Relatório PIM II - VIVIANE
10 pág.

Relatório PIM II - VIVIANE


DisciplinaDinâmica das Relações Interpessoais1.061 materiais3.484 seguidores
Pré-visualização2 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA \u2013 UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO PIM II
SÃO PAULO, 30 de maio de 2019
	Nº.
	NOME
	RA
	01
	Viviane Alegre Coelho Siqueira
	1953687
	02
	Regina Célia da Silva Ramos
	1968372
A SOCOPA S.A, Instituição Financeira fundada em 1967, escolhida por ser uma empresa conhecida no mercado de atuação.
Não tenho atuação diária na Instituição. Quem trabalha na Socopa é meu cônjuge que foi quem me forneceu auxílio nas informações aqui prestadas.
Entendi que a Socopa está bem qualificada para descrição dos temas de Relações Interpessoais, Economia e Mercado e Gerenciamento de Serviços Jurídicos que foram as matérias estudas em um primeiro momento.
INTRODUÇÃO
Constituída em 1967, a SOCOPA é uma das corretoras de valores mais tradicionais do Brasil e tem sólida reputação no Mercado Financeiro.
É pioneira em investimentos online em Bolsa de Valores no Brasil e aprimora continuamente sua tecnologia para maior segurança e rapidez nas operações.
Com um leque extenso de produtos e serviços, oferece aos clientes as mais diversas soluções financeiras e conta com a estrutura completa do Banco Paulista.
É isso que faz da SOCOPA uma das principais corretoras de valores do País.
Convido a todos conhecer um pouco mais sobre a SOCOPA nas páginas a seguir.
DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
A SOCOPA S.A., Instituição Financeira é autorizada a funcionar pelo Banco Central, fundada em 1967 passando em 2015 à Banco Múltiplo de Investimentos.
 No Mercado de Câmbio o BANCO PAULISTA pertencente ao grupo, se mantém entre as 20 maiores instituições financeiras em volume negociado e entre as 10 maiores em número de operações, pelo Ranking do Banco Central do Brasil.
 Em conjunto, o BANCO PAULISTA e a SOCOPA atuam na montagem de Operações Estruturadas de Tesouraria e de Derivativos, oferecendo soluções específicas para atender a necessidade de cada cliente, além de opções diversificadas de investimentos.
 Possuí um criterioso Canal de Ética a ser seguido e respeitado que é uma ferramenta de comunicação para sugestões e relatos de condutas e comportamentos incoerentes com os princípios éticos da Socopa e é de uso de funcionários, terceiros e clientes. 
Pertencer a um grupo e ser aceito, são sinônimos de valorização e aceitação. Geralmente passam por uma sequencia padronizada em sua evolução, e esta constitui um modelo de cinco estágios no desenvolvimento do grupo coo um todo: Formação, Tormenta, Normalização, desempenho, Interrupção.
Na Socopa, existe uma estruturação nas equipes de trabalho, alocando os funcionários em grupos de acordo com as tarefas definidas formalmente por: Especialização do trabalho, Departamentos, cadeia de comando, amplitude de controle, centralização e descentralização, formalização, Estrutura simples, burocrática e matricial. 
Segundo (ROBBINS, 2008, p.359), \u201cNas últimas décadas, os dirigentes de muitas organizações vêm trabalhando para desenvolver novas opções estruturais que possam ajudar suas empresas a competir mais eficazmente\u201d.
O fator que é mais é levado em consideração na empresa Socopa como um todo é o Ser Humano. As necessidades e condições das pessoas são informações consideradas pela Socopa como critérios de respeito, pois um funcionário com sua atenção plena nas suas atividades a serem desenvolvidas diariamente trazem mais recursos e resultados para a empresa.
ECONOMIA E MERCADO
Desde sua fundação, A SOCOPA \u2013 Sociedade Corretora Paulista S/A é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil e muito além da obrigação de informar e gerenciar os dados de quem os procura, é o desejo de disponibilizar para o Mercado as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. A adequada transparência resulta em confiança, tanto interna quanto nas relações da Organização com as demais partes interessadas.
	Em suas Regras Gerais de atividade como Corretora de Valores, caracterizam-se as seguintes relevâncias: Conflitos de Interesse no Mercado de Capitais e Administração de Recursos de Terceiros. 
CONFLITOS DE INTERESSE NO MERCADO DE CAPITAIS
	No tratamento com clientes, fornecedores, prestadores de serviços e qualquer pessoa física ou jurídica que realizarem negócios com a Socopa, os colaboradores devem privar-se de qualquer ação ou omissão nas situações que, porventura, provoquem conflitos entre os seus interesses pessoais e o da Socopa.
As decisões de negócios devem ser tomadas em conformidade com o interesse da Socopa e unicamente com base na qualidade dos serviços, no preço e em outros fatores competitivos, sem influência de inclinações pessoais ou conflitos de interesses.
Os colaboradores não podem jamais usar de sua posição na Socopa, por exemplo, para obterem vantagens pessoais ou estimular atos contrários aos interesses da Socopa ou dos padrões éticos estabelecidos.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS DE TERCEIROS
	Informações privilegiadas são aquelas que chegam ao conhecimento de alguém em decorrência do cargo que este ocupa na organização e que, se forem utilizadas de forma indevida pelos seus detentores, poderão beneficia-los de forma ilícita, direta ou indiretamente ou ainda, acarretar prejuízos a Instituição.
	Uma informação privilegiada tem, por exemplo, as seguintes características:
Informação que envolva uma empresa de Capital aberto;
Que não esteja geralmente disponível ou que não tenha sido tornada pública;
Que seja específico o suficiente para permitir a conclusão sobre a direção do impacto dos preços; e
Que seja relevante na formação de preços, isto é, que tenha efeito significativo no preço dos instrumentos financeiros ou no preço dos derivativos relacionados, se a referida informação fosse pública.
No Brasil existe legislação que obriga os emitentes de títulos listados em Bolsa a publicar qualquer fato relevante sobre as atividades da companhia, que possam ter um impacto significativo sobre os ativos, posição financeira ou performance de negócios e que teriam um efeito decisivo sobre o valor de mercado de tais títulos. 
Sandroni (1999, p. 118) define concorrência como:
[...] Os capitais podem, então, circular livremente entre os vários ramos e setores, transferindo-se dos menos rentáveis para as mais rentáveis em cada conjuntura econômica. Nesse caso, o mercado é concorrencial em alto grau. De acordo com a doutrina liberal, propugnada por Adam Smith e pelos economistas neoclássicos, a livre-concorrência entre capitalistas constitui a situação ideal para a distribuição mais eficaz dos bens entre as empresas[...]
A SOCOPA, por meio de sua área de Gestão de Recursos de Terceiros, oferece aos seus clientes soluções customizadas de investimentos através de Fundos Exclusivos, Fundos Estruturados, Fundos de Investimentos em Ações, Fundos de Investimento em Renda Fixa e Fundos Multimercado.
Observando os mais elevados princípios de Governança Corporativa e \u201cchinese wall\u201d, a SOCOPA atua com total independência da Tesouraria proprietária, sempre buscando oferecer as opções de investimento que melhor atendam as expectativas de seus clientes.
Através de equipe de profissionais com sólida formação e longo histórico de atuação no mercado, a SOCOPA busca manter consistência na sua filosofia de investimento.
Tem como principais objetivos garantir o alinhamento dos projetos com os objetivos da Instituição; avaliar a viabilidade, priorizar e deliberar os projetos solicitados; propor a criação de grupos de trabalho e/ou subcomitês para auxiliarem nas decisões do Comitê, definindo seus objetivos, composição e prazo para conclusão de seus trabalhos; adequar os projetos ao volume de recursos orçamentários disponíveis; controlar periodicamente os projetos em execução; monitorar os resultados obtidos em suas implantações; aprovar o Orçamento de Investimento Anual de TI e realizar o gerenciamento dos principais