Buscar

Avaliação I Individual Semipresencial - Ética, Política e Sociedade - UNIASSELVI - AH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Ética, Política e Sociedade (ADG18)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:460151) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12719847
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	FRAGMENTO 1
O que seria, então, justiça? Seguindo a definição platônica, uma ação é justa quando dá a cada um o que merece. Deste modo, toda justiça parece estar referida ao mérito, motivo pelo qual haveriam de ser considerados os direitos de todos os que são atingidos por essa ação.
FONTE: Disponível em: <http://www.arcos.org.br/artigos/etica-e-conduta-do-mediador/etica-e-justica>. Acesso em: 12 dez. 2016.
FRAGMENTO 2
O Filósofo Aristóteles, no Livro V da Ética a Nicômacom, diz que, nas pessoas, a justiça é a disposição da alma que graças a qual elas se dispõem a fazer o que é justo, a agir justamente e a desejar o que é justo. Justiça, conforme dito alhures, é considerada como a maior das virtudes, pois esta visa ao "bem do outro", relacionando-se com o próximo. Sendo assim, justiça é aquela disposição da alma de dar a cada um o que é seu, na medida de seus méritos, obedecendo ao nómos político, não se apropriando de nada mais e nada menos daquilo que lhe é devido.
FONTE: Disponível em: <http://www.ambito juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9628&revista_caderno=15>. Acesso em: 12 dez. 2016.
Os dois fragmentos estabelecem uma relação entre o conceito de justiça e ética. O primeiro aborda a ideia de merecimento e o que é de direito. Já o segundo fragmento complementa a ideia de justiça com a noção de algo que visa ao "bem do outro". Nesse contexto, escreva uma redação com o tema: A CONEXÃO ENTRE ÉTICA E JUSTIÇA.
	Resposta Esperada:
O trabalho e a vida em sociedade é baseado em tomar decisões: decisão pessoal que é o ato humano, livre e de inteira responsabilidade de quem toma a decisão; decisão ética que é o ato do homem, que a moralidade norteia; decisão que afeta outrem que é a decisão que considera princípios éticos e toma conhecimento dos direitos e limita-se a tais aspectos. As três maneiras de tomar decisões levam em conta o aspecto pessoal da decisão, a moralidade e a ética do quanto a decisão pode interferir no outro.
Então, a ética influencia a tomada de decisão para determinar quais são os principais valores que vão impactar na vida dos outros. A tomada de decisão envolve momentos de escolha entre o bem e o mal e entre o bem e o bem. 
É nesse momento que a alteridade, a preocupação com o outro e a justiça tomam parte. A tomada de decisão envolve a preocupação com o outro, que é o senso de justiça, porque diz respeito aos outros. Dessa forma, existem tipos de justiça que não se esgotam por si só, mas organizam a sociedade e dão as prioridades, estabelecendo a relação entre ética e justiça.
A justiça social apresenta duas formas: a justiça legal, que são as obrigações dos cidadãos para com o Estado; e a justiça distributiva, que são as obrigações do Estado para com seus cidadãos. 
A justiça legal compreende as obrigações dos cidadãos para a sociedade politicamente organizada, tais como pagamento de impostos, prestação de serviços públicos.
Justiça distributiva leva em consideração o mérito, ou seja, procura respostas às desigualdades e regula as relações entre a comunidade, tais como o Imposto de Renda, quem ganha mais paga mais e quem ganha menos paga menos ou não paga.
Justiça comutativa vem do direito positivo, também conhecida como corretiva, é a justiça que intercede entre as pessoas físicas ou jurídicas, em virtude de contratos em que são fixadas as obrigações das partes.
Justiça equitativa é aquela que parte do pressuposto de que todos são iguais.
Parte inferior do formulário

Outros materiais