Buscar

ESTUDOS DISCIPLINARES XI QUESTIONÁRIO UNIDADE I

Prévia do material em texto

########ESTUDOS DISCIPLINARES XI QUESTIONÁRIO UNIDADE I #######
Resultado da tentativa	5 em 5 pontos 
Pergunta 1 0,5 em 0,5 pontos
Qual pessoa jurídica do terceiro setor nasce a partir de uma universalidade de bens ou direitos, dotada de personalidade e destinada a uma determinada finalidade social, estabelecida pelo seu instituidor? Resposta:
a. Associação. b. Fundação. c. Organização Não Governamental. d. Cooperativa. e. Instituto.
Feedback da resposta:	Resposta: B
Justificativa: uma fundação é considerada um fundo autônomo, que tem por finalidade uma ação e/ou uma operação, definida em seus estatutos. De forma geral, é uma instituição caracterizada como pessoa jurídica composta pela organização de um patrimônio, mas que não tem proprietário, nem titular, nem sócios.
Pergunta 2 0,5 em 0,5 pontos
Qual é o instrumento jurídico elaborado para o repasse de recursos públicos, exclusivamente às organizações qualificadas como OSCIP? Respostas:	
a. Convênio. b. Contrato de gestão. c. Termo de parceria. d. Termo de fomento. e. Termo de colaboração.
Feedback da resposta:	Resposta: C
Justificativa: termo de parceria é o instrumento jurídico para que se celebre o vínculo entre o Poder Público e as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Deverão estar previstos nele os direitos e as obrigações dos pactuantes, tais como objeto do ajuste, metas, prazos, critérios de avaliação, previsão de receitas e despesas, formas de prestação de contas. Está previsto na Lei Federal 9.790, de 23 de fevereiro de 1999.
Pergunta 3 0,5 em 0,5 pontos
Das alternativas, qual corresponde ao instrumento jurídico, por meio do qual serão formalizadas as parcerias estabelecidas pela administração pública com organizações da sociedade civil? Sendo que esse instrumento serve para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco propostas pela administração pública. Respostas:	
a. Termo de parceria. b. Termo de colaboração. c. Acordo de cooperação. d. Termo de fomento. e. Convênio.
Feedback da resposta:	Resposta: B Justificativa: de acordo com os conceitos descritos na Lei nº 13.019/14, o termo de colaboração diz respeito ao instrumento por meio do qual são formalizadas as parcerias estabelecidas pela administração pública com as OSC para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, propostas pela administração pública que envolvam a transferência de recursos financeiros.
Pergunta 4 0,5 em 0,5 pontos
Valendo-se do mecanismo do incentivo fiscal, pessoas físicas e jurídicas podem destinar recursos para o Funcad. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde ao limite de dedução que as pessoas físicas e jurídicas podem usufruir no Imposto de Renda, respectivamente. Respostas:	
a. 6% do Imposto de Renda devido e 1% do valor do Imposto de Renda devido.
b. 10% do Imposto de Renda devido e 5% do valor do Imposto de Renda devido.
c. 3% do Imposto de Renda devido e 3% do valor do Imposto de Renda devido.
d. 6% do Imposto de Renda devido e 6% do valor do Imposto de Renda devido.
e. 1% do Imposto de Renda devido e 1% do valor do Imposto de Renda devido.
Feedback da resposta:	Resposta: A Justificativa: pessoas físicas que fazem a declaração completa podem destinar até 6%. Já pessoas jurídicas que fazem declaração de lucro real, podem colaborar com até 1%. Esses valores podem ser destinados para o Funcad ou diretamente para projetos desenvolvidos pelas organizações da sociedade civil devidamente cadastradas no CMDCA, que hoje congrega instituições.
Pergunta 5 0,5 em 0,5 pont
A legislação trata de regimes tributários distintos para as entidades do terceiro setor. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde à proibição de tributar as organizações do terceiro setor, imposta aos entes políticos e prevista na Constituição Federal. Respostas:	a. Isenção. b. Incentivo. c. Colaboração. d. Imunidade. e. Filantropia.
Feedback da resposta:	Resposta: D Justificativa: imunidade tributária é uma limitação constitucional ao poder de tributar consistentes na delimitação da competência tributária constitucionalmente conferida aos entes públicos.
Pergunta 6 0,5 em 0,5 pontos
As pessoas jurídicas de direito privado estão previstas no art. 44, do CC. Das alternativas, qual corresponde às pessoas jurídicas do terceiro setor por excelência? Respostas:	
a. Associações e sociedades. b. Fundações e organizações religiosas. c. Partidos políticos e empresas individuais. d. OSCIP e OSC. e. Associações e fundações.
Feedback da resposta:	Resposta: E Justificativa: no Brasil, as associações e as fundações são consideradas, no artigo 44, do Código Civil, como pessoas jurídicas de direito privado. Durante a constituição de seu negócio próprio, as personalidades jurídicas podem ser fundações, associações, cooperativa de trabalho , sociedades (atividades comerciais ou empresariais com fins lucrativos), organizações religiosas e partidos políticos (são regidos por legislação própria), mas apenas as associações e as fundações representam o terceiro setor.
Pergunta 7 0,5 em 0,5 pontos
Para que a associação adquira existência formal perante a lei (o que chamamos de personalidade jurídica), quais documentos devem ser registrados no respectivo Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas? Respostas:	
a. CNPJ e regimento interno. b. Convênio e plano de trabalho. c. Estatuto social e ata de constituição. d. Estatuto social e regimento interno. e. CNPJ e convênio.
Feedback da resposta: Resposta: C Justificativa: o estatuto é o documento com a exposição de todas as regras da entidade, sobre o seu objeto, conselhos, diretorias etc. que deverão ser seguidas por todos os seus associados. Já a ata é o documento que validará as decisões que forem tomadas nas reuniões e nas assembleias. Em suma, as atas servem para oficializar a constituição da associação, a reforma/alteração do Estatuto ou outro assunto de interesse da entidade. A ata é o documento que será registrado no cartório. O estatuto, após registrado, fica à disposição de todos os seus associados.
Pergunta 8 0,5 em 0,5 pontos
Visando a facilitar o estudo e a compreensão, a economia dos países está dividida em três setores: o primeiro setor é o Estado. O segundo setor é o mercado. Quais são as organizações que formam o chamado terceiro setor? Respostas:	a. Cooperativas. b. Partidos políticos. c. Organizações sem fins lucrativos. d. Igrejas. e. Sociedades.
Feedback da resposta:	Resposta: C Justificativa: as organizações sem fins lucrativos são organizações de natureza jurídica sem fins de acumulação de capital para o lucro dos seus diretores. Essas organizações se caracterizam por reunirem diversas pessoas que possuem um mesmo objetivo. Elas não possuem fins lucrativos e o seu patrimônio é constituído pelos seus associados.
Pergunta 9 0,5 em 0,5 pontos
Qual é a principal característica que diferencia as organizações que formam o terceiro setor das organizações que pertencem ao segundo setor? Respostas:
a. Utilização de bens públicos para fins públicos. b. Responsáveis pela produção de riquezas. c. Finalidades lucrativas. d. Não possuem finalidades lucrativas.
e. Serem regidas pelas leis do mercado.
Feedback da resposta:	Resposta: C Justificativa: ter fins não econômicos significa que o objetivo de uma entidade é de outra natureza, que não a econômica, como social, ambiental, cultural etc. O novo Código Civil emprega a expressão “fins não econômicos” em substituição à expressão “sem fins lucrativos” utilizada em outras normas.
Pergunta 10 0,5 em 0,5 pontos
O terceiro setor é um movimento associativo em escala planetária que abarca um conjunto heterogêneo de entidades sociais, organizações empresariais e organizações não governamentais. Tal movimento se relaciona: Respostas:	
a. Ao sentido de filantropia, benemerência e solidariedade típicas do sistema capitalista.
b. À desregulamentação do papel do Estado na economia e na sociedade, transferindo parcelasde responsabilidades para a sociedade civil organizada.
c. À nova consciência de cidadania e à nova cultura política dos partidos políticos nacionais.
d. À obrigação legal da parceria entre o Estado e a sociedade civil organizada para o enfrentamento dos conflitos sociais.
e. Ao ideário neoliberal, inspirado na solidariedade que ultrapassa o senso comum de ajuda aos mais necessitados.
Feedback da resposta:	Resposta: B Justificativa: as políticas dos governos neoliberais, implementadas em vários países do mundo a partir da década de 1980, têm como característica o afastamento do Estado das responsabilidades sociais, transferindo essa responsabilidade para a sociedade.

Outros materiais