Buscar

Atividade 5 ao 8 Unigran

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS
	
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS 
	ATIVIDADES:
Aulas 05/ 06 / 07 e 08
	Aluno: 
Flávia Talita Bernardes Donati
	RGM: 103.8431
	Polo:
Navirai - MS
	
	
Disciplina: PSICOLOGIA APLICADA
	ANO LETIVO: 
2018
	DATA PARA ENTREGA: 10/10/2018
	Valor de cada atividade 1,25 
Total das quatro Atividades: 5,0
	
	ATIVIDADES DA AULA 5
1- Motivação é o conjunto de fatores (variáveis) responsáveis pelo despertar e pela direção do comportamento. Nesta aula vimos algumas teorias sobre a Motivação:
Descreva a teoria da motivação que mais chamou sua atenção, justifique.
R- Duas Teorias me chamaram atenção: A Teoria das Necessidades de Maslow e A Teoria X, pois analisando bem uma complementa a outra. A teoria X chama a atenção para uma realidade em que vivenciamos em praticamente todos os lugares de trabalho, pois sabemos que de 1 à cada 1 milhão são os que realmente trabalham porque gostam. A grande maioria trabalha por necessidade ou pressão da família, acabando assim trabalhando desmotivados, rendendo pouco para as empresas, evita abraçar responsabilidades, não tem visão de crescimento, e acaba preferindo ser dirigido por alguém, isso acontece na grande maioria com os jovens iniciantes ao mercado de trabalho, pois iniciam um trabalho sem apoio e sem motivação.
Disserte sobre como se pode estimular pessoas no trabalho.
R- A primeira coisa é reconhecer as diferenças individuais, não tratar todos como se fossem iguais, pois cada um possui sua personalidade... Traçar objetivos desafiantes, encorajar a participar das decisões que os afeta, mostrar que a recompensa esta relacionada com o seu desempenho no trabalho, permitir intervalo para que o colaborador possa respirar, permitir escutar mais, e manter um ambiente de trabalho harmonioso.
ATIVIDADES DA AULA 6
1- Existem diversas definições que contemplam o termo inteligência, espalhadas pelo mundo todo. Desta forma, observa-se que não existe uma única definição científica e universal. 
Explique a Abordagem Psicométrica;
R- Os psicólogos iniciaram os estudos cientifico no século XX, dentro de uma abordagem psicométrica, tendo um dos mentores Alfred Binet, que em 1904 na França criou os primeiros teste de inteligência, a escala métrica, com o objetivo de qualificar a inteligência, universalmente conhecido por Q.I Quociente da Intelectual, que representa a posição relativa do individuo comparada com as pessoas de sua idade, tendo-se em vista o desenvolvimento intelectual.
Explique sobre inteligências múltiplas, dê exemplos.
R- Inteligência múltipla é uma teoria desenvolvida pelo psicólogo Howard Gardner, junto com pesquisadores da universidade norte-americana de Harvard, onde o objetivo era ampliar o conceito de inteligência definindo como “a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos valorizados em um ambiente cultural ou comunitário.”
Temos como exemplo a Inteligência verbal ou linguística que se manifesta na criatividade com palavras, se manifesta também na capacidade de contar historias, convencer, agradar, estimular ou permitir ideias.
ATIVIDADES DA AULA 7
1- Após ler o guia de estudante, Aula 7, elabore um texto Sobre: (A) criatividade e apresente as estratégias que estimulam a criatividade nas empresas.
A criatividade é um assunto interessante, motivos de muito estudos, embora no contexto empresarial seja novo. O pensamento criativo antigamente era visto como inspiração divina, passando a ser estudado melhor a partir dos anos 50. Nossa forma de viver, conviver e sobreviver é rodeada de ações criativas conscientes e inconscientes. Esse potencial criativo esta em todo ser humano, porem ele se ensina e se aprende. Temos que pensar em criatividade como estratégia para viver melhor, para uma qualidade de vida que diria razoável, além de identificar potenciais, descobertas internas que foram abafadas pelos processos familiares educacionais e empresariais devido o tempo. Para estimular as pessoas a criatividade, é preciso apostar no potencial de cada um, reconhecer as aptidões de cada membro da equipe e permitir que realizem tarefas que certamente terão melhor desempenho. Permitir ao colaborador maior autonomia e confiança, fazer com que ele tenha mais atenção e se sinta à vontade de dar opinião. Tão importante quanto estimular a criatividade é perceber o diferencial de cada pessoa e buscar sempre por pessoas com ambição em se desenvolver profissionalmente. Colaboradores com perfis empreendedores e criativos são pessoas que merecem atenção e cuidado dentro da empresa sempre.
ATIVIDADES DA AULA 8
Parabéns você já está finalizando suas atividades.
1- Com base na aula 08, explique:
 Comente sobre a importância da Janela Johari no trabalho.
R- A janela de Johari é uma ferramenta usada na comunicação interpessoal das pessoas, ela foi criada por dois psicólogos americanos Joseph Luft e Harrigton Ingham a cerca de 50 anos. Quando falamos em comunicação interpessoal, estamos dizendo que é a troca de informações entre duas ou mais pessoas.
A Janela de Johari nos auxilia a nos compreendermos melhor e assim desenvolvermos o nosso eu.
 Liste os fatores que contribuem para a eficácia e qualidade do feedback.
R- Feedback é um processo de ajuda para mudança do comportamento, efetuado de forma sincera e responsável pode ajudar o outro a melhorar enquanto pessoa e profissional, precisa ser dado de maneira bem clara e explicativa, ser dirigido para comportamentos, ser objetivo nas explicações diante do profissional, fazendo com que não crie dúvidas ou falsas expectativas durante o processo, demonstrar que sempre estará aberto para trocar ideias, caso a pessoa tenha dificuldades para realizar determinada atividade. Apresentar sugestões de como o processo realizado pelo colaborador poderia ter tido um resultado melhor, pois apenas dizer que algo não deu certo, sem comentários consistentes deixa o feedback sem sentido, e sempre tomando-se o cuidado para que o receptador possa entender e sentir necessidade de mudar seu comportamento.
P.S. Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das
atividades , disponibilizei “ artigos e links” na plataforma em “Material de Aula” .
Bons Estudos. 
Profa. Silvia
QUERIDO ALUNO (A) 
Envie as atividades das aulas 5 a 8 por meio do portfólio 2
PS: Todas as atividades poderão ser entregues até 12/10/2018
Porém, quem entregar as atividades de 5 a 8, no portfólio 2, até o dia 10/10/2018, poderão corrigir as atividades caso eu considere necessário.
QUALQUER DÚVIDA SOBRE AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DEVERÂO 
SER ENCAMINHADAS VIA PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES CORRESPONDENTES.
POR FAVOR, NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES NO QUADRO DE AVISO.
ATT Profa. Silvia Mara Pagliuzo Muraki

Outros materiais