grande dilema da Escola Neoclassíca. Com um rápido crescimento das organizações, criou-se a necessidade da departamentalização (RICHTER, 2016). Os principais tipos de departamentalização são: por funções, por produtos e/ou serviços, por localização geográfica ou territorial, por projetos ou clientes. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Departamentalização por produtos.
II- Departamentalização territorial.
III- Departamentalização por projetos.
IV- Departamentalização por funções.
(    ) A característica central está em sua concepção e implantação a partir das funções que serão necessárias para a existência organizacional. O princípio da divisão do trabalho foi um grande incentivo para a adoção deste modelo por parte das organizações consideradas racionais.
(    ) A característica é sua organização em função da necessidade em evidenciar a localização geográfica de setores ou departamentos. É utilizada por organizações com vastas áreas geográficas de atendimento.
(    ) A característica é a viabilidade em efetuar os controles e acompanhamentos com relação ao desempenho de cada grupo de cliente, gerando, assim, a possibilidade, por parte do gestor, de efetuar as correções em função da necessidade do mercado.
(    ) A característica é sua utilização em grandes empresas, pois demandam um tempo maior em sua execução em função de envolver obras e equipamentos de grande porte, gerando assim, uma dinâmica diferenciada no processo de gestão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RICHTER, Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
	 a)
	III - I - II - IV.
	 b)
	IV - II - III - I.
	 c)
	IV - II - I - III.
	 d)
	III - I - IV - II.
	2.
	Administrar é um processo dinâmico e contínuo em que decisões são tomadas a todo momento, e subsequentemente executadas, visando proporcionar a eficácia e a eficiência organizacional. O administrador obtém resultados a partir da transformação dos recursos nos objetivos da empresa, com o mínimo de perdas possível. Quanto às funções de um executivo nas organizações, Chiavenato (2014) apresenta quatro funções administrativas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essas funções:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
	 a)
	Planejamento, organização, direção e controle.
	 b)
	Comunicação, direção, controle e avaliação.
	 c)
	Organização, direção, avaliação e controle.
	 d)
	Planejamentos estratégico, tático e operacional.
	3.
	A administração sofre vários impactos e influências no processo de tomada de decisão. Os impactos podem ser internos e externos. Os impactos internos correspondem as expectativas da alta direção e dos acionistas. Os impactos externos correspondem às exigências da sociedade, dos clientes, dos fornecedores e os desafios dos concorrentes (MORAES, 2004). Com relação aos principais aspectos em que o administrador analisa as influências externas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MORAES, Anna Maris Pereira de. Introdução a Administração. 3. ed. São Paulo: Printece Hall, 2004.
	 a)
	Adaptação organizacional: as organizações estão continuamente se adaptando ao ambiente, hora por meio do crescimento, da expansão ou de mudanças que podem envolver a tecnologia, o mercado, os produtos e/ou serviços etc.
	 b)
	Conformidade: o aumento da concorrência e sua intensidade gera situações que as organizações são impedidas de aplicar melhoria da qualidade, sejam nos lançamentos de novos produtos e/ou serviços, mesmo com a necessidade em evoluir e acompanhar as novas tecnologias, estagnando os seus resultados.
	 c)
	Estagnação nas relações de trabalho: o emprego informal desaparecerá, sendo que nesse ambiente a empregabilidade será uma limitadora nas relações de trabalho. Mesmo com a qualificação profissional nas organizações, as máquinas tendem a exercer o maior papel num contraponto da obsolescência das profissões.
	 d)
	Localização do mundo dos negócios: com o crescimento do número de organizações com a agilidade das comunicações, torna-se seguro fortalecer os laços territoriais locais, deixando a ampliação para as empresas que já são consolidadas no mercado global num processo irreversível que impõem mudanças estruturais e culturais.
	4.
	Nos dias de hoje, a sociedade típica dos países desenvolvidos é pluralista de organizações, e a maior parte das obrigações sociais (como a produção de bens ou serviços em geral) é confiada às organizações (indústrias, universidades e escolas, hospitais e comércio, comunicações, serviços públicos etc.), que precisam ser administradas para se tornarem mais eficientes e eficazes (CHIAVENATO, 2014, p. 31). Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- A administração é uma ciência considerada jovem, com pouco mais de 100 anos, sendo resultante de acontecimentos recentes na história do século XX.
PORQUE
II- O desenvolvimento desta ciência se deu por uma questão de necessidade de sobrevivência ou em busca do sustento e subsistência das famílias. Estas passaram a especializar-se em algumas tarefas e tiveram a influência de várias frentes e organizações, como as filosóficas, eclesiásticas, militares, industriais e políticas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri: Manole, 2014.
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a I é resultante da II.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é resultante da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	5.
	Tomar decisões não é e nunca foi uma tarefa fácil de ser feita. Os princípios fundamentais da administração, preconizados pela escola Neoclássica, desencadearam dois processos de tomada de decisão: a centralização e a descentralização. Sobre as vantagens e as desvantagens desses processos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma vantagem da descentralização é que as decisões são tomadas por administradores que possuem visão global da empresa.
(    ) Uma vantagem da centralização é que os tomadores de decisão no topo são mais bem treinados e preparados do que os que estão em níveis mais baixos.
(    ) Uma desvantagem da centralização é que as linhas de comunicação ao longo da cadeia escalar provocam demora e maior custo operacional.
(    ) Uma vantagem da descentralização é que as decisões são tomadas mais rapidamente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	6.
	A administração é "o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle. A administração é importante em qualquer escala de utilização de recursos para realizar objetivos individual, familiar, grupal, organizacional ou social" (MAXIMIANO, 2008, p. 6). Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- Em 1930, Walter Shewhart apresentou uma contribuição relevante para os estudos nos processos administrativos, a criação do controle estatístico da qualidade por meio do aprimoramento contínuo do planejamento, execução, controle e ação. 
PORQUE
II- Esse novo processo administrativo se tornou popular somente a partir dos anos 1990, sendo que este ciclo, denominado SWOT, é frequentementeusado como modelo para planejamento e implementação de soluções de aprimoramento constante em qualquer área.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 7. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2008.
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I é resultado da II.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 c)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é resultado da I.
	
	Na Segunda Revolução Industrial, destaca-se James Watt, o inventor da máquina a vapor, que veio a ser adotada como gerador de energia. Até então, as máquinas eram, primordialmente, movidas à tração animal ou à força das águas em moinhos. Com relação aos principais destaques da Segunda Revolução Industrial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Substituição do ferro pelo aço nos processos de industrialização.
(    ) Utilização do vapor, em detrimento da eletricidade e dos derivados de petróleo.
(    ) Surgem as primeiras máquinas automáticas e a mão de obra torna-se mais especializada.
(    ) Após a adoção da máquina a vapor, iniciam-se grandes transformações nestas empresas recém-saídas dos processos manuais, agora ganham ainda mais agilidade para sua produção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	 *
	Observação: A questão número 7 foi Cancelada.
	8.
	A Revolução Industrial foi um dos grandes influenciadores da Ciência da Administração. Esse evento teve como destaque a invenção de James Watt - a máquina a vapor -, que veio a ser adotada como gerador de energia. Até então, as máquinas eram, primordialmente, movidas à tração animal ou à força das águas em moinhos. A adoção da máquina a vapor no processo produtivo causou um impacto significativo nos processos de trabalho, modificando estruturas sociais e comerciais, vindo a ser chamada de a primeira grande Revolução Industrial, que passa de um modelo artesanal e/ou mecânico, para um processo de produção industrial e em larga escala na Inglaterra (RICHTER, 2016, p.7). Sobre a Revolução Industrial, analise as afirmativas a seguir:
I- Tanto a primeira (1780 a 1860) quanto a segunda (1860 a 1914) Revolução Industrial foram responsáveis pela aceleração no crescimento e desenvolvimento dos processos produtivos.
II- Na primeira Revolução Industrial, os transportes e as comunicações utilizaram a navegação a vapor e logo em seguida surgiram as hélices que substituíram as rodas propulsoras, que foram utilizados em larga escala. 
III- Na segunda Revolução Industrial houve a mecanização da indústria e agricultura, os destaques ficam para as: máquina de fiar, o tear hidráulico, o tear mecânico e o descaroçador de algodão.
IV- Na segunda Revolução Industrial surgem as primeiras máquinas automáticas e a mão de obra torna-se mais especializada. Neste momento novos modelos organizacionais começam a surgir.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RICHTER; Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	9.
	Um dos grandes entusiastas da Administração Científica foi Henry Ford (1863-1947), com sua obstinação em desenvolver e lançar um carro popular no mercado dos Estados Unidos. Ford fundou sua fábrica de automóveis em 1903, a Ford Motor Co. Para ele, existem três princípios básicos para a gestão das organizações. Sobre esses princípios, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Princípio de intensificação. 
II- Princípio de economicidade.
III- Princípio de produtividade. 
(    ) Diminuir o tempo de duração com a utilização imediata dos equipamentos e das matérias-primas, e a rápida entrega do produto no mercado.
(    ) Aumentar a capacidade de produção do trabalhador no mesmo período por meio da especialização e da linha de montagem.
(    ) Reduzir ao mínimo o volume do estoque de matéria-prima em produção, a ponto de que o automóvel fosse pago à empresa antes de vencido o prazo de pagamento dos salários e da matéria-prima comprada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	I - III - II.
	10.
	A administração é uma ciência jovem. Assim como no âmbito comportamental, no início do século XX, boa parte da população que vivia em pequenas aldeias, ou vilarejos, produzia seus alimentos e seus utensílios para o uso no dia a dia, porém alguns indivíduos, mais por uma questão de necessidade, de sobrevivência ou em busca do sustento e subsistência de suas famílias, passaram a especializar-se em algumas tarefas. Na época eram denominados de artesãos. Havia também nessas vilas pequenas escolas e prestação de serviços de profissionais, assim como alguns lavradores. E, por fim, ora em feiras livres, ora em pequenas lojas físicas, acontecia o comércio. Podemos, portanto, denominá-los como organizações que já adotavam ações administrativas. Assim, antes de falarmos da administração contemporânea, adotada nas empresas e organizações, havia outros grupos que foram influenciadores na ciência da administração. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta estes grupos:
	 a)
	Influência da Revolução Industrial. Influências filosóficas. Influência real. Influência da Igreja.
	 b)
	Influência da Revolução Industrial. Influência econômica. Influência real. Influências filosóficas. Influência dos camponeses.
	 c)
	Influência das classes sociais. Influência da Igreja Luterana. Influências filosóficas. Influência militar.
	 d)
	Influência da Revolução Industrial. Influências filosóficas. Influência militar.  Influência da Igreja.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Perguntas Recentes