Buscar

Av II- Cultura popular brasileira

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Cultura Popular Brasileira (ART21)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:460329) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12924629
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A região cultural pode ser definida como um conjunto de relacionamentos culturais entre um grupo e um determinado lugar. A região é uma apropriação simbólica de uma porção do espaço por um determinado grupo, o qual também é um elemento constitutivo da identidade regional. A região sob enfoque da identidade regional, passa a ser entendida como um produto real, é concreta, existe. Ela é apropriada e vivida por seus habitantes, diferenciando-se das demais, principalmente pela identidade que lhe confere o grupo social (BEZZI, 2002, p.17).
A partir da observação imagem anexa e sobre a construção da ideia de nação no Brasil e cultura brasileira, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BEZZI, M. L. Região como foco de identidade cultural. Geografia, v. 27, n. 1, p. 5-19, 2002.
	
	 a)
	A imagem debate sobre o ressurgimento do fundamentalismo local.
	 b)
	A imagem deixa claro o esfacelamento da unidade do território nacional.
	 c)
	A imagem discute a fragilização do multiculturalismo global.
	 d)
	A imagem aborda a afirmação da identidade regional.
	2.
	Existem diferenças entre peças de Arte (Cultura Erudita), de Artesanato (Cultura Popular) e peças industriais (Cultura de Massa). Sobre o Artesanato, analise as sentenças a seguir classificando-as com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
(   )Peças em série.                                       
(   ) Mudanças neste campo são rápidas.                    
(   )Tendência consumista.                    
(   ) Função decorativa ou funcional.
	 a)
	A sequência correta é: F - V - V - F.
	 b)
	A sequência correta é: V - F - F - V.
	 c)
	Todas as afirmativas são falsas.
	 d)
	Todas a afirmativas são verdadeiras.
	3.
	O termo folclore foi cunhado no século XIX pelo pesquisador britânico Willian John Thoms. A palavra folclore vem da fusão de dois termos que identificam esta forma de conhecimento. Qual o significado do termo Folclore?
	 a)
	A sabedoria do povo.
	 b)
	A vida do povo.
	 c)
	A persistência do povo.
	 d)
	A família do povo.
	4.
	Em comparação a outras tendências musicais notáveis da década de 1960, como a Canção de Protesto e a Jovem Guarda, a Tropicália, ao realizar uma mistura de elementos da indústria cultural e de materiais da tradição brasileira, deslocou o debate dicotômico existente de arte engajada e arte alienada. Reformulando as discussões culturais, o Tropicalismo repensou as relações entre arte e política, em um movimento que permitia com que o Brasil fosse visto com novos olhos (FAVARETTO, 2000). O disco e a música Tropicália tornaram-se símbolos do "Tropicalismo", movimento protagonizado por artistas e intelectuais, no Brasil, em finais da década de 1960. Esse movimento destacou-se, principalmente por sua proposta. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Valorização do pluralismo cultural.
(    ) Denúncia das influências estrangeiras.
(    ) Enaltecimento da originalidade nacional.
(    ) Defesa da homogeneização de comportamentos sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FAVARETTO, C.F. Tropicália: alegoria, alegria. Ateliê Editorial, 2000.
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	5.
	Após o Ato Institucional nº 5, instrumento legal promulgado em fins de 1968 que aprofundou o caráter repressivo do Regime Militar brasileiro implantado quatro anos antes, houve um corte abrupto das experiências musicais ocorridas no Brasil ao longo dos anos 1960. Na medida em que boa parte da vida musical brasileira, naquela década, estava lastreada num intenso debate político-ideológico, o recrudescimento da repressão e a censura prévia interferiram de maneira dramática e decisiva na produção e no consumo de canções (NAPOLITANO, 2002). Sobre a música popular na década de 1960, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NAPOLITANO, Marcos. A música popular brasileira (MPB) dos anos 70: resistência política e consumo cultural. In: IV Congresso de la Rama latinoamericana del IASPM, 2002.
	 a)
	O regionalismo musical expandiu-se com Alceu Valença e Elba Ramalho.
	 b)
	Os festivais de Música Popular Brasileira revelaram importantes nomes, como Chico Buarque e Caetano Veloso.
	 c)
	A Jovem Guarda, movimento de destaque deste período, destaca-se pelas músicas de protesto.
	 d)
	Neste período, também surgiu a axé-music com Asa de Águia e Chiclete com Banana.
	6.
	A concepção e a produção dos artefatos artesanais variam conforme a cultura e história local, e é beneficiada pela matéria-prima necessária disponível no território. A produção artesanal é um gerador de renda para a população. Seu uso como fonte de subsistência exige que a compensação financeira seja imediata para o artesão, que em geral, não dispõe de muito tempo e recursos para investir no reconhecimento do mercado, ou na melhoria de suas técnicas e da qualidade do seu produto (VERGARA; SILVA, 2007). Com relação ao artesanato de renda e bordado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Renda de bilro, filé e bordado de crivo são algumas das técnicas dessa modalidade de artesanato.
(    ) As rendas e bordados estão muito presentes nas regiões Sul, Norte e Nordeste.
(    ) A renda tem grande presença no litoral e nas áreas de rios e lagos.
(    ) A produção de rendas e bordados não envolve compensação econômica, não há venda desses artigos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: VERGARA, Sylvia; SILVA, Heliana. Organizações artesanais: um sistema esquecido na teoria das organizações. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, , v. 6, n. 3, p. 32-38, jul. 2007.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	7.
	Os jovens começaram a imitar James Dean e sua juventude transviada. As roupas mais utilizadas eram as jaquetas de couro e a calça comprida. Na música, os moderninhos dançavam o rock and roll e o twist com seus topetes caídos na testa. As indústrias da música e do cinema tornaram-se extremamente poderosas e influentes. Com isso, tanto na música quanto no teatro tem início uma série de protestos. A arte ganha tons revolucionários e contestadores. Isso se deve muito ao cenário exterior, aos movimentos feministas etc. Iniciavam-se os festivais de música brasileira que revelaram compositores de talento como Geraldo Vandré, Torquato Neto, Roberto Carlos, entre tantos outros. Foi a época do surgimento da Jovem Guarda, dos Novos Baianos, do Tropicalismo e da Bossa-Nova. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   ) Dos compositores da Jovem Guarda, podemos destacar: a dupla Roberto e Erasmo Carlos, Getúlio Côrtes, Leno, Carlos Imperial e Rossini Pinto.
(   ) O movimento iniciou-se através de programas de auditório na Televisão Record de São Paulo, que apresentavam músicas que não tinham cunho político.
(   ) Entre os grandes representantes da Jovem Guarda estão Roberto Carlos (O Rei), Erasmo Carlos (O Tremendão) e Vanderléia (A Ternurinha).
(   ) O movimento da Jovem Guarda no Brasil foi criado para combater os efeitos contestadores da Tropicália, disseminando o lema "Brasil ame-o, ou deixe-o".
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	8.
	O movimento cultural identificado como Tropicalismo, iniciado no Brasil em 1967/68, incluiu artistas plásticos, poetas e músicos de vanguarda, que tinham seu pensamento
voltado aos acontecimentos do país. Segundo Favaretto, "foi uma espécie de 'caldeirão' experimental, antropofágico, devorando referências históricas, artísticas e de linguagem provenientes de muitos lugares. Fundiam os ritmos tradicionais brasileiros com o rock, o "iê-iê-iê" do Roberto Carlos e músicas folclóricas populares com Beatles, Rolling Stones e Bob Dylan". Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os principais nomes relacionados ao Tropicalismo foram Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Tom Zé.
(    ) A inovação estética, para a Tropicália, era a arma contra o sistema.
(    ) Como o Brasil vivia a Ditadura Militar, o movimento teve o objetivo de combater esse regime através da música.
(    ) A voz passa a ser utilizada sem grandes contrastes de altura, soando próximo da voz falada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FAVARETTO, C.F. Tropicália: alegoria, alegria. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2000.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	9.
	Analisando a relação entre arte e artesanato, assiste-se, desde a Renascença, algo que se poderia chamar de "processo de autonomização" das manifestações estéticas, que marca a crescente superação da dependência da arte com relação à Igreja, ao Estado e ao poder econômico, rumo à situação - nossa conhecida - da arte encarada como uma esfera autônoma da cultura. Já o concomitante processo de intelectualização, de "espiritualização" como o denomina Theodor Adorno, deve ser entendido "como presença, na fatura da obra de arte, de elementos cada vez mais racionais, indicando a superação total daquela tradicional confusão, existente na Antiguidade e na Idade Média, entre arte e artesanato" (DUARTE, 1994, p.12). Sobre os conceitos de Arte e Artesanato, com base nas informações anteriores e no seu conhecimento, analise as afirmativas a seguir:
I- Artesanato é, a princípio, tudo o que é feito à mão, mas produtos fabricados industrialmente também podem ser considerados artesanato. 
II- As características do artesanato são: confecção manual, funcionalidade, durabilidade, caráter de objeto, intenção decorativa e produção em série artesanal.
III- O artesanato também pode ser classificado em folclórico e/ou popular.
IV- A distinção entre arte e artesanato também denota a distinção de classes sociais e a separação da cultura popular e erudita.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DUARTE, Rodrigo A. P. Arte e modernidade. Psicol. cienc. prof.,  Brasília ,  v. 14, n. 1-3, p. 10-13,    1994 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931994000100003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1  mar.  2017.
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	10.
	Apesar do futebol não ter sido criado no Brasil, e este ter sua origem inglesa, foi trazido para o Brasil por um jovem, que viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerá-lo como sendo o precursor do futebol no Brasil. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Charles Miller.
	 b)
	Edison Arantes do Nascimento.
	 c)
	William John Thoms.
	 d)
	João Rocha.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais