Atividades 3 e 4 Unigran
2 pág.

Atividades 3 e 4 Unigran


DisciplinaAdministração Empresarial60 materiais363 seguidores
Pré-visualização1 página
PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 3 E 4 NO PORTIFÓLIO 4. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS. 
\u25aa NÃO separe as questões em aula 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7,8. \u25aa As envie como aula 2, 4, 6, 8.
\u25aa As envie como aula 2, 4, 6, 8.
ATENÇÃO!
 É de extrema importância que você:
 - estude as aulas, faça pesquisas, assista aos vídeos antes e durante a resolução dos exercícios;
- leia com bastante atenção os enunciados das questões para que responda de forma adequada ao solicitado, respeitando sempre o numero de linhas exigido em cada questão;
- observe o prazo estipulado para o envio, pois não serão aceitas atividades fora do prazo;
- não use meios fraudulentos para resolver as atividades individuais. Atividades com respostas iguais às do colega serão zeradas.
\u2022Dúvidas me perguntem no quadro de aviso.
Atividade das aulas 3 e 4
1. Após a leitura da aula 3, responda:
Discorra com suas palavras, as principais propostas, objetivos do modelo clássico ou Teoria clássica da administração de Fayol. Comente sobre seu precursor. (0,65)
R- A principal proposta da teoria clássica de Fayol era analisar a empresa por inteira, preocupando com a sua eficiência, com as tarefas da gerencia administrativa. O seu objetivo era guiar e orientar no processo administrativo. De modo geral, a teoria clássica de Fayol se caracterizava pela importância da estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente.
Estudamos na aula anterior sobre modelo cientifico da administração e sobre a teoria clássica da administração. Agora você ira apontar 3 características do modelo cientifico e 3 características do modelo clássico que as diferem uma da outra. ( 0,65)
R- A administração cientifica de Taylor prioriza as tarefas e o modelo de executa-las, criando meios, elementos, princípios e métodos para a sua melhor execução. A forma encontrada por Taylor para obter a colaboração dos operários foi a criação de incentivos salariais, prêmios de produção, melhoria nos horários de trabalho, redução de fadiga humana. Taylor acreditava que com métodos científicos, calculados, racionais sempre seria melhor forma de fazer uma tarefa. Em outras palavras podemos concluir que Taylor era obcecado pela execução das tarefas realizadas pela classe operaria. Já Fayol era obcecado pelo comando. Sua preocupação era com a eficiência, era com as tarefas do administrador e com a estrutura administrativa e organizacional. Fayol criou os princípios de administração para orientar, guiar o gerente no processo administrativo. Dividiu as funções da empresa e criou os princípios gerais da administração, que são as bases da administração como ciência. Esses princípios são uteis para estruturar qualquer organização, seja qual for seu ramo de atividade e seu tamanho.
 
02. Fayol para facilitar e organizar o processo administrativo dividiu a organização em áreas. Quais as 6 funções básicas da empresa para Fayol? Explique cada uma delas. (0,9)
R- Funções Técnicas: são aquelas que estão relacionadas as atividades do setor de produção da empresa, onde requer a habilidade técnica do administrador.
Funções Financeiras: É relacionada as atividades financeiras e do capital da empresa, onde fica a responsabilidade de um gerente financeiro ou de uma tesouraria.
Funções Comerciais: São as funções de compra e venda, onde estabelecem a relação entre clientes e fornecedores.
Funções Contábeis: São relacionadas a contabilidade da empresa, onde permite através de dados, balanços, o acompanhamento do que foi orçado, planejado e organizado.
Funções de Segurança: São relacionadas a segurança das pessoas e do patrimônio da empresa.
Funções administrativas: Representada pela administração geral das empresas, ela é responsável pelo planejamento, organização, a direção e ao controle de todas as funções da empresa.
03. Dentre os 14 Princípios Gerais da Administração segundo Fayol, cite 2 deles e explique com suas palavras. (0,3)
		
R- DICIPLINA: Através da disciplina pode-se manter o ambiente de trabalho sempre organizado, pois toda empresa precisa ter normas e regras que devem ser seguidas. A disciplina, a meu ver, é uma questão de comportamento e motivação, onde cabe a liderança conscientizar os funcionários a respeitar as regras determinadas. Sabendo ter um bom dialogo entre lideres e colaboradores, a disciplina irá se manter sem maiores esforços. 
ORDEM: Toda empresa que se prese precisa de ordem, ou seja, cada coisa em seu devido lugar. Mantendo tudo organizado, sempre, facilitará no dia a dia os procedimentos de trabalho da empresa e seus colaboradores.
Bom trabalho!