Educação e Diversidade
5 pág.

Educação e Diversidade


DisciplinaProva Educação e Diversidade1.044 materiais2.041 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Educação e Diversidade 
Avaliação: Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:454674) ( peso.:1,50) Prova Objetiva:
Para que ocorra a verdadeira mudança, no que concerne à diversidade, é importante que as práticas pedagógicas tenham as diferenças como alicerce. Assim, o currículo escolar precisa ser uma construção coletiva, a qual compreenda a comunidade escolar como um todo. Nesse caso, ter-se-á, na sua base, a política da diversidade e o combate à discriminação, além da compreensão dos diferentes discursos sociais e escolares. Arrisca-se, então, dizer que o currículo seria um reflexo da realidade. No que diz respeito à escola, ao currículo e ao combate às diferenças, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 ( v) A diversidade, em si, traz a marca da diferença e da multiplicidade.
 (f ) O conhecimento da diferença, por si só, faz o ser humano ser tolerante.
 (v ) Ser tolerante, em si, passa pelo questionamento dos valores homogêneos, os quais excluem o diferente. 
(v ) Para admirar e respeitar as diferenças, é preciso compreender como estas estão imbricadas e constituídas no bojo da sociedade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
a) F - V - F - V.
 b) V - V - F - F. 
c) V - F - V - F. 
d) V - F - V - V.
2. Entendemos como diversidade cultural as múltiplas culturas, raças, religiões, e tudo que nos diferencia. As diferenças deveriam ser fonte de estímulo para novos conhecimentos; no entanto, em muitos casos, não é bem assim. Pensemos no ambiente escolar, que, muitas vezes, tenta homogenizar a forma de aprender, acentuando, ao invés da inclusão, uma exclusão silenciosa. Sobre a diversidade no ambiente escolar, analise as afirmativas a seguir: 
I- Ao reproduzirem o modelo tradicional, as instituições escolares demonstram maior dificuldade em atender aos desafios da inclusão social e do acolhimento às diferenças. II- Um ambiente escolar que tem como seu eixo norteador a inclusão social, manifesta, no chão da escola, o respeito às diferenças, numa relação de diálogo e de compreensão. 
III- A partir de juízos de valor, estamos construindo o entendimento das diferenças e a promoção da diversidade humana.
 Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
a) As afirmativas II e III estão corretas. 
b) Somente a afirmativa II está correta.
 c) Somente a afirmativa III está correta. 
d) As afirmativas I e II estão corretas
3. Garantir a inclusão significa abrir a possibilidade de incluir não apenas as pessoas com alguma deficiências, mas todas as pessoas independente de sua origem, contexto social ou econômico. Nesse sentido, as primeiras tentativas da inclusão iniciaram-se na segunda metade dos anos 1980, mas foi no início da década de 1990 que o mundo da educação passou a entender esta perspectiva. Sobre o paradigma da inclusão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(f ) Para atender a uma educação inclusiva não é necessário alterar o espaço físico.
( v) Todos, sem exceção, têm direito a uma educação numa concepção inclusiva. 
(v ) A heterogeneidade é um dos princípios que regem a educação inclusiva. 
(v ) O respeito ao tempo de aprender de cada um deve ser uma atitude não só do professor, mas dos colegas, agentes educativos e comunidade. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
a) V - F - F - V. 
b) V - V - V - F. 
c) F - V - V - V. 
d) V - F - V - V.
4. Consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos que "todo homem tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidos na presente Declaração possam ser plenamente realizados". Contudo, acompanhamos por vezes esses direitos não sendo respeitados. Sobre os textos expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, analise as sentenças a seguir: 
I- Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei. V
II- Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, à igual proteção da lei. V
III- Todos têm direito à proteção, mas somente com alguns tipos de discriminação. F
IV- Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão. Esse direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras.V
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2017. 
a) As sentenças III e IV estão corretas. 
b) As sentenças I, II e IV estão corretas. 
c) Somente a sentença III está correta.
 d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
5. A diversidade cultural traz uma série de conhecimentos agregados às diferentes tradições, costumes e compreensão de mundo de cada civilização. No entanto, traz também a desigualdade social, a intolerância com o diferente e o preconceito. Sobre este último, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 (V ) Preconceito é quando julgamos alguém pela aparência antes de conhecê-lo. 
( V) O preconceito está arraigado num conjunto de opiniões pré-estabelecidas sobre o outro, sem considerar suas qualidades. 
( V) O preconceito é demonstrado muitas vezes pelo olhar, por exemplo, ao expressar a repulsa por alguém. 
(F ) Preconceito pode ser quando você percebe um idoso em pé e oferece seu lugar para ele sentar-se. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
a) V - V - V - F. 
b) V - F - V - V. 
c) V - V - F - F. 
d) F - F - V \u2013 V
6. Considerado um revolucionário da educação, Freire (2006) aponta que os educadores de uma forma ou de outra não são neutros aos acontecimentos sociais. Diante disto, podemos apresentar as questões discriminatórias que se manifestam no seio da sociedade, a exemplo da exclusão social, da existência de escolas acessíveis a uma parcela da população mais abastada, enquanto às classes menos favorecidas destina-se unicamente a escola pública. Além disso, o individualismo é algo que, frequentemente, é reproduzido na e pela escola. Com base no exposto, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(V ) A forma de ensinar do professor denota, muitas vezes, sua percepção de mundo, seu contexto social e seus ideais. 
(F ) A opinião que o docente tem com relação à política, religião e ideais de vida dificilmente passará aos alunos, pois o ato de ensinar pode ser separado do contexto do professor. 
(V ) Por mais forte que sejam as palavras, são nossas atitudes que mais expressam nosso jeito de ser, nossa cultura, ideias e percepção de mundo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2006. 
a) V - F - V. 
b) F - F - V. 
c) F - V - V. 
d) V - V - F.
7. A diversidade cultural no Brasil concorreu para a desigualdade social, preconceito, discriminação, racismo, pobreza e as diferenças individuais. A pobreza diz respeito à marginalização do indivíduo, em virtude de carências, a exemplo da moradia, da escassa alimentação, da escassez de recursos financeiros etc. Isso permite a degradação do ser humano dentro da sociedade, provocando o desequilíbrio econômico e os diferentes tipos de desigualdades na sociedade. Acerca dessa tendência provocadora da desigualdade social, assinale a alternativa CORRETA:
 a) A situação de pobreza está relacionada à falta de recursos financeiros.
 b) A situação de pobreza possui relação direta com fatores políticos e religiosos. 
c) A situação de pobreza decorre dos aspectos religião, tonalidade da pele, orientação sexual. 
d) A situação de pobreza advém do preconceito racial.
8. O indivíduo exerce sua cidadania quando consegue perceber o mundo na sua complexidade, a sua situação no mundo e de compreender os seus direitos para poder reivindicá-los. Segundo Aquino (2002), a discriminação e o preconceito podem estar presentes em nossas vidas, muitas vezes de forma