Buscar

ONLINE 3 ECONOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Economia Brasileira
	Professor: Rosele Marques Vieira
	Aluno(a):
	RGM:
	
	POLO:
UAB – APARECIDA DO TABOADO -MS
	Data: 
 15 / 03 / 2019
	Tutor a Distância: 
PAULO HENRIQUE LODI
	Nota atribuída 
pelo tutor:
Atividade III
Valor=10,0
I.MARQUE COM X A ALTERNATIVA CORRETA(Valor da questão=2,0). 
1.O processo de industrialização brasileira foi considerado tardio em decorrência dos seguintes aspectos:
Longo período em que predominou o regime de trabalho escravo; especialização na monocultura cafeeira para a exportação; e, a adoção de política econômica voltada para a manutenção da receita de exportações em patamares elevados. 
Adoção de política econômica baseada em desvalorizações cambiais; generalização da relação assalariada a partir de 1888; predomínio do setor primário.
Introdução lenta e limitada de novas tecnologias; período de encilhamento; crise econômica e variações nos preços externos.
Depressão prolongada após 1929; déficits no balanço de pagamentos e drástica redução de crédito externo. 
2.Sobre o papel do Estado no modelo desenvolvimentista brasileiro, assinale verdadeiro(V) ou falso(F).(valor da questão=4,0).
a.(V )O processo de desenvolvimento brasileiro, com base na industrialização, foi influenciado pela noção de planejamento econômico estatal, desenvolvida a partir das contribuições de Keynes.
b.( F )A atuação do Estado do Bem-Estar, no Brasil, possibilitou um processo de desenvolvimento que garantiu a manutenção do poder aquisitivo dos trabalhadores.
c.( V )Durante o período do pós-Guerra (1946-1964) constatou-se, por um lado, o crescimento da pressão por políticas distributivas e por reforma agrária. Por outro lado, esse movimento não tinha a aprovação daqueles que defendiam o livre mercado e, consequentemente, os interesses das grandes corporações multinacionais. 
d.(F)O período considerado o ápice do desenvolvimentismo brasileiro teve início em 1945 com o governo Vargas e o lançamento do Plano de Metas.
3.ASSINALE VERDADEIRO(V) OU FALSO(F).(valor da questão=4,0).
a.(F)De 1964 a 1974 o objetivo do governo era o de estabilizar a economia utilizando política econômica ortodoxa de combate a inflação. 
b.( V)Durante o governo militar o FMI agiu como avalista da política econômica, aprovando os rumos que vinham sendo dados à economia brasileira. 
c.(V )Durante o período do “milagre” o governo realizou importantes investimentos estatais produtivos, incentivando o setor interno que fornecia os equipamentos, insumos e matérias-primas. 
d.( V ) O objetivo do II Plano Nacional de Desenvolvimento tinha como objetivo acelerar o processo de substituição de importações em setores estratégicos da indústria, buscando diminuir a dependência de energia e bens de capital.

Outros materiais

Outros materiais