Buscar

Ad1 História Antiga 2019 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Licenciatura em História - EAD
Unirio/Cederj
Primeira Avaliação a Distância (AD 1)2019.2
Disciplina:HistóriaAntiga
Coordenador:Prof. Dr. Alexandre Santos de Moraes
	Nome:Vivian de Oliveira Pedreira
	Matrícula:17216090224
	Polo:Miguel Pereira
	DATA:25/ 08 / 2019
A importância de se estudar História Antiga no Brasil
	
	Estudar História de um povo é estudar a raiz de sua identidade.Sefaz importante como também necessáriobuscarmos entendermos nossas origens e formação. A História Antiga está imersa na sociedade contemporânea, vivemos a antiguidadeem nossas vidas e muita das vezes não temos a sensibilidade de percebê-la. Muito vem se falando e buscando um maior entendimento para uma compreensão de uma história que não nos pertenceu no passado, porém se manifesta em nosso presente.
	A partir de reflexões de vários pesquisadores,percebeu-sea necessidade de se estender os saberes escolares, ensinare estudar HistóriaAntigaem sua especificidade, articulando as mudançasestruturais de cada sociedade.A construção da trajetóriada importânciadoestudo como também doensinode História no Brasil esta relacionada a cultura politicae a uma filosofia social.
	É primordial, que por meio do ensino de Historia, os alunosconsigam se identificar como “sujeitos históricos”, (CEDERJ, 2014, p.8), pertencente a um grupo social ou não, pois historia é o “estudo do ser humano no tempo”. AHistória é uma tradução do passado ao presente, umainterpretação da realidade passada via uma concepção da mudança temporal que abraça o passado, o presente e a expectativa de acontecimentos futuros. (RÜSEN, 1992:29). Por meio de fontes como documentos, vestígios, imagens,no presente o historiador por meio de pesquisas, metodologias esclarece muitos fatos, acontecimentos que ocorreram no passado. O estudo de Historia deverá permitir por meio do conhecimento dos processos históricos o entendimento da origem e do desenvolvimento desses processos pelas diferentes sociedades em tempos e espaços diferenciados. Identidade e cidadania são hoje multidimensionais,e o ensino de história esta colocado diante do desafio de trabalhar as identidades alem de seu objetivo inicial que era a formaçãoda cidadania. O ensino de História na escola, não é só a compreensão do cotidiano no qual se vive, é támbem a formação de identidade, concepção e compreensão da diferença da alteridade, alem disso ensinar a convivência nas sociedades que hoje são multiculturais assim como ensinar a julgar o sistema político e social no qual se vive. O conhecimento histórico não é fechado, pois com o passar dos tempos, vão se concebendo novas metodologias a serem aplicadas nas pesquisas históricas. Um dos maiores desafios de um professor é ensinar a pensar, criticar, propor, despertar no aluno o desejo do conhecimento, de participar de forma critica e, reflexiva, transformadora da sociedade em que vive. Cabe ao professor, investir em formação atualizados por meios de cursos de qualificação, aprimoramento de praticas e recursos pedagógicos que estimulem no aluno o desejo do saber , do conhecimento de forma prazerosa. O ensino de Historia é uma forma de formar cidadão críticos, reflexivos, onde professor e aluno constroem conhecimentos de forma dialógica, participativa. A tecnologia muito tem ajudado na transmissão de conhecimento para os alunos. Aulas mais dinâmicas com trabalhos em grupo, própria ao aluno que refletisse sobre fatos, acontecimentos do quotidiano,pesquisas na web, aulas extra,passeios instrutivos em centros e parques históricos, visitas a museus, são formas mais atrativas para o aluno gostar de ir a escola, ter um melhor rendimento e evita evasão escolar.
	O estudo da antiguidade vem se afirmando em uma área que vem cresecendo cada vez mais no Brasil. Compreender o passado contribui para alimentar o entendimento da cultura que forma o povo. É importante que o estudo da antiguidade não seja desmerecido, é ela que nos permite desvendar as incógnitas existentes em situações e definições que por vezes nos intrigam e norteiam nosso cotidiano, comopor exemplo,a sexualidade, a exclusão, a morte, o esporte, deuses... E esse mundo da antiguidade revela mundos e culturas que estimulam pensamentos e práticas de reflexãoonde comparações e análises	reforçam o saber de um povo.
Referencias bibliográficas:
GONÇALVES, Jussemar Weiss; SILVA,Lesiana Lawson Terra da.Oensino da história antiga:algumas reflexões.XVIII Simpósio Nacional de História. Florianópolis SC, julho. 2015
SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos,Historia do Ensino de História no Brasil: Uma proposta de Periodização.Revista Historia de Educação – RHE, Porto Alegre, v.16, n. 37 Maio/Agost. 2017 p. 73-91
CERRI, Luís Fernando.“Consequências para a prática do profissional de história” in: id. Ensino de História e Consciência Histórica. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2011, pp. 105-129.
RODRIGUES, Claudia, SANTIAGO, Ana Maria, ARAUJO, Helena M.M., GRINBERG, Keila.Metodologia do Ensino de Historia,v.1, aulas 1-3. Rio de Janeiro – Fundação CECIERJ.

Outros materiais