Buscar

Avaliando Aprendizado 02 - Direito Processual Civil I

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201604426044)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 Acerca dos impedimentos e suspeições do juiz, segundo o novo Código de Processo Civil, considere:
I. Há suspeição do juiz quando promover ação contra a parte ou seu advogado.
II. Há impedimento do juiz que for amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes ou de seus advogados.
III. Há impedimento do juiz quando qualquer das partes for sua credora ou devedora, de seu cônjuge ou companheiro ou de parentes destes, em linha reta até o terceiro grau, inclusive.
IV. Há impedimento do juiz no processo em que figure como parte cliente do escritório de advocacia de seu cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive.
V. Há suspeição do juiz interessado no julgamento do processo em favor de qualquer das partes.
Está correto o que consta APENAS em
 
	
	 
	(E) IV e V 
	
	(A) I e III
 
	
	C) II e IV
 
	
	(B) I e II
 
	
	(D) III e V
 
	Respondido em 22/09/2019 12:02:59
	
Compare com a sua resposta:
Quando lhe faltar pedido ou causa de pedir; o pedido for indeterminado, ressalvadas as hipóteses legais em que se permite o pedido genérico; da narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão e, contiver pedidos incompatíveis entre si.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604425296)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Há impedimento do juiz quando:
	
	
	Interessado no julgamento do processo em favor de qualquer das partes.
	
	Qualquer das partes for sua credora ou devedora, de seu cônjuge ou companheiro ou de parentes destes, em linha reta até o terceiro grau, inclusive.
	
	Receber presentes de pessoas que tiverem interesse na causa antes ou depois de iniciado o processo, que aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa ou que subministrar meios para atender às despesas do litígio.
	
	For amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes ou de seus advogados.
	 
	Nele estiver postulando, como defensor público, advogado ou membro do Ministério Público, seu cônjuge ou companheiro, ou qualquer parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive.
	Respondido em 22/09/2019 11:30:51
	
Compare com a sua resposta: O ato praticado pelo juiz trata-se de sentença. Sim. No caso em análise uma sentença de extinção do processo com resolução do mérito, por ter ocorrido a prescrição, artigo 487, inciso II do NCPC.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604448159)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando que o CPC determina a citação dos confinantes na ação de usucapião, o litisconsórcio formado entre os confinantes do imóvel será: 
	
	
	Facultativo simples 
	
	Unitário facultativo 
	
	Multitudinário 
	 
	Necessário simples 
	
	Necessário unitário 
	Respondido em 22/09/2019 12:10:17
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604425744)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em matéria de litisconsórcio, é correto afirmar:
	
	
	Os litisconsortes que tiverem diferentes procuradores, de escritórios de advocacia distintos, terão prazos contados em quádruplo para todas as suas manifestações, em qualquer juízo ou tribunal, independentemente de requerimento.
	 
	Nos casos de litisconsórcio passivo necessário, o juiz, se o caso, determinará ao autor que requeira a citação de todos que devam ser litisconsortes, dentro do prazo que assinar, sob pena de extinção do processo.
	
	No litisconsórcio unitário os atos e omissões de um dos litisconsortes, benéficos ou prejudiciais, estendem-se aos demais litisconsortes.
	
	O litisconsórcio necessário por força de lei é sempre unitário.
	
	O litisconsórcio é simples quando, pela natureza da relação jurídica, o juiz tiver de decidir o mérito de modo uniforme para todos os litisconsortes.
	Respondido em 22/09/2019 11:11:11
	
Compare com a sua resposta: a) Madureira: b) Arguir incompetência do juízo em sede de Contestação; c) Após a Contestação, o Juiz deve declinar a competência para o juízo competente.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604425938)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação aos poderes, deveres e à responsabilidade do juiz, é correto afirmar: 
	
	
	O julgamento por equidade, no atual ordenamento processual civil, tornou-se regra geral, em busca da melhor realização da justiça.
	
	Quando houver lacuna ou obscuridade no ordenamento jurídico, caberá ao juiz remeter as partes ao juízo arbitral, de ofício ou a requerimento da parte.
	
	Mesmo quando a lei exigir iniciativa das partes, deverá o juiz conhecer de quaisquer questões, ainda que não suscitadas por elas, em razão do princípio publicístico do processo. 
	 
	Cabe ao juiz determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive nas ações que tenham por objeto prestação pecuniária. 
	
	Não é possível ao juiz diminuir ou dilatar os prazos processuais, que são peremptórios.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes