A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
Resumo Tecnologias da Informação

Pré-visualização | Página 1 de 2

Resumo Tecnologias da Informação
1)	A importância das memórias é notadamente um item importante no sistema computacional e estão ligadas ao desempenho do processador e dos programas. O tipo de memória com grande capacidade para carregar programas de alta velocidade, caracterizada como memória de trabalho, é denominada como:
Resposta Selecionada:	a. RAM.
Comentário: memória de acesso aleatório utilizada para grande velocidade do sistema computacional e responsável pela quantidade de programas e dados que se pode abrir simultaneamente.
2) 	Analise as proposições a seguir sobre o histórico dos computadores:
I. Os computadores utilizavam transistores e dispositivos semicondutores de estado sólido conectados em placas de circuito impresso.
II – Os computadores passaram a utilizar circuitos integrados formados por milhares de transistores em circuitos impressos em chips minúsculos de silício, possibilitando um aumento da memória e das velocidades de processamento de vários milhões de instruções por segundo (MIPS).
As proposições I e II se referem respectivamente as gerações:
Resposta Selecionada:	b. Segunda e Terceira
Comentário: Segunda geração (1959-1963): utilizavam transistores e dispositivos semicondutores de estado sólido conectados em placas de circuito impresso. Núcleos magnéticos eram utilizados para a memória principal, e, para armazenamento secundário, eram utilizados discos magnéticos removíveis e fitas magnéticas.
Terceira geração (1964-1979): passaram a utilizar circuitos integrados formados por milhares de transistores em circuitos impressos em chips minúsculos de silício, possibilitando um aumento da memória e das velocidades de processamento de vários milhões de instruções por segundo (MIPS).
3)	Micro-onda terrestre, satélites de comunicação, tecnologias para celular e tecnologias sem fios (wireless) são componentes de:
Resposta Selecionada: a. Tecnologias e mídias de telecomunicações que são os meios para transmissão dos sinais de rede.
Comentário: são as tecnologias e as mídias de telecomunicação que são utilizadas para transmissão de sinais de rede como meio para a transmissão dos sinais e interconexão dos componentes como computadores, celulares e smartphones.
4)	O termo Tecnologia da Informação (TI) é utilizado para designar o conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, ao processamento e à comunicação da informação, bem como a organização desses recursos em um sistema capaz de executar um conjunto de tarefas. Qual dos itens a seguir não é um dos recursos de TI?
Processos de negócio
5	O tipo de meio de transmissão formado por quatro camadas: um condutor interno de cobre para transmissão de dados, uma camada isolante plástica (dielétrico), uma malha de metal protetora das duas anteriores e o revestimento chamado de jaqueta é conhecido como:
Resposta Selecionada: c. Cabo coaxial
Comentário: Os cabos coaxiais são formados por quatro camadas: um condutor interno de cobre para transmissão de dados, uma camada isolante plástica (dielétrico), uma malha de metal protetora das duas anteriores e o revestimento chamado de jaqueta.
6)	Quais das tecnologias de comunicação wi-fi o uso de um esquema chamado Multiple-Input and multiple‑output (MIMO)?
Resposta Selecionada: d. 802.11n
Comentário: O padrão 802.11n surgiu em 2004 com equipamentos para o padrão 802.11g e os anteriores, substituindo‑os e tendo como principal característica o uso de um esquema chamado Multiple-Input and multiple‑output (MIMO), capaz de aumentar consideravelmente as taxas de transferência de dados, pela combinação de várias vias de transmissão.
7)	Qual dos itens abaixo não é considerado um dispositivo (periférico de saída)?
Resposta Selecionada: c. Reconhecimento de caracteres de tinta magnética.
Comentário: O Reconhecimento de Caracteres de Tinta Magnética (MICR) é um dispositivo (periférico) de entrada empregado pelo setor bancário para ler e validar a linha magnética de dados de cheques. Leitora de tarja magnética que lê os dados de identificação do banco e do cliente escritos na parte inferior do cheque.
8)	Quando mencionamos elementos em sua forma bruta que por si só nada de valor revela, estamos mencionando:
Resposta Selecionada: a. Dados
Comentário: Dado é a unidade bruta, sem complemento ou descrição, mas de sentido único de uma informação; por exemplo, 42. O que podemos afirmar, sem medo de errar sobre esse dado, é que ele é um número, somente isso. Assim, informação é o complemento de um dado, de maneira que dê sentido, orientação,unidade ou descrição sobre o dado, como 42 anos, 42 (número do endereço ou número de um calçado), 42 unidades de parafusos, 42 pessoas, 42 dias etc.
9)	São formadores da base da informação no meio eletrônico e quando são: único, sem sentido, orientação ou unidade quantificável. São características de:
Resposta Selecionada:	d. Dados.
Comentário: São as características de dados que requerem um complemento e sentido.
10)	Um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informações é chamado de:
Resposta Selecionada:	b. Mainframe
Comentário: O mainframe é um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informações. Os mainframes são capazes de oferecer serviços de processamento a milhares de usuários por meio de milhares de terminais conectados diretamente ou por intermédio de uma rede. 
11)	A característica que expressa o equilíbrio dinâmico entre as partes de um sistema é:
Resposta Selecionada: e. Homeostasia.
12)	Em um sistema computacional básico (computador), quem é o responsável por realizar cálculos matemáticos e fazer comparações lógicas?
Resposta Selecionada: d. Unidade lógica e aritmética.
13)	Correta	Para que as tecnologias da informação criem valor para o negócio, é necessário que elas tenham utilidade e garantia. Qual dos itens abaixo não é uma questão relacionada à garantia?
Resposta Selecionada:	a. Desempenho.
14)	Qual é a tecnologia responsável por permitir a transmissão da voz através de pacotes de dados do Protocolo de Internet?
Resposta Selecionada: d. Tecnologia de Voz sobre IP.
15)	Analise as proposições a seguir:
I. A Internet é a rede mundial de computadores criada ao final da Segunda Grande Guerra pelos militares americanos para prover as comunicações com os batalhões, aproveitando a infraestrutura pública de comunicação (telefônica) disponível no caso de uma guerra e de destruição gigantesca.
II. A Extranet é uma rede interna (local), com as características da internet, mas utilizada dentro de uma empresa (domínio), em que os departamentos comunicam-se por meio de home-pages e e-mails, utilizando infraestrutura própria de rede e HW rede.
III. A Rede Privada Virtual (VPN) é um sistema de mais segurança para criar intranets e extranets.
Resposta Selecionada:	Corretab. I e III, apenas. 
Comentário: Extranet: uma rede interligando as unidades de uma empresa (matriz e filiais) que estão em locais diferentes, utilizando os conceitos e infraestrutura pública de comunicações.
16)	Qual é o equipamento, ou hardware, ou programa de computador, utilizado para proteger as redes de computadores contra a invasão de programas maliciosos e vírus, bem como invasões de pessoas não autorizadas?
Resposta Selecionada:	Correta c. Firewall. 
Comentário: Um firewall de rede é um equipamento, um hardware, ou um programa de computador, ou, nesse caso, um software. É o mais usado para proteger as redes de computadores contra a invasão de programas maliciosos e vírus, bem como invasões de pessoas não autorizadas, oferecendo um acesso seguro aos usuários e a outras redes, ou seja, promove a filtragem de conteúdos, acessos e pessoas que possuem permissão para interagir na rede de forma interna bem como externa, permitindo somente o acesso a autorizados.
17)	Qual das seguintes afirmações melhor descreve um computador que atua como o servidor de rede local ou remota?
Resposta Selecionada:	Correta b. Utilizado