Buscar

ap3 HOTELARIA

Prévia do material em texto

GABARITO AP3 de Hotelaria 2018 .1
Questões:
1 - Baseando-se no conteúdo estudado explique qual a importância dos setores de manutenção e segurança hoteleira tanto para hóspedes quanto para os colaboradores do hotel? (Até 3 pontos)
R.: Podemos enumerar um quadro de benefícios a favor da manutenção hoteleira (SLACK, 2002): Conteúdo referente à aula 13, página 45. Melhoria na segurança: instalações bem mantidas têm menos possibilidade de apresentar funcionamento inadequado.
Confiabilidade: apresenta menos probabilidade de erro durante o uso. Qualidade maior: instalações mal mantidas têm maior probabilidade de desempenho abaixo do padrão e de causar problemas de qualidade.
Custos de operação mais baixos: muitos equipamentos funcionam mais eficientemente quando recebem manutenção regular.
Tempo de vida mais longo: cuidado regular e limpeza podem prolongar a vida efetiva das instalações, reduzindo os pequenos problemas na operação, cujo efeito cumulativo causa desgaste ou deterioração.
Valor final mais alto: instalações bem mantidas são geralmente mais fáceis de vender no mercado de segunda mão.
Sobre a questão da segurança hoteleira:
A segurança patrimonial é o conjunto de atividades que visam prevenir e reduzir perdas patrimoniais em um hotel. Ela está ligada à estrutura física do hotel (bens) como também a seus colaboradores e hóspedes. O processo de segurança patrimonial: Conteúdo referente à aula 13, página 53.
2 - O que você entende por equipamentos hoteleiros? Na sua visão qual a importância da oferta das diferentes tipologias de meia hospedagem para os hóspedes e para o fortalecimento da atividade turística? (Até 3 pontos)
R.: O entendimento sobre equipamentos hoteleiros deve transitar pelo seguinte quadro: Conteúdo referente à aula 04, página 12.
Sobre a importância da oferta de diferentes tipologias de meios de hospedagem, a resposta deveria expor os seguintes argumentos: Os meios de hospedagem são indispensáveis para a atividade turística. Estudamos também que existem vários tipos deles, adaptados a diferentes situações econômicas, a diferentes motivações e necessidades e a diversos destinos. Há muitas nomenclaturas que definem cada um desses tipos. Compreender bem as diferentes necessidades dos turistas e o que cada meio de hospedagem oferece é uma das importantes atribuições de qualquer profissional que pretenda trabalhar com agenciamento, aconselhamento de viagens ou hotelaria. Adequar o tipo de equipamento à necessidade do hóspede, e às vezes, ao ambiente, é fundamental para o sucesso do negócio. Ver: aula 04, página 36.
3 - Elabore o organograma funcional de um hotel de grande porte. Feito isso explique quais são as principais áreas de atuação dos setores de governança e de manutenção em hotelaria? (Até 4 pontos)
R.: No que tange o organograma funcional de um hotel de grande porte, este deveria ser exposto desta maneira: Ver aula 05, página 14.
Já a área de atuação do setor de governança, a resposta deve abordar o seguinte organograma: Ver aula 05, páginas 10 e 11.
Boa prova!!
Em específico ao setor de manutenção, a resposta deve expor o seguinte argumento: Ver aula 05, página 09.
 Nesse caso, é importante esclarecermos que, em hotelaria, a manutenção é feita de forma corretiva e preventiva. Dessa forma, temos nesses empreendimentos uma pequena equipe que coordena e executam todos os reparos nos apartamentos, andares, áreas internas e externas do hotel.

Outros materiais