Buscar

Apol nota 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de Educação Física
Atente para o seguinte trecho de texto: 
“O conteúdo jogo no cenário da Educação Física escolar, nos apresenta muitas possibilidades de reflexão, principalmente quando articulado ao esporte, na qual várias possibilidades de ensino são utilizadas como possibilidades de compreender o fenômeno esportivo de forma mais ampla e heterogênea”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, A. L de L.; TAQUES, M. J. Jogos pré-desportivos e ludicidade como recursos metodológicos no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo futsal. Horizontes - Revista de Educação, Dourados-MS, v. 5, n. 10, p. 70-90, jul./dez. 2017. Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8500/4656. Acesso em 13 jun. 2019. p. 5. 
De acordo com esse trecho de texto e com os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre os jogos pré-desportivos, próprios para as aulas de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir:
I. Os jogos pré-desportivos têm características muito distintas dos esportes.
II. A execução dos movimentos dos jogos pré-desportivos é semelhante à das modalidades esportivas.
III. Os jogos pré-desportivos contribuem para a familiarização da criança com as peculiaridades de diferentes esportes. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III
Você acertou!
A alternativa b) está certa. I é errada, pois, “os jogos pré-desportivos têm características muito próximas dos esportes” (livro-base, p. 160). II está correta, porque, uma característica dos jogos pré-desportivos “está na execução dos movimentos, como deslocamentos, lançamentos, dribles com a bola e outros, muito próprios das modalidades esportivas” (livro-base, p. 161). A III está certa, uma vez que, “a experiência da criança cem jogos pré-desportivos leva-as a uma familiarização com as peculiaridades de diferentes esportes, contribuindo para que aprendam a forma de jogar característica de cada modalidade” (livro-base, p. 161).
	
	C
	I, II e III
	
	D
	I
	
	E
	II
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de Educação Física
Atente para o seguinte extrato de texto: 
“Para Belbenoit [...], o esporte é a forma mais rica e adaptada ao nosso tempo, um tipo de ‘experiência base’, carnalmente vivida, que permite construir, pela prática e pela reflexão, uma ética de saúde global”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FINCK, S. C. M. A Educação Física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação. 2 ed. rev. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 85-86. 
De acordo com esse extrato de texto e com os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre o esporte nas aulas de Educação Física, analise as assertivas a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas.
I.  ( ) É necessário levar em consideração as regras estabelecidas por instituições que administram o esporte, de acordo com cada modalidade.
II. ( ) O professor não precisa ensinar as regras oficiais de cada modalidade esportiva, já que a concepção competitivista já está ultrapassada.
III.( ) As práticas recreativas do dia a dia das pessoas, como, por exemplo, jogar vôlei na rua com os amigos, não são consideradas esportes.
IV.( ) O professor deve apresentar ao aluno o formato oficial dos jogos com o objetivo final de a escola ser um espaço de treinamento esportivo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	V – F – V – F
Você acertou!
A sequência correta é V – F – V – F . A afirmativa I está correta, pois, o professor deve ter consciência de que o aluno deve ter acesso às informações relacionadas ao universo das modalidades esportivas, “independentemente da abordagem metodológica escolhida” (livro-base, p. 113). A II é falsa, já que o professor deve apresentar ao aluno o formato oficial das modalidades esportivas (livro-base, p. 114). A III é verdadeira, porque, “as práticas cotidianas das pessoas, como as corridas, as caminhadas, as brincadeiras de bola com amigos na rua ou em outro local que não consideram as regras oficiais – dimensão das quadras, traves de gol e outras referências [...] não são consideradas como tal [como esportes], mas como jogos” (livro-base, p. 113-114). A IV é falsa, visto que, a “Educação Física na escola não se limita a ensinar exclusivamente gestos técnicos, táticas e regras do esporte de rendimento, fazendo das aulas um espaço de treinamento esportivo” (livro-base, p. 114).
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	F – F – V – F
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de Educação Física
Leia o seguinte trecho de texto: 
“De acordo com Soares et. al. [...], a ginástica como uma forma de exercitação, provoca ‘valiosas experiências corporais, enriquecedoras da cultura corporal das crianças, em particular e, do homem, em geral’. Dessa forma, torna-se necessária, pois é uma prática permeada por um significado cultural por abarcar a ‘tradição histórica do mundo ginástico’, permitindo aos alunos darem sentido às suas exercitações ginásticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEIXEIRA, G. V.; RINALDI, I. P. B. A Ginástica na Educação Física escolar e a metodologia crítico-superadora. http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_gilce_vicente_teixeira.pdf. Acesso em 13 jun. 2019. 
Conforme o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre a ginástica nas aulas de Educação Física, analise as asserções a seguir:
I. As atividades ginásticas ocorrem em disputas nas quais um aluno deve vencer o outro, por meio de técnicas de força e agilidade.
II. A ginástica pode ser realizada individualmente, em duplas ou em grupos.
III. Correr, marchar e saltar são atividades ginásticas.
IV. Os exercícios de ginástica podem ser feitos em momentos de aquecimento. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	II, III e IV
Você acertou!
A alternativa a) está correta. A afirmativa I está errada, pois a assertiva apresenta características das lutas e não da ginástica (livro-base, p. 121). A II está certa, uma vez que, as atividades ginásticas “podem ser realizadas de forma individual, em duplas ou em grupos” (livro-base, p. 122). A asserção III está certa, porque, “são atividades de ginástica: saltar, correr, marchar, girar, assim como exercícios de força, flexibilidade e relaxamento” (livro-base, p. 122). A IV está correta, visto que, “os exercícios podem ser realizados como aquecimento para a participação em atividades mais intensas” (livro-base, p. 122).
	
	B
	II e III
	
	C
	III e IV
	
	D
	I, II e III
	
	E
	II e IV
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de Educação Física
Considere a seguinte citação: 
“A Educação Física na escola [relaciona-se a] uma atuação intencional sobre o homem como ser corpóreo e motriz, abrangendo formas de atividades físicas como o esporte, o jogo, a ginástica, as lutas, a dança, entre outras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FINCK, S. C. M. A Educação Física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação. 2 ed. rev. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 26. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre o objeto de reflexão, análise e atuação da Educação Física, é correto afirmar que esse objeto é
Nota: 20.0
	
	A
	a sociologia humana
	
	B
	a técnica esportiva
	
	C
	o movimento humano
Você acertou!
A resposta correta é a letra c), pois, o objeto de reflexão, análise e atuação da Educação Física é “o movimento humano, a motricidade”
(livro-base, p. 29). As demais alternativas estão erradas, porque, nenhuma delas refere-se ao objeto da Educação Física.
	
	D
	o aspecto biológico corporal
	
	E
	a aptidão física
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de Educação Física
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Considera-se a relação das concepções com a prática cotidiana, onde nem sempre a teoria acontece na mesma velocidade da prática, ou seja, só se efetiva quando a concepção já não é hegemônica, assim como, a aceitação e a incorporação das novas ideias pelos já atuantes professores de Educação Física, que quase sempre oferecem resistência às mudanças na prática pedagógica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FINCK, S. C. M. A Educação Física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação. 2 ed. rev. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 34-35. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre as tendências educacionais em Educação Física escolar, em relação à concepção de escola, relacione corretamente a segunda coluna com a primeira: 
(1) Higienista
(2) Militarista
(3) Pedagogicista
(4) Competitivista
(5) Popular
 
( ) O atleta será formado, na escola, para competições de alto nível.
( ) A escola é um ambiente doutrinador.
( ) A escola é semelhante a um quartel.
( ) O ambiente da escola é determinador.
( ) A escola é local onde são desenvolvidos movimentos organizados pelos proletários.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 2 – 3 – 4 – 5
	
	B
	1 – 5 – 2 – 4 – 3
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3 – 5
Você acertou!
A sequência correta é a letra c) 4 – 1 – 2 – 3 – 5. De acordo com o livro-base, consulte p. 78, as tendências em educação física são: higienista, cujo ambiente é doutrinador; militarista, cujo ambiente “detém características do quartel”; pedagogicista, que tem o ambiente como “determinador dessa abordagem”; competitivista, que tem a escola como um “celeiro onde o atleta é identificado e formado para competições futuras de alto nível; popular, que considera a escola como “espaço onde se desenvolvem os movimentos populares, advindos da camada social do proletariado”.
	
	D
	5 – 3 – 1 – 2 – 4
	
	E
	3 – 5 – 4 – 1 – 2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais