Buscar

APS QUINTA MONROY

Prévia do material em texto

FICHA TÉCNICA DA OBRA
Quinta Monroy / ELEMENTAL
Arquitetos
Alejandro Aravena, ELEMENTAL
Localização
Sold Pedro Prado, Iquique, Tarapacá, Chile
Design Team
Alejandro Aravena, Alfonso Montero, Tomás Cortese, Emilio de la Cerda
Área
5000.0 m2
Ano do projeto
2003
Fotografias
Cristobal Palma / Estudio Palma, Tadeuz Jalocha
Engenharia
Juan Carlos de la Llera & José Gajardo.
Tempo de Execução
9 meses
Cliente
Governo regional de Tarapacá / Programa Chile-Barrio do governo chileno
Construtora e Serviços
Proingel, Abraham Guerra, Constructora Loga S.A.
Orçamento
US$204 / m²
Materiais
Concreto e blocos de cimento
Área Construída
3500 m²
DESCRIÇÃO
A pedido do governo chileno, o ELEMENTAL foi convidado a auxiliar na resolução de uma difícil equação: radicar 100 famílias que, durante os últimos 30 anos estiveram ocupando ilegalmente um terreno de 0,5 hectares no centro de Iquique, uma cidade no deserto chinelo. Apesar do elevado custo do terreno, cerca de 3 vezes maior do que a habitação social normalmente pode pagar, deveria ser evitado a erradicação das famílias para a periferia em Alto Hospício.
O trabalho do ELEMENTAL deveria estar dentro do quadro de um programa específico do Ministério de Habitação, chamado Vivenda Social Dinâmica sin Deuda (VSDsD)- Habitação Social Dinâmica sem Dívida – que visa a classe mais pobre da população, aqueles sem capacidade de conseguir empréstimos, e que consiste em um subsídio de US$ 7500 por família, com o qual se deve financiar a compra do terreno, custear os trabalhos de infra estrutura e arquitetura. Normalmente esse valor permite a construção de apenas 30 m². Isto, então, obriga os proprietários a transformarem “dinamicamente” essa simples solução habitacional em uma casa.
Analisando as condicionantes do projeto, foi pensado uma casa por lote, ainda que fosse utilizada os pequenos lotes padrão de habitação social, conseguiria alocar somente 30 famílias no terreno. Isto porque, com a tipologia de casas separadas, o uso do solo é extremamente ineficiente; a tendência, é a busca de terrenos que custem pouco. Estes terrenos estão, normalmente, nas periferias, marginalizados e distantes das redes de infra estrutura que uma cidade oferece.
Na busca de utilizar o solo de uma forma mais eficiente reduziu o tamanho do lote de maneira a igualar com a área da casa, conseguiu-se então, a aglomeração. Para obter alta densidade é necessário a verticalização e, os edifícios resultantes não permitem que as habitações possam crescer. E neste caso, era preciso que cada moradia tivesse a liberdade de ampliar sua área em, no mínimo, o dobro de seu valor inicial.
PLANTAS E CORTES
FOTOS DO PROJETO
DESENHOS / PERSPECTIVAS
ESTUDO DE INSOLAÇÃO
NORTE
LESTE
OESTE
SÍNTESE
Tomei conhecimento deste conjunto habitacional, em uma aula de Revit, desde o principio me interessei bastante pelo fato de que poderia ser terminado da maneira com a qual o proprietario decidisse, bem acessível para baixa renda, uma ideia genial. Não tive muita dificuldade na montagem da maquete, pois em si o projeto é bem simples e bem resolvido, há muita informação sobre tal em paginas confiáveis como por exemplo archdaily, o que facilitou ainda mais o desenvolvimento do trabalho, e despertou ainda mais interesse pelo projeto.
BIBLIOGRAFIA
https://www.archdaily.com.br/br/01-28605/quinta-monroy-elemental/57098aabe58ece29ac000148-quinta-monroy-elemental-elevacion
http://arquittetando.com.br/quinta-monroy-elemental/

Continue navegando