Buscar

Avaliação Final (Objetiva)

Prévia do material em texto

1.
	O benchmarking, de forma resumida, é a observação das melhores práticas efetuadas por organizações, sejam concorrentes ou não, cujos modelos destas práticas o gestor adotará e adaptará de forma melhorada em seus processos internos, visando ao ganho de melhorias. Partindo dos princípios básicos do benchmarking, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O benchmarking só é útil se pudermos manter uma analogia com os processos de nossa organização.
(    ) Além de obter índices de desempenho, é necessário, e muito importante, levantar dados sobre os processos que levam aos resultados. 
(    ) Para o benchmarking funcionar, é necessário examinar de forma precisa os dados coletados, avaliar as reais necessidades da organização, fazendo todas as adequações, pois o que serve para uma empresa não necessariamente serve para outra.
(    ) Na análise do ambiente interno é que o administrador consegue verificar as oportunidades da empresa, bem como as ameaças.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	2.
	Administrar é um processo dinâmico e contínuo em que decisões são tomadas a todo momento, e subsequentemente executadas, visando proporcionar a eficácia e a eficiência organizacional. O administrador obtém resultados a partir da transformação dos recursos nos objetivos da empresa, com o mínimo de perdas possível. Quanto às funções de um executivo nas organizações, Chiavenato (2014) apresenta quatro funções administrativas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essas funções:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
	 a)
	Planejamento, organização, direção e controle.
	 b)
	Comunicação, direção, controle e avaliação.
	 c)
	Organização, direção, avaliação e controle.
	 d)
	Planejamentos estratégico, tático e operacional.
	3.
	Se não alcançamos uma meta, temos um problema a ser resolvido. Afinal, gerenciar é atingir metas, e, ao termos um problema, este deve ser resolvido. O ciclo PDCA é focado em resultados, é um método simples e, ao mesmo tempo, eficaz quando aplicado à rotina diária. O ciclo é composto por quatro etapas. Sobre as etapas do ciclo PDCA, analise as sentenças a seguir:
I- PLAN (Planejar): o primeiro passo é o estabelecimento de um plano; DO (Executar): o segundo passo é a execução do plano.
II- CHECK (Controlar): é a definição do método que deve ser utilizado para consegui-los; ACTION (Agir): é onde não precisa mais fazer nada.
III- CHECK (Controlar): o terceiro passo é a análise ou verificação dos resultados alcançados e dados coletados; ACTION (Agir): é a última fase, a realização das ações corretivas.
IV- PLAN é a execução do plano, ou seja, implementar de acordo com o que foi planejado na etapa anterior; DO define quais mudanças poderão ser feitas e quais outros ciclos podem ser disparados para a melhoria do processo em questão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	4.
	A liderança é um papel importante que deve ser desempenhado pelo gestor. É preciso gerenciar com pessoas e não para pessoas, pois são elas que movimentam toda a organização e fazem as coisas acontecerem. Existem vários estilos de liderança discutidos na literatura. Sobre esses estilos, analise as sentenças a seguir:
I- Líder autocrático.
II- Líder democrático.
III- Líder liberal.
(    ) Geralmente busca a participação das pessoas para que as tarefas sejam desenvolvidas. 
(    ) Não busca a participação de outras pessoas na tomada de decisão, é centralizador e não permite a liberdade de ação das pessoas.
(    ) É conhecido por deixar a equipe trabalhar livremente, mas cobra o alcance dos resultados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	II - I - III.
	5.
	Os estudos realizados na Teoria das Relações Humanas identificaram que as pessoas precisavam de necessidades básicas, gerando motivação no ambiente de trabalho, referentes ao comportamento humano na busca de objetivos profissionais e sociais. O homem, com o passar do tempo e suas necessidades, evoluiu em três aspectos essenciais para promover a motivação. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta estas necessidades:
	 a)
	Necessidades Primárias, Necessidades Secundárias e Necessidades Terciárias.
	 b)
	Necessidades Humanas, Necessidades Técnicas e Necessidades de Conceituais.
	 c)
	Necessidades Fisiológicas, Necessidades Psicológicas e Necessidades de Autorrealização.
	 d)
	Necessidades Básicas, Necessidades de Segurança e Necessidades Sociais.
	6.
	Segundo Chiavenato (2011), devido aos aspectos exclusivos de cada organização, o administrador define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja a sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade. Neste sentido, o administrador possui algumas responsabilidades. Sobre essas responsabilidades, analise as afirmativas a seguir:
I- Atingir as metas e os resultados através da gestão das pessoas.
II- Estabelecer prioridades.
III- Interligar as atividades exercidas pelas organizações.
IV- Habilidades técnicas, humanas e conceituais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	7.
	O conceito de sistemas tem sua origem nas disciplinas científicas (como Biologia, Sociologia etc.). Estas têm um denominador comum: o chamado sistema aberto, que descreve as ações e as interações de um organismo em um ambiente. Os sistemas abertos trocam energia e informação com seus ambientes e são por eles influenciados. A abordagem de sistema aberto trouxe uma nova e moderna concepção para a administração. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os aspectos que deram origem a esta nova abordagem:
	 a)
	A dificuldade de administrar pelo motivo de muitas teorias. Grupos formais. Conflitos interpessoais. Motivação humana.
	 b)
	A natureza essencialmente dinâmica do ambiente conflita com a tendência essencialmente estática da organização. Esta é constituída para autoperpetuar-se ou, na pior hipótese, para autoperpetuar sua estrutura, critérios métodos e metas, e não para mudar esses elementos de acordo com as transformações ocorridas no ambiente.
	 c)
	Já que o ambiente não faz diferença, a perspectiva da organização como sistema fechado leva à insensibilidade para a necessidade de mudanças e adaptação contínua e urgente das respostas da organização ao ambiente. Já que o ambiente não faz diferença, a perspectiva da organização como sistema fechado leva à insensibilidade para a necessidade de mudanças e adaptação contínua e urgente das respostas da organização ao ambiente.
	 d)
	A teoria administrativa ficou limitada às regras de funcionamento interno, à apologia da eficiência como critério básico da viabilidade organizacional e à ênfase em procedimentos e não em programas.
	8.
	Burns e Stalker desenvolveram uma pesquisa com 20 empresas na Inglaterra, visando verificar a relação que existe entre as práticas administrativas e o ambiente externo, cujos resultados levaram os pesquisadores a classificar as organizações como mecanicistas e organicistas (ANDRADE; AMBONI, 2009). Partindo das características das organizações organicistas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Estruturavertical por meio de uma minuciosa divisão do trabalho.
(    ) Desenho de cargos baseados nos princípios de complementariedade. 
(    ) O conhecimento é pré-requisito para o desenvolvimento das atividades.
(    ) Valorização das comunicações ascendentes, de baixo para cima, e das organizações informais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; AMBONI, Nério. Teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	9.
	Para entender cada tipo de organização, pode-se dizer que a formal é conduzida pelas práticas já estabelecidas pela empresa, com um caráter lógico. A informal, por outro lado, é conduzida por costumes, tradições e nas normas sociais. Algumas das características estudadas na Teoria das Relações Humanas apresentam uma forma muito bem planejada, apesar de se considerar informal e que muitos ainda pensam ser um modelo desorganizado, no entanto há muitas empresas que buscam esse modelo de trabalho (CHIAVENATO, 2011). Sobre estas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Relação de ideias e oposição.
II- Status.
III- Colaboração espontânea.
IV- Possibilidade da oposição à organização informal.
(    ) Mesmo que a interação seja em grupo, cada indivíduo busca seu lugar dentro da organização na forma de promoção ou apenas da posição social em que está inserido.
(    ) Esse modelo de organização informal é praticado por pessoas que, independentemente do que fazem, têm a espontaneidade em auxiliar no que é preciso dentro da empresa.
(    ) Os indivíduos criam grupos sociais, independentemente da hierarquia nos diferentes departamentos ou setores, criando uma relação pessoal de simpatia e ideias, ou de oposição.
(    ) Muitas vezes, o modelo informal pode estar em contradição com as ideias formais da organização, mas a boa relação dos indivíduos pode gerar novas ideias e proporcionar satisfação, tanto para os grupos como para a organização. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	I - II - III - IV.
	 b)
	II - III - I - IV.
	 c)
	III - IV - I - II.
	 d)
	II - I - III - IV.
	10.
	Na Teoria das Relações Humanas, a comunicação apresentou uma grande evolução no sentido de comunicar de forma correta os indivíduos para que pudessem realizar seus trabalhos corretamente, tendo um papel muito importante para a satisfação dos funcionários e, consequentemente, melhorando a produtividade na organização. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir: 
I- A Teoria das Relações Humanas vê a comunicação como um fenômeno social, e que os procedimentos têm maior ênfase no comportamento dos grupos e não no indivíduo dentro da organização. 
II- A comunicação é importante no relacionamento entre as pessoas e na explicação aos participantes das razões das orientações tomadas.
III- A comunicação tem a intenção de proporcionar as informações necessárias para que os funcionários façam suas tarefas de modo correto, e a cooperação da equipe promove a motivação no cargo em que está inserido na organização.
IV- A comunicação está relacionada à capacidade e ao discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e aplicar liderança eficaz.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes