A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
ativ_35155 (1)

Pré-visualização | Página 1 de 1

ATIVIDADE 04
01) Em que consiste a Falência do empresário? Quais são as suas principais características? Explique.
A falência é um processo de execução coletiva, em que todos os bens do falido são arrecadados para uma venda judicial forçada, com a distribuição proporcional do ativo entre todos os credores
A falência caracteriza‐se pela impontualidade ou pela prática, por parte do devedor, de um ato de falência. 
• IMPONTUALIDADE Faz presumir o estado de insolvência, pois considera‐se falido o empresário que, sem relevante razão de direito, ou seja, sem qualquer justificativa, não paga no vencimento obrigação líquida e certa.
EXECUÇÃO FRUSTRADA – Quando executado por qualquer quantia líquida, não paga, não deposita e não nomeia à penhora bens suficientes dentro do prazo legal.
ATOS DE FALÊNCIA – São atos suspeitos praticados pelo empresário, a fim de fraudar credores e não pagar a dívida tais como 
Liquidação precipitada – venda de máquinas e veículos da empresa;
02) quais são as principais características da Recuperação Judicial? Em que consiste o princípio da função social da empresa? Explique. 
Os princípios informadores do processo de recuperação judicial de empresas destinam-se a orientar as decisões que serão tomadas pelo magistrado que presidir o pedido recuperatório, nos quais poderá fundamentar sua decisão, desde que não haja conflito evidente com regras legais expressas.
A função social da sociedade empresária é atingida quando ela atende aos princípios da liberdade, igualdade, dignidade, solidariedade, democracia, reduz ou procura reduzir as desigualdades sociais e cumpre os valores ambientais.