Buscar

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE resumo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE (UNIDADE1)
CONCEITO E ABRANGÊNCIA DO TERMO SAÚDE
DEFINIÇÃO SAÚDE: Múltiplos aspectos (fatores) do comportamento humano voltado para o bem-estar físico, social e mental.
Não podemos avaliar a saúde de forma estática e unifatorial.
DEVE POSSUIR: Olhar Multiprofissional, relativo à análise feita por uma equipe formada por vários profissionais, das mais diversas áreas de conhecimento, sobre um problema específico que recebe influência de vários fatores.
FATORES QUE INFLUENCIAM NO ESTADO DE SAÚDE
 Infra-estrutura urbana- saneamento básico.
 AMBIENTAL Sazonal- temperaturas climáticas	local onde vivemos e nos (meio ambiente) Poluição- relacionamos.
 Moradia- local de vivência
 Garantia a educação-
SOCIAL Garantia ao transporte-
	 Garantia a segurança e saúde- 
 Garantia ambiental-
 Gênero- masculino ou feminino
BIOLÓGICOS Idade- fator biológico
 Etnia- cultural
 Predisposição genética- histórico de doenças
 Ativo-
COMPORTAMENTAIS Sedentário-
 (estilo de vida) Positivo-
 Negativo-
INDICADORES CLÁSSICOS DA SAÚDE
VITALIDADE E O ESTADO FUNCIONAL- O estado funcional recebe influência de vários aspectos. Ex: idade, estado nutricional, histórico de doença e nível de aptidão física (sofre influência direta do nível de atividade física diária da pessoa).
CONDIÇÃO EPIDEMIOLÓGICA- Condições gerais de saúde, as doenças são indicadores de desiquilíbrio entre o homem, seu estilo de vida, o meio ambiente. A saúde deverá ser alcançada mediante a interação de ações que possam envolver o próprio homem através de suas atitudes. Ex: pela alimentação, estresse, lazer, aspectos ambientais, financeiros e prática de atividade física, entre outros.
QUALIDADE DE VIDA- Para a OMS, é a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. “Satisfação do indivíduo no que diz respeito à sua vida quotidiana”.
CONCEITO E ABRANGÊNCIA DO TERMO ATIVIDADE FÍSICA
DEFINIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA: Qualquer movimento produzido pela musculatura esquelética, que resulte em gasto energético maior que o gasto de repouso. Suas variações são determinadas pela intensidade, duração e frequência com que nos submetemos a ela.
Polissêmico: termo que tem muitos significados. 	 
CARACTERÍSTICAS: 
Atividades habituais;
Atividades de lazer ou recreativo;
Melhoria da saúde e da imagem corporal;
Atividades esportivas (tem regras preestabelecidas) que podem ser recreativas ou de rendimento, onde seus praticantes podem ser amadores ou profissionais.
CONCEITO E ABRANGÊNCIA DO TERMO QUALIDADE DE VIDA RELACIONADO AO ESTILO DE VIDA ATIVO.
A qualidade de vida vêm influenciando as pessoas na adoção de um determinado estilo de vida.
QUALIDADE DE VIDA É UM TERMO POLISSÊMICO (tem muitos significados).
O FOCO: é o estilo de vida ativo, saudável, positivo. pois estudos comprovam que a adoção deste estilo de vida influencia positivamente na melhoria da saúde e da qualidade de vida.
OS ESTILOS DE VIDA: sedentário, ativo e atleta.
Incluindo em seu cotidiano atividades físicas e boa alimentação, afastando-os de atitudes negativas para a saúde como tabagismo, alcoolismo, depressão e sedentarismo, buscando melhorar sua aptidão física relacionada à saúde.
DETERMINANTES A SAÚDE
Papel da atividade física e do exercício na prevenção de doenças e na reabilitação.
 Doenças cardiovascularesINATIVIDADE FÍSICA
E
ESTILO DE VIDA SEDENTÁRIO
 Doenças pulmonares
INATIVIDADE FISICA Distúrbio metabólico
 E Distúrbio psiquiátrico
 ESTILO DE VIDA SEDENTÁRIO Distúrbio músculo-esquelético
 Cancêr
Responsabilidade do profissional de Educação Física na condução de atividades físicas objetivando a melhoria da saúde e da qualidade de vida.
VARIÁVEIS DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADAS À SAÚDE
APITIDÃO FÍSICA: associada à saúde ficou entendida como a capacidade para realizarmos com vigor as tarefas do cotidiano além da demonstração de traços e capacidades que estão associados a um menor risco de desenvolvimento de doenças crônicas. Expressa ainda, um conjunto de qualidades que encontramos em cada pessoa; estas qualidades recebem influência de um grande número de fatores endógenos e exógenos. 
ENDÓGENOS: próprio do organismo ou do corpo.
EXÓGENOS: manifestam externamente e que influenciam internamente o organismo ou corpo.
Tradicionalmente, os testes de aptidão física enfatizavam medidas relacionadas com a habilidade, a agilidade e o equilíbrio. Recentemente, estes testes enfatizaram também medidas relacionadas à saúde.
RESISTÊNCIA CARDIORESPIRATÓRIA- Capacidade aeróbia
Tem relação direta com o consumo de O2 em situação de exercício físico, de moderado a intenso, seja por ocasião do cotidiano de trabalho ou das atividades domésticas, ou relacionados à prática esportiva.
É Quanto uma pessoa é capaz de absorver oxigênio (O2) para os pulmões, transportá-lo pela corrente sanguínea até os músculos esqueléticos que estiverem trabalhando em esforços vigorosos ou prolongados, contando ainda com a eficiência do coração.
Ex: Teste de 12 minutos de Cooper, os avaliados correm ou caminham (de preferência em uma pista de atletismo) durante os 12 minutos, pela maior distância possível, assim quanto maior a distância percorrida maior a resistência aeróbia.
É o melhor indicador da aptidão física, pois além de refletir a capacidade de suportar esforços físicos por um longo período, também favorece, indiretamente, os outros componentes da aptidão física, por isso, se tivermos como avaliar a condição de aptidão aeróbia de uma pessoa, poderemos estimar o quanto ela é ou não ativa.
 Capacidade aeróbia é influenciada diretamente pela hereditariedade e pelo treinamento, além ainda de outros fatores, tais como: idade, gênero, etnia, maturação biológica e a gordura corporal.
A literatura nos traz que a capacidade aeróbia é a melhor medida para avaliarmos a saúde e a capacidade do sistema respiratório, cardiovascular e músculo-esquelético de uma pessoa.
FORÇA E A RESISTÊNCIA MUSCULAR
FORÇA: Definem força muscular como a capacidade que os músculos têm para exercerem força contrátil máxima contra uma carga, geralmente em uma só repetição.
De posse do resultado, estima-se, em percentual da carga, a intensidade do esforço.
Ex: o teste de uma repetição máxima (1RM), avaliado tenta realizar mais de uma repetição com uma carga de peso subjetivamente definida. O ideal é que se acerte no mínimo de tentativas para que a estimativa seja o mais confiável possível.
RESISTÊNCIA MUSCULAR: É a capacidade desses mesmos músculos realizarem contrações repetitivas por um período de tempo com várias repetições.
 Ex: o teste de máxima repetição em um minuto de exercícios abdominais. Estima-se o nível de resistência muscular localizada de abdômen, muito importante para a saúde e para a performance esportiva.
A força e a resistência muscular também são essenciais para permitirem que os indivíduos realizem atividades cotidianas com conforto e segurança e podem ser trabalhadas através de vários equipamentosou através de exercícios em que o peso corporal é a própria carga de trabalho, portanto, tem forte relação com a saúde.
FLEXIBILIDADE
 O estilo de vida pouco ativo e a falta de exercícios específicos de alongamento vem diminuindo drasticamente os níveis de flexibilidade das pessoas principalmente com o passar dos anos.
Ex: Teste sentar e alcançar: o avaliado senta-se de frente para uma caixa de madeira, especialmente construída para este teste, com as pernas estendidas e desliza as mãos sobrepostas no máximo que ele possa alcançar através da flexão do tronco à frente.
Representa um importante componente da aptidão física, sendo fundamental para a eficiência dos movimentos simples e complexos tanto no desempenho esportivo quanto na preservação da saúde.
É entendida como a qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, executado por uma ou mais articulações dentro dos limites morfológicos ( limites naturais do movimento articular), evitando-se o risco de provocar lesão.
Varia de pessoa para pessoa e sofre influência de vários fatores, os principais são: a idade, o gênero e o treinamento específico.
O gênero feminino apresenta melhor pré- disposição.
Um fator importante é a idade, pois a medida que envelhecemos perdemos mobilidade articular .
Todos nós estamos sujeitos a termos pelo menos uma crise de lombalgia na vida, e que esta poderá tornar-se crônica se não combatermos ou nos previnirmos com eficiência. Este problema pode ser minimizado com a inclusão de exercícios de fortalecimento da região abdominal e de flexibilidade da região afetada.
Precisamos acompanhar os níveis de flexibilidade da porção posterior das pernas, quadris e coluna lombar, além, é claro, do fortalecimento da região abdominal.
COMPOSIÇÃO CORPORAL
Então é preciso destacar que quando nos referimos a composição corporal, estamos falando principalmente da relação entre a massa corporal magra, e massa corporal gorda.
MASSA CORPORAL MAGRA- formada pelos músculos
MASSA CORPORAL GORDA- formada pelo tecido adiposo.
Desde o inicio do século XX as espessuras do tecido adiposo subcutâneo têm sido mensuradas para efeito de predição da gordura corporal total. Quando associado a massa corporal total, podemos também prever a massa magra do avaliado.

Outros materiais