A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
2ª AVALIAÇÃO PARCIAL ONLINE DE CARTOGRAFIA BÁSICA

Pré-visualização | Página 1 de 1

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA – ESTÁCIO DE SÁ 2019
2ª AVALIAÇÃO PARCIAL ONLINE DE CARTOGRAFIA BÁSICA
	1a Questão 
	
	Na Idade Média, o bispo de _________________________, Isodoro, produziu um cartograma que também tinha o nome de mapa T-O. Observe, na figura, que o artefato era um esquema, em formato de T, onde a letra representava os corpos hídricos que dividiam o mundo até então conhecido: O Mar Mediterrâneo (separando África e Europa), o Rio Nilo (separando a África da Ásia) e o Don (que dividia a Ásia da Europa). 
O bispo era de qual localidade europeia?
		
	 
	Sevilha
	
	
	2a Questão 
	
	 
	XVI
	
	
	3a Questão 
	
	A Cartografia, cuja origem está na Geodésia, é uma ciência muito importante para a conservação ambiental, através do geoprocessamento.  Observe a figura a seguir.
 
A figura representa:
	 
	O geóide do Planeta Terra
	
	
	4a Questão 
	
	Com o geoprocessamento, pode-se o fazer o cruzamento de mapas e informações de um determinado território.  No planejamento de um determinado município, imagine se o prefeito souber onde estão localizadas as áreas com probabilidade de ocorrer enchentes.  
Dentre as opções de aplicabilidade do geoprocessamento podem ser citadas as opções abaixo, com exceção de:
		
	 
	Análise de tipos de celulares oferecidos pelas operadoras de telefonia
	
	
	5a Questão 
	
	Atualmente, é fundamental, para o homem comum, saber se localizar no espaço geográfico e ferramentas como o Google Earth tem sido bastante importante para esse aprendizado.
 Observando a malha cartográfica do desenho apresentado, as coordenadas geográficas dos pontos A e B são, respectivamente:
 
		
	 
	2º de latitude Sul e 4º de longitude Leste / 3º latitude Sul e 2º de longitude Leste
	
	
	6a Questão 
	
	UFPB 2009
Paralelos e meridianos são linhas imaginárias que se intercruzam na superfície terrestre. No cruzamento de um paralelo com um meridiano, há um ponto específico que determina a latitude e a longitude, permitindo a sua localização. Sobre as referidas latitude e longitude, é correto afirmar:
		
	 
	São distâncias em graus entre dois pontos
	
	
	7a Questão 
	
	VUNESP 2014 O Universal Transversa de Mercator (UTM) utiliza um sistema de coordenadas cartesianas bidimensional para dar localizações na superfície da Terra. É uma representação de posição horizontal, isto é, é utilizada para identificar os locais na Terra independentemente da posição vertical, mas difere do método tradicional de latitude e longitude, em vários aspectos.
Uma característica do sistema de coordenadas UTM - Universal Transversa de Mercator é:
		
	 
	A representação da superfície da Terra por 120 fusos
	
	
	8a Questão 
	
	O Universal Transversa de Mercator (UTM) utiliza um sistema de coordenadas cartesianas bidimensional para dar localizações na superfície da Terra. É uma representação de posição horizontal, isto é, é utilizada para identificar os locais na Terra independentemente da posição vertical, mas difere do método tradicional de latitude e longitude, em vários aspectos.
O sistema UTM é usado entre as latitudes:
		
	 
	80º N e 84º S
	
	
	9a Questão 
	
	Uma Projeção Cartográfica é o resultado de um processo de conversão ou transformação de coordenadas de um ponto na superfície de uma esfera (latitude/longitude) para coordenadas em um plano (x/y). Sobre as projeções cartográficas, é correto afirmar que:
		
	 
	São formas de representar a Terra, que é esférica, em um plano. Por conta disso, sempre haverá distorções
	
	
	10a Questão 
	
	UFMT 2015 Sobre as projeções cartográficas, analise as afirmativas.
I - As projeções permitem representar a superfície esférica da Terra em um plano, mas todas apresentam discrepâncias em relação ao real.
II - As projeções mais comuns encontradas nos livros de geografia são a cilíndrica, a cônica e a azimutal.
III - A projeção de Mercator é a mais utilizada nos mapas de navegação marítima, entretanto ela não conserva a proporcionalidade dos polos.
IV - A projeção de Peters é uma projeção cilíndrica e conserva a proporcionalidade das áreas.
Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	I, II e IV