Buscar

PRINCIPAIS NEMATODAS EM SUÍNOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRINCIPAIS NEMATODAS EM SUÍNOS 
Suíno são criados confinado e são infectados normalmente por Ascaris suum que possuem ovos extremamente aderente que grudam do corpo do animal e para que o ovo grude no corpo do animal é transferido pelas fezes, na qual o animal deita sobre e ela e transfere para o corpo do animal. 
Durante a lactação, porcas que não foram tratadas e apresentam no terço final imunossupressão, aumenta a carga de Ascaris suum, e liberam mais ovos no ambiente contaminando o leitão. 
Em torno de 5-6 meses de idade ocorre abate, o animal engorda rápido e ganha peso de 100kg- esse animal de abate, não se aproveita de desenvolvimento de imunidade, ele é suscetível a vida toda, sofre influência da patogenia do áscaris suum. 
Epidemiologicamente falando na suinocultura, o Ascaris é endêmico, está presente o tempo todo em 100% das granjas, porém quando vamos nas suinoculturas. 
É um ambiente fechado que se deixando o ambiente limpo a infecção é suprimida, mantem as cargas baixas sem necessidade de vermífugo. Se o animal não ganha peso adequado por algum tempo, isso leva a prejuízos, se o animal é mandado mais leve ao abate leva prejuízo. 
Nos sistemas de criação de suínos é feito o “all in all out”- coloca a leitegada toda para engordar numa mesma faixa etária, e começa o ritmo de ração e manejo no galpão todo, espera-se que todos cresçam juntos e atinjam o peso de abate numa determinada época, esvazia o galpão todo e antes de colocar o novo lote, faz-se o vazio sanitário, que é uma limpeza mais rigorosa. Lava-se com sabão, passa-se amônia quaternária, depois pode ir com formol ou agua sanitária e depois pode ter a desinfecção pelo cal que é uma base cáustica. Entre cada etapa é importante fornecer a desidratação do ambiente, entre uma etapa e outra é importante deixar o ambiente secar. E se possível deixar o sol entrar na instalação. 
Essas instalações devem estar com todas as estruturas o mais lisa possível, pois matéria orgânica como fezes, terra, inativam os desinfetantes. 
Exclusivo para áscaris suum- lavagem das porcas quando ela passa para maternidade- 3 dias antes do parto, tiram as fêmeas da baia coletiva, e transfere para gaiolas onde ela pisoteia menos os porquinhos, lavar a parte ventral de forma eficiente e delicada. Cada item de checklist que se deixa de cumprir aumenta cargas parasitárias, principalmente Ascaris. 
Nesses sistemas fechamos temos dois tipos de criação- ciclo completo- mantem no mesmo ambiente todas as faixas etárias (predomínio em MG)- principal mantenedor de Ascaris, adultos mantem áscaris que no final da gestação explode e contamina filhotes. 
Fase engorda- nesse sistema consegue interromper o ciclo do áscaris pois não possui os adultos que são os mantenedores. 
O áscaris acaba sendo o único prejuízo do ponto de vista econômico nas propriedades. 
é a espécie que mais causa prejuízo econômica e é considerado esporádico devido ao mecanismo de memória imunológica. 
Strongyloides: pode contaminar o homem- infecção ativa pela pele, os animais devem conviver com suas fezes por longos períodos- INDICADOR SANITÁRIO que representa erro de manejo.
Ascaris suum pode ser zoonose também, essas duas são zoonoses ocupacionais que envolve quem trabalha nessas regiões.
Oesophagostomum- beneficia-se de pasto, pois a ingestão é passiva de L3, oesophagostomum vem se adaptando a ambiente de cimento, desde que haja umidade dentro das baias, ele se movimenta e o animal pode se contaminar com ração que cai pra fora do coxo, mas principalmente o bebedouro. Excesso de umidade é erro de manejo (muita lavagem). Oesophagostomum causa nódulos que geram redução de carcaça- estreitamento de lucro.
 A desuniformidade de leitegada indicam a presenças de Ascaris suum. 
Possibilidade de obstrução instestinal somente se a granja estiver muito contaminada. 
Sistemas alternativos e produções orgânicas onde se usa ambientes diferentes de criação. 
Sistema fechado com materiais alternativos de construção- materiais alternativos, mais baratos.então temos restrição grande e aumento da vermifugação que passa a ser quase uma obrigação, diminui a eficiência do vazio sanitário- aumenta-se a vermifugação. 
Sistemas mistos tem crescido na criação de animais, nesses galpões coletivos piora a sanidade do ponto de vista, pois colocam cama, areia, ferragem e não removem fezes todos os dias, só removem a cama quando o animal vai para o abate, mas a areia desidrata as fezes.
diminui custo de manejo. 
Sistema totalmente aberto onde se propõe o ciclo completo em piquetes- denominado SISCAL- apelo muito forte de redução de custos de instalação. É necessário área, relevo e renovação de piquetes. Porém vem outros problemas alternados. Vazio sanitário- descansar piquete, A. suum dura 5 anos, planta novamente e incorpora isso na terra.

Outros materiais