Buscar

ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
1 ) De acordo com os Referenciais para Formação de Professores (1999) como se chama a etapa formativa que ocorre dentro da escola, tanto para os docentes em início de carreira, como para aqueles que já possuem experiência, e que é responsabilidade do Coordenador Pedagógico?
Formação inicial
Formação especializada
Formação continuada
Formação final
Formação em local de livre escolha
2) A formação continuada é considerada função essencial do coordenador pedagógico, sendo vital para que a escola alcance o amadurecimento e a melhoria na qualidade de ensino. Pensando nas contribuições desta formação no desenvolvimento profissional do professor é correto afirmar:
I - A formação deve auxiliar os professores a desenvolver um conhecimento profissional que lhe permita refletir sua prática, bem com a necessidade de revê-la.
II - A formação em serviço requer dos professores a busca em cursos de pós-graduação.
III - A formação em serviço requer do formador, antes de tudo, a busca pela própria formação.
Assinale a alternativa correta: 
As alternativas I e II estão corretas.
Apenas a alternativa III está correta.
As alternativas I II e III estão corretas.
Apenas a alternativa II está correta.
As alternativas I e III estão corretas. 
3) O Ministério da Educação e Cultura, nos Referenciais para Formação de Professores (1999), propõe mudanças na criação dos sistemas de formação – nos quais se articulem os processos de formação inicial (nos cursos de licenciatura) e formação continuada (formação de professores já em exercício, programas promovidos dentro e fora das escolas, considerando diferentes possibilidades - presenciais e a distância) e ainda propõe que a formação de professores se oriente pelos seguintes pressupostos:
(Assinale a alternativa incorreta)
Somente a formação inicial docente não atende os requisitos para uma atuação pedagógica de qualidade, ao longo da carreira.
Os projetos de desenvolvimento profissional só terão eficácia se estiverem vinculados à condição de trabalho, avaliação, carreira e salário.
O desenvolvimento profissional permanente é necessidade intrínseca a sua atuação é, por isso, um direito de todos os professores.
O necessário compromisso com o sucesso das aprendizagens de todos os alunos na creche e nas escolas de educação infantil e do ensino fundamental exige que o professor considere suas diferenças culturais, sociais e pessoais e que, sob hipótese alguma, as reafirme como causa de desigualdades e exclusão.
A atuação do professor tem como dimensão principal a docência, e se restringe a ela: não inclui a participação no projeto educativo e curricular da escola, nem a produção do conhecimento pedagógico ou a participação na comunidade educacional. 
4) O Coordenador Pedagógico de uma determinada escola pesquisou uma série de vídeos da coleção “Matemática D+” produzido pela Revista Nova Escola em parceria com a Pesquisadora Priscila Monteiro. Estes vídeos retratam boas práticas pedagógicas do ensino de matemática para as séries iniciais do ensino fundamental. Durante os horários de formação de professores este Coordenador Pedagógico apresentou este material aos professores e propôs uma análise das aulas apresentadas neste vídeo por meio de algumas perguntas: “Como as aulas estão organizadas? Como se dão as interações com os materiais disponíveis, com as outras crianças (estudantes) e com a professora? O que puderam descobrir, pensar, conversar e aprender com a atividade? Como qualificar a participação das crianças na atividade”? Qual o nome da estratégia formativa escolhida por este Coordenador Pedagógico?
Análise de modelos
Investigação científica
Método das perguntas
Supervisão de práticas
Exposição de mídia
5) NEVES (1995) apresenta as etapas para elaboração do Projeto Político Pedagógico de uma Escola:
I - Análise da situação – levantar indicadores pessoais e escolares dos alunos e indicadores sobre a equipe pedagógica; levantar as condições materiais e financeiras; examinar o entorno da escola e as possibilidades de um trabalho conjunto ou enriquecido pela comunidade;
II - Definição dos objetivos – discutir os objetivos nacionais, acrescentando-lhes outros que atendam à realidade da escola, tendo presentes sua função e seu compromisso social;
III - Escolha das estratégias – levantar quais são os pontos fortes e fracos da escola, identificar quais os que precisam de apoio externo, estabelecer prioridades, apontar o reforço necessário;
IV - Estabelecimento do cronograma e definição dos espaços necessários;
V - Coordenação entre os diferentes profissionais e setores envolvidos.
 
A atuação relacional do Coordenador Pedagógico, envolve três habilidades: o olhar atento, o falar e o ouvir. Quais etapas para a elaboração do PPP estão diretamente relacionadas com a habilidade de ouvir do CP?
III e V
I, II, III e IV
IV e V
I, II e III
I, II e V
6) Considerando a importância do trabalho coletivo na construção do projeto político pedagógico a partir da realidade escolar, em conformidade com a L.D.B/96 e a Constituição Federal/88 é correto afirmar:
A escola é um importante espaço educativo e, os profissionais que nela atuam, possuem competências para participar do seu projeto político pedagógico; 
A escola é um importante espaço educativo e o coordenador que nela atua, necessita buscar sua formação na pós graduação visando competências para elaborar o projeto político pedagógico;
A escola é um importante espaço educativo e o coordenador pedagógico que nela atua, necessita de flexibilidade para contratação de uma equipe técnica para participar do seu projeto político pedagógico;
A escola é um importante espaço educativo e o Supervisor de Ensino, o diretor e o coordenador, possuem competência para participar do seu projeto político pedagógico;
A escola é um importante espaço educativo e o coordenador pedagógico que nela atua, necessita fiscalizar seus profissionais.

Outros materiais