Buscar

Atividades 6 ao 8 Unigran Noções de Ciências Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

�
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Professor: Rosilene Moreira 
Disciplina: Noções de Ciências Sociais.
Curso: Ciências Contábeis. 
Polo: Naviraí - MS
Aluna: Flávia Talita Bernardes Donati				
RGM: 103.8431
Data: 20-11-2018
Orientação da atividade: Atividade 2 - Referente as aulas 5, 6,7e 8
	
	
	
ATIVIDADE 02
O fato de a sociedade brasileira possuir a democracia racial como ideal afirmado e desejado, conduziu encobrimento da realidade das relações entre brancos e negros. 
O sentido discriminador e indiretamente segregador que essas relações apresentam tendeu a ficar encoberto pelo discurso da ideologia dominante. Este discurso, de um lado, afirma a igualdade e investe na negação do racismo; de outro mantém a profundidade das desigualdades sociais só explicáveis através da discriminação e do preconceito, cuja consequência mais imediata é a segregação social. (ULBRA, 2009 apud ADRIAN, 2013).
Análise a afirmação acima e construa um texto com no mínimo 08 linhas sobre “Preconceito e discriminação racial no Brasil”.
R: A desigualdade racial no Brasil ocorre desde a época da escravidão, quando os portugueses tratavam os negros com total desprezo. No século XVI, os colonizadores decidiram buscar negros africanos, onde deu-se então o início do tráfico de mão de obra, e mesmo depois da abolição da escravidão, onde foi assinada pela princesa Isabel em 13 de Maio de 1988, a discriminação racial nunca teve fim. 
Hoje em dia ainda existe o preconceito e a discriminação, no entanto os brasileiros admite não ter preconceito, porem temos um exemplo no Brasil que acaba se caracterizando como um tipo de discriminação, que é o sistema de cotas nas universidades e concursos públicos, criado pelo governo, onde é possível dar mais oportunidades para aqueles que sobrem (já sofreram) alguma discriminação, porém esse beneficio é também interpretado como forma de discriminação oculta, pois os negros são beneficiados pelo seu tom de pele. Levantando uma hipótese de que os negros não tem a mesma capacidade intelectual para disputar as vagas de igual para igual com os demais. Deixando assim de investir mais em cotas sociais voltadas pelas condições financeiras e não por cor de pele, raça, classe ou etnia.
Para refletir:
1. “A liberdade do indivíduo só se completa como liberdade do cidadão de um Estado livre e de direito. As leis, a Constituição, as declarações de direitos, a definição dos poderes, a divisão destes poderes para evitar abusos, e a própria prática das eleições periódicas aparecem hoje como questões éticas fundamentais. Ninguém é livre, numa ditadura; a velha lição de Hegel se confirmou até os nossos dias. ( VALLS, 1994)
2. A charge acima representa um grupo de cidadãos pensando e agindo de modo diferenciado, frente a uma decisão cujo caminho exige um percurso ético. 
Considerando a imagem e as ideias que ela transmite e a citação acima construa um texto sobre a ÉTICA na política. O texto deverá ter no mínimo 08 linhas.
R: Atualmente no Brasil é possível ver que na política quase tudo é feito contrariando as normas morais e os princípios éticos, pois, para começar, temos exemplos de diversas denuncias e escândalos envolvendo os políticos, onde deixa claro que os proprios não são éticos quando mentem aos seus eleitores, fazendo promessas que jamais pensaram em cumprir, já que o seu único objetivo é alcançar um mandato que lhes permita legislar para seu próprio benefício, ou administrar bens públicos, para retirar deles o que puderem, para si e para seus aliados, se esquecendo de que a população necessita de saúde, educação, segurança, moradia, e acima de tudo respeito. 
O Brasil necessita de se reerguer para seguir com sua vocação de grande potência mundial, com brasileiros felizes e sem a miséria física, moral e discriminação a que são submetidos, com ética na política. 
Em sentido antropológico, não falamos de cultura, no singular, mas em culturas, no plural, pois a lei, os valores, as práticas, as instituições variam de formação social para formação social. Além disso, uma mesma sociedade, por ser temporal e histórica passa por transformações culturais amplas. (CHAUI, M. Convite a filosofia. São Paulo. Ática. 1995) A concepção que perpassa a imagem e o texto parte da premissa de que o respeito a diversidade cultural significa:
R: A imagem deixa claro que devemos promover a aceitação e os valores do outro, pois estamos vivendo em uma era com diversidade cultural.
A diversidade significa pluralidade, variedade e diferenciação, quase todos os países possuem a sua diversidade cultural, um pedacinho das tradições e costumes de várias culturas e costumes diferentes. 
4- Os problemas ambientais são “efeitos ‘inesperados’ do modelo de desenvolvimento econômico dominante (capitalista – industrialista), que se ‘legitima’ atendendo as demandas de consumo da população, [que] continua aumentando dentro de um planeta com capacidade de sustentação limitada”. Por isso, no entendimento de Viola et al.(1998), a política ambiental, analisada em sentido amplo, não pode ser separada de uma discussão dos valores mais profundos que regem a sociedade humana. 
A partir da leitura do texto acima comente sobre a globalização, os seus impactos ambientais e o papel da sociedade na preservação do meio ambiente.
R: A globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no modo econômico, social, cultural ou político, os principais fatores que caracterizam a formação da globalização são: a economia, a cultura e a informação.
Com a globalização, os impactos foram extremamente agressivos e negativos para o meio ambiente, com as explorações de matérias-primas da natureza de maneira insustentável as consequências são as alterações climáticas, catástrofes ambientais e demais eventos que prejudicam a vida do ser humano e dos demais seres vivos. 
A sociedade tem um papel fundamental na preservação e conservação do meio ambiente, começando dentro de casa, respeitando as áreas de preservação, jogando lixo no lixo, evitar o desperdício de água, entre outros.

Outros materiais