A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
PROVA 1 SISTEMA E ORGANIZAÇÃO DE SAUDE NO BRASIL

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Sistema e Organização da Saúde no Brasil (HOS16)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:456066) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	12618094
Parte superior do formulário
	1.
	Um grande marco na história do país foi a 8ª Conferência de Saúde, envolvendo profissionais da saúde, em que a população participou pela primeira vez das discussões da Conferência Nacional de Saúde. Nesta conferência, foram debatidos alguns assuntos relacionados à saúde do país pelo médico sanitarista e diretor da Fiocruz Sergio Arouca. Além dos temas debatidos, sobre o que foi criado por consenso nesta Conferência, analise as opções a seguir:
I- Sistema de Assistência Social.
II- Portal da Saúde.
III- Sistema Único Descentralizado de Saúde (SUDS).
IV- Organização Mundial da Saúde.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a opção I está correta.
	
	b) As opções I e IV estão corretas.
	
	c) As opções I, II e III estão corretas.
	
	d) Somente a opção III está correta.
	 
	 
	2.
	O desenvolvimento e o aperfeiçoamento das ações na educação em saúde intensificam o cuidado com a prevenção de inúmeras doenças, sendo um desafio perante os órgãos competentes, tanto na qualidade, como na assistência e no aprimoramento dos profissionais que mantêm informações sobre ações educativas para manter a qualidade de vida da sociedade. Na Atenção Primária à Saúde (APS), o sistema está voltado à atenção das necessidades de saúde da população. Esta responsabilidade deve ser contínua, incorporando ações de prevenção e cura, com a função do desenvolvimento social e econômico da sociedade. Sobre os pontos de atenção à saúde, analise as opções a seguir:
I- Unidades básicas de saúde.
II- Centros ambulatoriais especializados.
III- Ser credenciado pelo SUS.
IV- Apoio psicossocial.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As opções I, II e IV estão corretas.
	
	b) As opções I, II e III estão corretas.
	
	c) As opções I, III e IV estão corretas.
	
	d) As opções III e IV estão corretas.
	 
	 
	3.
	O Ministério da Saúde, com a visão e a responsabilidade em aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde, tem o objetivo de melhorias na saúde da população brasileira, buscando e contribuindo para o bem-estar de cada cidadão. Com isso, o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), que faz parte do Ministério da Saúde, processa e divulga as informações sobre saúde, e realiza tarefas de manutenção na base de dados. Sobre o que é atribuído ao DATASUS, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Gerenciar atendimentos, coordenar,  administrar, disponibilizar dados e divulgar informações.
	
	b) Inspecionar, divulgar informações sobre agendamento de consultas disponíveis no SUS, agendar perícias.
	
	c) Receptar, agenciar dados, processar, ordenar;  disponibilizando para a população o acesso e consultas.
	
	d) Informações básicas relacionadas à saúde e serviços oferecidos aos usuários do SUS, agendar atendimento e exames laboratoriais.
	 
	 
	4.
	O Ministério da Saúde atuava nas atividades de saúde e prevenção de doenças como assistência médico-hospitalar, para doenças limitadas da população brasileira antes de consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS). Após alguns anos, surgiu o Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social em que os contribuintes com carteira assinada desfrutavam dos atendimentos nos serviços públicos. Com a reformulação do SUS, houve grandes mudanças, nas quais o cidadão brasileiro desfruta hoje de outras condições de assistência. Considerando a consolidação do SUS sobre as ações do Sistema Único de Saúde, analise as sentenças a seguir:
I- A promoção da cidadania como estratégia de mobilização social tem a questão da saúde como um direito de todo cidadão brasileiro com seus serviços de saúde gratuitos.
II- Saúde do trabalhador, atendimento para o trabalhador que tiver qualquer tipo de doença do trabalho.
III- O SUS não cobre a realização de transplantes pela rede pública, apenas vacinação em massa para crianças até 5 anos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença II está correta.
	
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I e II estão corretas.
	
	d) As sentenças I e III estão corretas.
	 
	 
	5.
	É primordial que a comunidade participe do SUS nas ações de saúde, não é possível pensar em saúde sem participação popular. Assim, o Conselho Municipal de Saúde, Lei 8.142/90, é um órgão colegiado, permanente, com funções de deliberar, controlar e fiscalizar as ações e os serviços de saúde a nível municipal. Foi criado pela Lei Municipal 494 de 17 de setembro de 1990. Suas competências: estimular e promover a participação da comunidade no acompanhamento e controle do SUS; aprovar os planos e os projetos de saúde, adequando-os à realidade dos serviços oferecidos pelo Município; atuar na formulação e no controle da execução da política de saúde; fiscalizar a movimentação e o destino dos recursos financeiros, repassando à Secretaria e ao Fundo Municipal de Saúde; apreciar previamente contratos e convênios a serem firmados no âmbito do SUS municipal; dispor de total acesso às informações e dados administrativos técnicos e econômicos para apreciar matérias de interesse do SUS. Diante destas informações, assinale a alternativa CORRETA que apresenta como é formado o Conselho Municipal de Saúde:
FONTE: Disponível em: <http://pt.slideshare.net/alinebraunabrauna/conselho-municipal-de-sade>. Acesso em: 4 nov 2016.
	
	a) É estruturado pelas diretrizes dos Planos de Saúde, através das características epidemiológicas e da organização dos serviços, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS.
	
	b) É formado pela política de saúde do estado e tem a função de formular estratégias, controla e fiscaliza os aspectos econômicos e financeiros.
	
	c) É representado pela municipalidade abrangendo os conselhos locais, respeitando a igualdade para todos que estejam representados por gestores, prestadores de serviços, profissionais e usuários de saúde.
	
	d) É orientado a acompanhar e controlar a compra de ações de saúde dos serviços regionais de promoção, proteção e recuperação da saúde.
	 
	 
	6.
	Ao longo da história, a humanidade tornou-se vítima de pandemias de cólera, peste, gripe, febre tifoide, tuberculose e outras doenças infecciosas, que eram a principal causa de óbito. Doenças aparentemente mais banais, como infecção de ouvido, pele e garganta, frequentemente resultavam em surdez, morte ou sequelas, devido à septicemia ou outras complicações. Contudo, a história da medicina traz curiosidades diante dos acontecimentos envolvendo a saúde pública na Primeira Guerra Mundial. Diante dos fatos, analise as sentenças a seguir:
I- O exército americano não teve prejuízo com a dispensa dos soldados em decorrência das DSTs.
II- Em decorrência das doenças venéreas, muitos militares foram dispensados da Primeira Guerra Mundial.
III- O problema da época não foram as DSTs, pois já havia a penicilina.
IV- Poucos foram os casos registrados de soldados portadores de DSTs.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.ccih.med.br/vencendoresistencia.html>. Acesso em: 30 nov. 2016.
	
	a) Somente a sentença IV está correta.
	
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	c) Somente a sentença II está correta.
	
	d) As sentenças I e IV estão corretas.
	 
	 
	7.
	O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para atender às demandas relacionadas à saúde pública, melhorando a qualidade de vida dos brasileiros, como um direito de todos e dever da União, estados e municípios. O objetivo da atenção à saúde é proporcionar à população um cuidado integralizado em vários níveis de complexidade, atentando-se para o aspecto preventivo, terapêutico e recuperação da saúde. O SUS deve ter a mesma

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.