Buscar

estudo transversal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.
	Se 20% da população mundial, que habita principalmente os países do hemisfério norte, consome 80% dos recursos naturais e energia do planeta e produz mais de 80% da poluição e degradação dos ecossistemas; e 80% da população mundial, que habita principalmente os países pobres do hemisfério sul, possuem apenas 20% dos recursos naturais, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www. mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/consumo_sustentavel.pdf. Acesso em: 12 set. 2019 (adaptado).
	 a)
	Quando a riqueza supera a ética ambiental e o consumo domina os desejos humanos, a consequência será a sustentabilidade.
	 b)
	Se os países do sul alcançarem os mesmos padrões de consumo dos países do norte está garantida a sustentabilidade do planeta.
	 c)
	A desigualdade apresentada entre os países do hemisfério sul e norte com relação ao consumo refletem a necessidade de união de esforços em prol da sustentabilidade planetária.
	 d)
	Os países pobres do hemisfério sul são os principais responsáveis pela poluição mundial e os países ricos do hemisfério norte tornam o mundo mais sustentável.
	2.
	Dentre os dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um deles, o 17º, trata da parceria pelas metas. Este objetivo é integrador de todos os demais e por isso muito importante. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta exemplos de ações que favorecem o cumprimento dos ODS:
	 a)
	O plantio de mudas de árvores nativas em compensação à supressão de vegetação no quintal das casas, em parceria com a iniciativa pública e privada para obtenção de recursos financeiros aos proprietários dos imóveis.
	 b)
	Os projetos e ações desenvolvidos de modo coletivo nas escolas, universidades e comunidades no âmbito formal e não formal, relacionados à resolução de problemas socioambientais locais.
	 c)
	As iniciativas individuais em prol do meio ambiente e da economia, que visem contribuir para a oferta de emprego e renda aos empresários da região.
	 d)
	As parcerias entre ONGs e empresas em prol do aumento da produtividade e do consumo favorece a economia e reduz a oferta de empregos.
	3.
	Repensar os hábitos de consumo é um dos conceitos da política dos 5 R's, que busca apresentar formas de enfrentamento da questão dos resíduos sólidos. Sobre os demais termos que contribuem para efetivar o consumo sustentável, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Reciclar, reproduzir, reorganizar e reaproveitar.
	 b)
	Recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
	 c)
	Recuperar, restaurar, revirar e reaproveitar.
	 d)
	Revigorar, ressignificar, respeitar e reciclar.
	4.
	O ciclo de vida de um produto consiste basicamente nas etapas de produção, uso, coleta de resíduos, tratamento de resíduos e potencial uso (reúso) em mercados secundários. Neste fluxo, os resíduos plásticos descartáveis apresentam qualidade inferior e baixo custo quando reciclados, portanto, dificultando o estímulo para o seu reaproveitamento em mercados secundários. Assim, para alcançarmos um futuro sem plásticos na natureza, é preciso:
	 a)
	Que os produtos plásticos desenvolvidos possam ser reutilizados ou reciclados e que ocorra a coleta seletiva em 100% dos locais de consumo no mundo.
	 b)
	Que a mídia incentive a coleta seletiva e cada cidadão possa optar por consumir produtos de origem sustentável, tornando o uso do plástico proibido mundialmente e assim aumentar a reciclagem.
	 c)
	Que o ser humano tome consciência de suas atitudes perante o meio ambiente, utilizando objetos plásticos recicláveis e estimulando o uso de descartáveis.
	 d)
	Que os consumidores optem por produtos de origem orgânica e recusem o uso de plásticos, pois estes produtos devem deixar de ser utilizados, devido à falta de praticidade que proporcionam.
	5.
	A meta n° 12.5 dos ODS da ONU diz: "Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reúso". Neste contexto, espera-se que cada nação e cidadão desenvolva ações para atingir essa meta. São exemplos de ações que podem ser praticadas no dia a dia, e que contribuem para alcançar essa meta:
	 a)
	Reduzir o consumo de materiais recicláveis; reutilizar embalagens de resíduos perigosos, como as de agrotóxicos; encaminhar todos os resíduos sólidos urbanos para o aterro sanitário.
	 b)
	Usar sacolas plásticas quando for ao supermercado; encher as sacolas com alimentos biodegradáveis; comprar produtos com embalagens grandes e coloridas, ricas em informações ambientais.
	 c)
	Utilizar sacolas retornáveis ao fazer compras em supermercados; evitar o desperdício de alimentos; manter embalagens limpas e secas e encaminhá-las para a reciclagem.
	 d)
	Consumir produtos orgânicos de origem agroecológica; optar por recusar a reciclagem de resíduos e adquirir produtos novos e modernos; reutilizar os rejeitos para a fabricação de embalagens de alimentos.
	6.
	A poluição por materiais plásticos é um grave problema ambiental e requer, para seu enfrentamento, três abordagens complementares: a drástica redução do uso, a substituição por novos materiais (com características similares ao plástico sintético) facilmente degradáveis e a destinação adequada dos resíduos, via coleta e reciclagem. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: https://revistapesquisa.fapesp.br/2019/07/08/planeta-plastico/. Acesso em: 24 jul. 2019 (adaptado).
	 a)
	A internet é uma rede de comunicação mundial que contribui para a disseminação de informações sobre a poluição por plásticos, o que gera melhoria ambiental direta.
	 b)
	A pessoa é responsável por aquilo que consome e gera de resíduos, bem como pela poluição por materiais plásticos, os quais são facilmente degradáveis e adequadamente coletados e reciclados.
	 c)
	O consumidor é quem manda no mercado, suas escolhas influenciam as políticas ambientais e a produção de plásticos tende a aumentar com o reaproveitamento de embalagens usadas.
	 d)
	O cidadão pode contribuir com a redução do consumo de plásticos a partir de atitudes simples do dia a dia, como evitar o uso de materiais descartáveis, priorizar o reaproveitamento e a reciclagem.
	7.
	Atualmente, muito se fala em sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, tanto no meio acadêmico quanto no ramo empresarial, político e social. Sobre o comportamento do cidadão que é considerado sustentável, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Repensa suas escolhas de consumo e age de modo a esbanjar dos produtos industrializados que beneficiam o seu bem-estar, adquirindo novos produtos tecnológicos sempre que surge uma novidade.
	 b)
	Reutiliza ao máximo os produtos que consome, prolongando a vida deles, possibilitando adquirir cada vez mais produtos tecnológicos conforme são lançados no mercado.
	 c)
	Recicla os resíduos após separação em sua residência, na coleta seletiva, e encaminha os materiais perigosos, como pilhas e baterias ao aterro sanitário.
	 d)
	Reflete sobre seus atos com responsabilidade, evita o desperdício de recursos naturais e sabe a importância do seu papel na natureza.
	8.
	O conhecido documentário "A História Secreta da Obsolescência Programada" denuncia a estratégia de muitas empresas de tecnologia para reduzir a durabilidade de seus produtos, especialmente de suas funcionalidades, com vistas a convencer o consumidor de adquirir uma "nova versão" do produto, que seria mais aprimorada que a anterior, mesmo que o produto ainda estivesse em boas condições de uso. Um dos exemplos citados no documentário é o da lâmpada incandescente, que originalmente foi desenvolvida para durar muitos anos (mais de 2.500 horas acesas), mas por decisão de um grupo com interesses econômicos ficou "estabelecido" que a duração de uma lâmpada deveria ser de até 1.000 horas acesas. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O uso de lâmpadas incandescentes é altamente incentivado no mundo atual, tantopela sua durabilidade quanto pela sua eficiência no consumo de energia.
	 b)
	A obsolescência programada surgiu ao mesmo tempo que a produção em massa e a sociedade de consumo, comprometendo a sustentabilidade do planeta.
	 c)
	A invenção da obsolescência programada visa contribuir para a sustentabilidade do planeta, pois proporciona maior vida útil aos produtos.
	 d)
	Apesar de a lâmpada ser um símbolo de ideias inovadoras, é o principal exemplo de sustentabilidade devido a sua durabilidade prolongada.
	9.
	O consumo dos descartáveis tem sido apontado como o principal problema na geração de resíduos sólidos no mundo, especialmente em relação aos resíduos plásticos. Uma pesquisa recente divulgada pela Revista Pesquisa FAPESP (2019) aponta que uma das raízes do problema é a alta demanda da sociedade por plástico. Em 2016, a produção atingiu 396 milhões de toneladas; em 1950, foram colocados no mercado 2 milhões de toneladas. A fabricação de plástico virgem no século XXI (em apenas 16 anos) equivale ao volume produzido nos 50 anos anteriores. E as projeções indicam que, se o ritmo de crescimento não for contido, o mundo terá que acomodar cerca de 550 milhões de toneladas do material em 2030. Neste contexto, os fatores que contribuem para impulsionar a poluição plástica no mundo estão relacionados:
FONTE: https://revistapesquisa.fapesp.br/2019/07/08/planeta-plastico/. Acesso em: 12 set. 2019 (adaptado).
	 a)
	Aos hábitos de consumo dos brasileiros, que priorizam pelo uso de materiais retornáveis e colaboram para a coleta seletiva e reciclagem dos plásticos.
	 b)
	A falhas no sistema, onde o preço baixo dos plásticos resulta na predominância de uso de descartáveis, além dos baixos índices de coleta e reciclagem desses resíduos.
	 c)
	Ao comprometimento do mercado, com preços elevados do plástico e incentivo ao uso de retornáveis, os quais levam mais tempo para se decompor e podem ser reciclados.
	 d)
	A precariedade da coleta seletiva nas grandes cidades brasileiras e ao insucesso do uso dos plásticos ao redor do mundo, com predominância para o reaproveitamento e o reúso desses resíduos.
	10.
	Analise a imagem anexa e indique qual ODS é o mais adequado e expressa o desafio proposto na mensagem da charge:
FONTE: https://latuffcartoons.files.wordpress.com/2012/07/sustentabilidade.gif. Acesso em: 12 set. 2019.
	
	 a)
	ODS 7 - Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e o preço acessível à energia para todas e todos.
	 b)
	ODS 11 - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
	 c)
	ODS 6 - Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos.
	 d)
	ODS 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.

Outros materiais