Buscar

Tópicos Especiais (TE2015) Avaliação Final (Discursiva) Individual FLEX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:423158) ( peso.:4,00)
	Prova:
	9139609
	Nota da Prova:
	7,00
Parte superior do formulário
	1.
	Observando a figura, podemos perceber que existe uma grande desigualdade social em nosso país, isso se dá pela grande diversidade de culturas. A presença de muitas culturas em solo brasileiro se deu pela imigração dos brancos vindos da Europa e dos escravos trazidos da África. Esse problema não é exclusivo aqui, mas, sim, em todo o planeta. O combate pela perda do preconceito é complicado, visto que os cidadãos não aparentam estar dispostos a mudar, pois cada qual tem seus apelos, grupos sociais diferenciados, pensamentos, ideias, formando sua cultura. Nem todos aceitam essas diferenças, que estão pautadas nas diferenças de cada indivíduo e divididas dentre algumas delas. Descreva os princípios de preconceitos da pobreza, raça, mulher e homossexualismo.
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/upload/conteudo/idh%20do%20brasil%20me.jpg>. Acesso em: 31 jul. 2015.
	
	Resposta Esperada:
a) Pobreza: é um grupo de pessoas composto por carências, como a falta de educação, moradia e alimentação decentes e direitos financeiros. O desequilíbrio financeiro é um dos maiores motivos dessa desigualdade social.
b) Raça: é o tipo de preconceito mais presente nos dias atuais, principalmente com a cor da pele, religião e a orientação sexual, com a utilização de vocabulários inescrupulosos e até mesmo violência física.
c) Mulher: apesar da lei Maria da Penha, ainda é grande o número de agressões e violência doméstica.
d) Homossexualismo: para muitos cidadãos, ainda que uma minoria em nosso país, a união entre pessoas do mesmo sexo, é visto com maus olhos em nossa sociedade, que, segundo essas pessoas, fere o que é praticado pelas leis universais. Apesar de muitos avanços com leis no congresso nacional, a violência é grande para essa minoria de pessoas.
	2.
	Além de serem responsabilidade do Estado, as políticas públicas são embasadas em organismos vivos e em entidades da sociedade civil. A política está conectada ao poder em sociedade. Para que a política se torne um processo, são necessárias algumas fases. Cite quatro fases do processo da política e explique cada um delas.
	Resposta Esperada:
A primeira fase consiste em levantar ou identificar um problema na política pública.
A segunda fase é aquela que pode ser chamada de agenda, pois é o momento em que se definem as atuações governamentais.
A terceira fase é o momento de tomar decisões: adota-se a política, e em comum acordo são definidos os focos.
A quarta fase é o processo de implementação: ações que se tornam realidade.
A quinta e última fase é o monitoramento, avaliação, ajustes: momento em que se acompanha o processo de formulação/elaboração da política.
Parte inferior do formulário

Outros materiais