QUESTIONÁRIO UNIDADE II SUPORTE BASICO DE VIDA
5 pág.

QUESTIONÁRIO UNIDADE II SUPORTE BASICO DE VIDA


DisciplinaSuporte Básico de Vida269 materiais935 seguidores
Pré-visualização1 página
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A asma é caracterizada pelo estreitamento dos bronquíolos, ocasionando dificuldades na passagem do ar atmosférico para os pulmões, resultando em comprometimento do ciclo respiratório e outras alterações graves. Referente à temática, analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa incorreta:
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Não devem ser administradas as medicações de resgate em crises moderadas a grave devido ao risco de piora da gravidade, portanto, o paciente deve ser encaminhado ao hospital e na instituição ser medicado.
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A gravidade dos traumatismos abdominais baseia-se, especialmente, na possível existência de uma lesão visceral, capaz de produzir alterações gerais graves como são as peritonites ou as hemorragias. Analise o caso a seguir:
Sr. Mário, 50 anos, sofreu um ataque com arma branca durante um assalto, ocasionando um ferimento extenso na região abdominal que levou a evisceração.
Refletindo sobre o Atendimento Pré-Hospitalar e ao Suporte Básico de Vida a vítima com trauma abdominal e evisceração, analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa incorreta :
 
 
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Deve-se tentar reintroduzir as vísceras no abdômen e após ocluir com bandagem.
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A hipotermia é caracterizada pela temperatura interna baixa onde o organismo não está produzindo calor na mesma proporção que perde. Analise as afirmações referente à temática e escolha a alternativa correta:
I- Estão entre os sinais e sintomas: alteração do estado mental, tremores, abdômen frio e baixa temperatura.
II- Na hipotermia profunda, a vítima apresenta pele fria com ausência de tremores, havendo a necessidade de calor externo para recobrar a temperatura.
III- Na hipotermia branda, a vítima apresenta temperatura interna acima de 32ºC, tremores, fala não compreensível, lapso de memória e descoordenação.
É correto afirmar:
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Todas as afirmativas estão corretas.
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	As queimaduras podem ser classificadas de acordo com o mecanismo agressor, em físicas e químicas. As queimaduras causadas por agentes químicos podem ser provocadas por ácidos ou álcali. Atualmente, são identificados mais de 25.000 produtos capazes de causar tais lesões. Referente à temática, analise a seguir os cuidados que devem ser oferecidos devido a uma queimadura química e escolha a alternativa incorreta :
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Não remover a substância da pele ou roupas que provou a queimadura devido ao risco de autocontaminação.
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Convulsões são contrações musculares incoordenadas e involuntárias decorrentes do aumento excessivo da atividade elétrica em determinadas áreas do cérebro. Deste modo, relacionado ao atendimento da vítima o socorrista deve:
I- Proteger a vítima contra traumas e impedir complicações graves, como a broncoaspiração.
II- Posicionar imediatamente a vítima em decúbito lateral e afrouxar suas vestes.
III- É indicado colocar os dedos, ou objetos, na cavidade oral do paciente tentando segurar sua língua para prevenir obstrução de vias aéreas.
IV- Encaminhar a vítima para o hospital se esta apresentar-se inconsciente ou com dificuldades respiratórias.
É correto apenas o que se afirma em:
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Afirmações I, II e IV.
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	No Brasil, ocorrem quatro gêneros de serpentes venenosas, com dezenas de subespécies reconhecidas. Os gêneros Bothrops (jararacas) e Micrurus (corais) podem ser encontrados em todo o território nacional, enquanto o gênero Crotalus (cascavéis) se distribui preferencialmente pelo Sudeste e Sul e as Lachesis (surucucus), na Região Amazônica. Tais acidentes devem ser atendidos em unidades equipadas para urgências e emergências clínicas, não só pela exigida rapidez na neutralização das toxinas inoculadas pela picada, como pela frequente necessidade de introdução de medidas de sustentação das condições vitais dos pacientes.
Portanto, nesta perspectiva, você está em sítio e presencia uma pessoa sendo mordida por uma cobra peçonhenta coral na perna esquerda, nesta situação é correto afirmar que as condutas a serem aplicadas são:
I- Capturar a cobra para o reconhecimento da mesma garantindo o tratamento correto.
II- Realizar imediatamente um torniquete na perna mordida a fim de evitar a distribuição do veneno.
III- Manter a pessoa tranquila e deitada. Deve-se aplicar compressas de água quente para retardar os efeitos do veneno.
IV- A gravidade de complicações decorrentes a acidentes com cobras peçonhentas dependerá da potência da fixação das presas da cobra no indivíduo, da quantidade de veneno injetado e do tamanho da pessoa atingida, devendo estes fatores serem analisados.
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Afirmações I, II e III estão incorretas e a afirmação IV está correta.
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Nos casos de emergências toxicológicas, são ações de enfermagem, exceto:
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Os venenos ingeridos produzem efeitos imediatos, não havendo necessidade de acompanhamentos tardios.
Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Observe a figura e o texto:
 \u201c
O torniquete é um recurso extremo, que somente deverá ser utilizado em situações em que for absolutamente impossível controlar um sangramento, e quando for imprescindível para salvar a vida da vítima. \u201d
Analise as afirmações abaixo que caracterizam as complicações da utilização do torniquete:
I- Lesão de nervos e artérias.
II- Aumento de circulação sanguínea na área abaixo da lesão.
III- Formação de coágulos sanguíneos e substâncias da degeneração celular abaixo do local de aplicação.
IV- Não apresenta complicações.
É correto o que se afirma em:
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Afirmações I e III.
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Você está almoçando com um grupo de amigos quando, subitamente, um dos clientes do restaurante, um adulto IMC 23 se engasga, a pessoa tenta tossir e não consegue e você visualiza que ela está muito agitada, em pé, levando a mão a garganta, com dificuldade em falar e iniciando desconforto respiratório. Considerando a Manobra de Heimlich que deve ser aplicada à vítima de engasgamento, analise as afirmativas a seguir e escolha a alternativa incorreta:
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Em vítimas gestantes e obesos, deve-se realizar golpes abdominais e subdiafragmáticos.
Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Você está na praia e presencia um adulto sendo resgatado do mar devido afogamento. Considerando a abordagem e os cuidados que devem ser prestados a uma vítima de afogamento, em água doce ou em água salgada, analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.
I- Se houver necessidade de virar a vítima que estiver em decúbito ventral dentro d\u2019água, manter a cabeça dela linhada com o corpo, colocar uma de suas mãos no meio das costas da vítima, e a outra no peito, apoiando com os antebraços a cabeça dela.
II- Se constatado parada respiratória, a respiração boca a boca somente deverá ser feita fora da água.
III- Deve-se tomar cuidado com a região cervical ao manusear vítimas de afogamento, uma vez que uma das principais causas de lesão cervical são os acidentes em meio líquido, principalmente os relacionados a mergulho com choques em obstáculos.
IV- Não há necessidades de aplicar o colar cervical e a prancha longa para remover a vítima da água.
É correto afirmar:
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
As afirmações I e III estão corretas.