Buscar

etica e cidadania desafio colaborativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uninassau – Polo Rolante
Curso: Pedagogia
Disciplina: Ética e Cidadania
Professor executor: Andressa Ribeiro de Queiroz
Tutor: Roberto Santos Leite Falcão de Lima
Aluno: Luciane Lange
Espero que tenha gostado do conteúdo da disciplina, que foi produzido com o intuito de levá-lo (a) a um caminho de sucesso profissional e acadêmico.
Com base no que foi estudado, analise o parágrafo abaixo:
Para uma empresa ser respeita e admirada por todos os seus públicos, é fundamental adotar um compromisso moral de transparência e ética na condução de todas as suas práticas.
Companhias são feitas de pessoas, pessoas são complexas e muitas não têm ética, por falta de compromisso com elas mesmas, por falta de um objetivo real e maior na vida, por falta de vontade, influências de maus exemplos, etc.
Disponível em: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/a-importancia-da-etica-dentro-das-organizacoes/114098/
De acordo do que você entende sobre a utilização das regras e normas nas empresas, como também a utilização das sanções, responda ao questionamento a seguir:
Caro (a) estudante, você acredita que é importante que as empresas tenham regras/normas bem definidas, assim como sanções administrativas e, que esclareça estas instruções para todos os seus colaboradores? 
Nesse contexto, elabore um texto dissertativo-argumentativo justificando sua resposta com, no mínimo 30 linhas, lembrando de utilizar as normas da ABNT e fazer as devidas referências bibliográficas, caso utilize embasamento teórico.  
 Normas éticas dizem respeito aos valores atrelados para certas condutas. A norma ética associa um juízo de valor a conduta relacionada a ela. As sanções são formas de garantir que a conduta em função do seu juízo de valor atrelado, seja cumprida. Atualmente as empresas vem buscando aplicar e garantir que suas normas e condutas sejam respeitadas e seguidas pelos seus colaboradores.
 O esclarecimento das normas e condutas cria um ambiente favorável e de acordo com a missão e os valores da empresa/profissão. Esse “manual de conduta ” exposto pela empresa aos seus colaboradores também contribui para a seleção de pessoal dentro do perfil que a empresa deseja. Esse último ponto, traz uma vantagem muito importante para o empregador, visto que com profissionais alinhados com o objetivo empresarial, o envolvimento dos colaboradores e dedicação para com o sucesso das atividades exercidas serão muito mais eficientes.
 Além de tudo o ambiente de trabalho proporcionado para essas equipes, será prazeroso e transmitirá confiança a partir do momento em que as sanções administrativas atuam para a garantia de que as normas éticas e condutas serão seguidas conforme orientação da empresa.
 Algumas profissões possuem conselhos de ética específicos, esses conselhos existem para padronizar procedimentos operacionais e comportamentais, garantindo assim segurança aos profissionais e usuários do serviço/produto. Alguns exemplos de conselhos bastante conhecidos são: Conselho Federal de Medicina, Conselho federal de Engenharia e Agronomia. Também é função dos conselhos fiscalizar o cumprimento das normas éticas estabelecidas. O não cumprimento prevê aplicação de penalidades ao profissional, isso garante a segurança, justiça e respeito com a sociedade e trabalhadores da área.
 É fundamental que as empresas tenham bem claramente exposto a norma ética e conduta que deverão ser seguidas pelos colaboradores. Essa ação garante que pessoas de má índole, desonestas, desalinhadas com o propósito empresarial, causem danos a sociedade bem como aos funcionários de modo geral. Assim como as sanções garantem o cumprimento das normas o código de ética e conduta esclarece o que a empresa espera do comportamento profissional do colaborador.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
ESTRUTURA DAS NORMAS ÉTICAS. Disponível em: 
Https ://roneyfischer.jusbrasil.com.br/artigos/327195842/estrutura -das- normas- éticas. Acesso em: 24 agosto. 2019. 
ÉTICA: CONDUTA REAL E CONDUTA IDEAL. Disponível em: 
Https :// www.direitonet.com.br/artigos/exibir/5754/Etica -conduta- ideal-e-conduta- real. Acesso em: 24 de agosto 2019.

Outros materiais