Buscar

AP1 Geomorfologia Geral 2014.1 CEDERJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação CECIERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Licenciatura em Geografia (EAD) – Geomorfologia Geral 
Avaliação Presencial 1 – março 2014
Faça obrigatoriamente a primeira questão e selecione outras quatro de sua preferência. Apresente argumentos de modo claro, utilizando a terminologia adequada. A precisão gramatical, ortográfica e de pontuação serão consideradas na avaliação das respostas.
Questão obrigatória: Discuta a frase a seguir, tendo em vista as perspectivas profissionais de um futuro professor de ensino básico de Geografia.
“Há sempre um relevo sobre o qual o espaço geográfico se organiza e com o qual a sociedade deve interagir.  Para compreender o espaço geográfico é importante entender a dinâmica do relevo e sua interação com a dinâmica das sociedades.”
Questões Opcionais (escolha 4 para responder)
1) A Geomorfologia estuda as formas e os processos responsáveis pela elaboração do relevo, bem como os diversos fatores e agentes que contribuem para a sua evolução. Sendo assim:
justifique o fato dos estudos geomorfológicos adotarem a abordagem transdisciplinar na análise da dinâmica das formas de relevo;	
cite duas disciplinas, dentro do campo das Geociências, que devem estar associados aos estudos geomorfológicos e justifique sua resposta.
2) De que modo os conceitos de “escala”, “equilíbrio dinâmico” e “ajuste contínuo” contribuem para o estudo dos processos geomorfológicos e evolução do relevo? 
3) Em Geomorfologia, frequentemente são feitos estudos do relevo com base no método hipotético-dedutivo. Apresente as características fundamentais dessa metodologia de estudo.
4) Diferencie as perspectivas geométrica, morfodinâmica, morfoestrutural e histórica e como as mesmas podem ser usadas nos estudos geomorfológicos.
5) Interpretar as formas de relevo a partir de mapas hipsométricos ou topográficos é uma competência cognitiva importante e exigida para o ensino básico. Explique a importância dos mapas de relevo, perfis topográficos e perfis longitudinais dos rios para o ensino da Geografia nas escolas de nível fundamental e médio. 
6) O ensino de Geografia deve estimular o uso de ferramentas tecnológicas, especialmente as que oferecem dados cartográficos atualizados. Apresente exemplos de aplicação de uso de imagens digitais de programas computacionais livres e gratuitos (tais como o Google Earth) no ensino de Geografia.
7) Riscos naturais (enchentes, erosão em encostas etc) são fenômenos que podem se agravar em áreas intensamente urbanizadas, especialmente naquelas onde houve modificações na rede de drenagem ou intervenções em encostas. Cite um município no estado do RJ onde tais processos tenham ocorrido, e explique os fatores que explicam a intensidade dos efeitos provocados por eventos naturais extremos, tendo em vista pelo menos:
 a) duas características geomorfológicas que justificam a ocorrência de tais processos;
b) dois tipos de intervenções antrópicas que expliquem o agravamento dos processos.
8) A Geologia introduz no ensino básico alguns temas que são importantes para a compreensão do espaço natural. Cite alguns desses temas, justificando sua importância e grau de interesse que podem despertar nos estudantes de nível fundamental e médio.

Outros materiais