Buscar

Apol 1 Responsabilidade Social e Empresarial e Sociologia Organizacional

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sociologia Organizacional
A ciência moderna se edificou sob a condição de que para compreender um fenômeno devemos delimitá-lo. Nesse sentido, diferentes correntes teóricas propõem explicações, por vezes discordantes sobre os fenômenos sociais das organizações. Considerando essa informação, leia as afirmações abaixo: 
I – Toda teoria sociológica aplicada à organização vai investigar um fenômeno social delimitando-o para poder compreender os elementos que dele fazem parte. 
II – Pela necessidade de delimitação de um fenômeno da realidade para construção do conhecimento científico, toda explicação sobre a esfera social de uma organização representa um recorte daquela realidade.
Nota: 20.0
	
	A
	a) A asserção I é Verdadeira e a II é Falsa
	
	B
	b) A asserção I é Falsa e a II é Verdadeira
	
	C
	c) As duas asserções são verdadeiras e a II complementa a I
Você acertou!
o conhecimento científico moderno é caracterizado pela delimitação e divisão do fenômeno em partes menores para sua compreensão. Desse modo, cada abordagem teórica representa um recorte da realidade, que pouco a pouco vai sendo ampliado na medida que novas investigações vão sendo empreendidas. Aula 1; Tema 1
	
	D
	d) As duas asserções são verdadeiras, mas não estão relacionadas
	
	E
	e) As duas asserções são falsas.
Questão 2/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
Com a ideia de sustentabilidade em alta, tanto para negócios em geral, quanto para organizações sem fins lucrativos e governos, perguntas relacionadas ao assunto se tornam mais frequentes. Empresas e empreendimentos buscam tornar contemporânea sua ação no mercado e sociedade, seguindo a tendência para um futuro próximo de que o consumidor se tornará cada vez mais responsável, exigindo conhecer o impacto econômico, social e ambiental de seus padrões de consumo e dos produtos que escolhe. Organizações na Europa e Estados Unidos já têm percebido e acolhido essa tendência, buscando apresentar seus resultados em triplo critério, isto é, considerando esses três aspectos: ambiental, social e econômico. Sendo assim, desenvolver processos de gestão sustentável requer o conhecimento de conceitos, diretrizes e a visão que fundamenta a área.
(http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/o-que-e-triple-bottom-line/102114/)
 
A partir do texto, analise as afirmações a seguir: 
I – São aspectos do conceito de sustentabilidade: visão sistêmica, a responsabilidade nas relações e impactos provocados pelas organizações. 
II – O conceito de sustentabilidade não se aplica adequadamente no texto.
III – O texto aborda os parâmetros estabelecidos no Relatório de Brundtland Comission apresentados na Conferência em 2012.
IV – O texto fala da importância e tendência nos negócios para a adoção do tripé da sustentabilidade (Triple Bottom Line – 3P’s) proposto pelo sociólogo britânico, decano do movimento da sustentabilidade corporativa John  Elkington. 
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a sentença I está correta.
	
	B
	Apenas a sentença II está correta.
	
	C
	Apenas as sentenças I e IV estão corretas.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (C), porque a gestão da sustentabilidade se ampara nesses conceitos e critérios.   As demais alternativas estão incorretas porque o conceito de sustentabilidade se aplica adequadamente no texto e a data em que foi publicado o Relatório de Brundtland Comission foi em 1987, abordando as principais questões sobre desenvolvimento sustentável. Rota 1 – Temas 1.
	
	D
	Apenas as sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as sentenças I, II e III estão corretas.
Questão 3/5 - Sociologia Organizacional
Entre as correntes teóricas clássicas encontramos o entendimento tanto de que a sociologia deve descrever a realidade, tal qual um biólogo descreve uma interação intracelular, mas também encontramos perspectivas que entendem que o conhecimento sociológico deve ser propositivo na transformação social. Considerando essas diferenças, podemos considerar que a sociologia é crítica quando:
Nota: 20.0
	
	A
	a) Se exime de juízos sobre a realidade.
	
	B
	b) Se opõe radicalmente ao método científico.
	
	C
	c) Busca construir conhecimento para instrumentalizar mudanças sociais.
Você acertou!
As abordagens críticas da sociologia são, em geral, derivadas do marxismo. Essa corrente é caracterizada pela busca de transformação social através da emancipação daqueles que são explorados pelas classes dominantes da sociedade.Aula 1; Tema 2
	
	D
	d) Busca teorizar vias que permitam manter a ordem social do status quo.
	
	E
	e) Tem como objetivo estabelecer leis universais de funcionamento da ordem social.
Questão 4/5 - Sociologia Organizacional
O termo sociologia foi popularizado por Auguste Comte no século XVIII e edificado como disciplina acadêmica por Émile Durkheim no século XIX. Este campo da ciência busca compreender em diferentes níveis de análise elementos estruturantes da vida social. 
Leia atentamente as asserções abaixo: 
I - A sociologia organizacional tem como objeto de estudo a interação e funcionamento de grupos sociais com vistas a compreender como se estruturam em função de interesses comuns.
II - As empresas são uma forma de organização social formadas que visam objetivos convergentes ou compartilhados.
Assinale a alternativa correta
Nota: 20.0
	
	A
	a) A asserção I é Verdadeira e a II é Falsa
	
	B
	b) A asserção I é Falsa e a II é Verdadeira
	
	C
	c) As duas asserções são verdadeiras e a II complementa a I
Você acertou!
A afirmação II complementa a I pois cita as empresas como uma modalidade de organização que é objeto de interesse da sociologia organizacional. Aula 1; Tema 1.
	
	D
	d) As duas asserções são verdadeiras, mas não estão relacionadas
	
	E
	e) As duas asserções são falsas.
Questão 5/5 - Sociologia Organizacional
Marx chegou à conclusão que a consciência humana era um efeito histórico da forma com que a humanidade produzia os bens materiais necessários para sua própria existência. Com isso, o autor percebeu que em todos os momentos da história, as sociedades se organizavam em função da produção e reprodução da própria vida a partir das condições materiais de existência. Sobre a concepção de estruturas sociais em Marx, relacione os elementos às suas respectivas categorias: 
1. infraestrutura
2. superestrutura
( ) Relações de produção 
( ) Governos
( ) Leis
( ) Meios de produção
Nota: 20.0
	
	A
	a) 1, 2, 2, 2
	
	B
	b) 2, 2, 1, 1
	
	C
	c) 2. 1, 2, 1
	
	D
	d) 1, 2, 2, 1
Você acertou!
A detenção ou não dos meios de produção e as relações de produção que derivam dessa condição são as causas da ordem social como a conhecemos. A forma aparente dessa ordem, ou seja, a aparência produzida pela infraestrutura se manifestam nas formas de governo, nas leis e na cultura. Aula 1; Tema 2
	
	E
	e) 1, 1, 2, 1

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes