Buscar

AD1 2005-2 gestão de destinos turisticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AD1 - AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1
Gestão de Destinos Turísticos
2º sem/2015
Classifique as sentenças em verdadeiro ou falso: (7,0)
( ) O Turismo é um agregado de vários recursos que ao serem transformados dão origem ao Produto Turístico e, por isso, pode ser considerado um Sistema. Segundo Leiper (1990), o Sistema turístico é constituído por 3 elementos: os turistas, os elementos geográficos e o setor Turístico. Devido sua clara definição, o Sistema Turístico não se confunde com o ambiente e ambos não exercem influência um sobre o outro. 
( ) Segundo o texto “O Posicionamento dos destinos turísticos nos ambientes macro, meso e micro do Sistema Turístico”, há em diferentes escalas do ambiente, uma disposição desigual dos recursos. As regiões mais desenvolvidas economicamente dominam a atividade turística, como a estrutura, o mercado, o fluxo e a receita. Tornando os destinos heterogêneos. 
( ) Com a implantação do Programa de desenvolvimento do Turismo no Nordeste/NE, os investimentos e os fluxos turísticos tornaram-se homogêneos. As capitais, os destinos litorâneos e não litorâneos recebem igualmente os recursos, tanto público como privado. 
 
( ) Segundo Carrieri, Almeida e Fonseca (2004) são três os critérios para definir a identidade de uma organização: centralidade, distintividade e continuidade temporal. A centralidade é definida como características que se distinguem a organização das outras com as quais poderia ser comparada.
( ) A imagem é formada a partir de uma identidade, ou seja, características comuns ou exclusivas de um destino, aos quais os membros internos se identificam. Esta identidade não é imutável, devido às transformações e relações da sociedade, tornando-se um alicerce para a construção da imagem, que pode retrair ou expandir suas fronteiras conforme as mudanças, naturais ou programadas. 
( ) O turismo é uma atividade que envolve a relação de diversos atores, que influenciam e são influenciados uns pelos outros. Apesar de serem individuais e autônomos, a relação dos setores de hospedagem e transporte não é um exemplo de interdependência.
( ) Segundo o texto “Destino Turístico como construção coletiva: os atores envolvidos e suas necessidade de articulação”, existem pelo menos quatro formas de se explicar a interdepen​dência de fatores necessários ao turismo : Na economia, Sociologia, Ciência Política e administração. 
2- O texto “Formação de uma entidade de gestão coletiva do Destino Turístico” conclui que o processo de associação é a base da constituição dos grupos sociais. Num Destino Turístico, existem muitas e diferentes organizações, que podem se agrupar e formar um novo Grupo, necessariamente secundário, denominado Instituição. As organizações podem se associar para resolver problemas de governança, isto é, de gestão coletiva e compartilhada de problemas e recursos comuns. Diante disso, descreva com suas palavras, as cinco formas básicas abordadas no texto que a instituição pode assumir, e cite exemplos reais sobre cada uma delas. (1,5) 
3- Assinale a alternativa correta: (1,5)
Para Wanke (2001), a estratégia de posicionamento logístico é composta de quatro categorias de decisão organizacionais, que devem ser tomadas de forma coerente e devem ser articuladas entre si: 1) a coordenação do fluxo de produtos; 2) a política de produção; 3) a alocação de estoques; 4) a política de transportes.
 A função do planejamento e controle da produção é gerenciar as quantidades de cada recurso que serão processados na produção de determinado bem (produto ou serviço), assim como o tempo necessário para sua execução e sua disposição espacial.
O processo de agregação de valor no Turismo é feito pela combinação de um conjunto de microprodutos turísticos, resultantes de cada uma das empresas do setor. Surge de forma espontânea e, assim, não necessita de gestão.
Segundo Goulart (2000), as atividades do PCP podem ser divididas em quatro fases, que são hierarquizadas segundo sua precedência. Tal abordagem considera diferentes horizontes de planejamento: longo, médio e curto. 
Boa sorte!

Outros materiais