Buscar

TRABALHO DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE LICENCITATURA EM LETRAS
DISCIPLINA: PRODUÇÃO TEXTUAL II
PROFESSOR TUTOR: MARIA PAZ PIZARRO PORTILLA
TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: OS GÊNEROS TEXTUAIS E SUAS CARACTERÍSTICAS
ALUNO AUTOR DA ATIVIDADE: ANDRESSA CORRÊA CARVALHO DE OLIVEIRA
DATA: 17/09/2019
Introdução
Falar sobre a escrita, tendo em vista as particularidades a ela atribuídas, por vezes, até se torna um tanto quanto contraditório, partindo de duas prerrogativas: a escrita é um ato social, embora no momento de materializá-la, ela seja concebida como: individual, solitária. Assim, eis que esses aspectos paradoxais permitem-nos fazer algumas considerações, justamente para compreendermos acerca dos chamados gêneros textuais, aqui tratados de forma específica como sendo aqueles relacionados ao cotidiano. Assim, vale esclarecer que essa concepção (cotidiano) advém do fato de se tratar de algo recorrente, usual, que se manifesta de forma pontual, como é o caso da carta pessoal, e-mail, blog, diário, entre outros.
Ao enfatizarmos acerca do caráter uno, solitário, de tal modalidade, não há como negar que as habilidades de que deve dispor o emissor ao se posicionar frente a uma produção textual, tais como o conhecimento linguístico e extralinguístico, são de vez trazidas para o mundo interior de quem escreve, ou seja, ali, naquele momento, ninguém mais participa desse processo, por isso tal individualismo.
Contudo, materializado o discurso que ora foi produzido, esse assume um caráter social, haja vista que o propósito de escrever algo sempre se dá calcado na intenção de atingir o outro, isto é, a não ser que se trate de um diário, nunca escrevemos para nós mesmos, mas sim para “alguém que está do lado de fora”. Com base nesses propósitos, amigo(a) usuário(a), não poderíamos deixar que nossas intenções passassem em branco, por isso, dedicamos este espaço inteirinho a você, no sentido de que compreenda acerca de algumas questões elementares que pontuam a existência dos muitos gêneros que circundam no espaço social, fazendo parte de nosso cotidiano, acima de tudo. Entre elas, o fato de que quando escrevemos, sempre o fazemos para alguém (para quem?); se assim procedemos, sempre dispomos de uma intenção (para quê, com que finalidade?) e, por último, de que forma escrevemos (qual o discurso utilizado?).
Desenvolvimento
Podemos fazer uso de elementos da cultura popular, por meio das artes, também através dos mais variados estilos gráficos e literários, além daqueles surgidos com o advento da era digital, inclusive por intermédio das ações de educação com vistas ao uso racional e preservação ambiental através do reuso dos recursos naturais, a serem utilizados como veículos de transporte e assimilação da mensagem, cujo propósito maior seja transformar os escolares em agentes multiplicadores do conhecimento adquirido, tanto dentro quanto no convívio fora do ambiente escolar.
Todo o conteúdo apresentado e mostrado para discussão da elaboração deste trabalho textual teve o cunho de alerta sobre o meio-ambiente e convívio sustentável com o homem. A apresentação foi diversificada como vídeo-blog, relato pessoal, blog informativo com noticias jornalístico, mas o aprendizado em educação ambiental e preservação do meio-ambiente foram tratados a todo tempo. 
Os gêneros textuais são inúmeros e cada um deles possui o seu próprio estilo de escrita e de estrutura. Alguns deles são:
Conto maravilhoso;
Conto de fadas;
Fábula;
Carta pessoal;
Lenda;
Telefonema;
Poema;
Narrativa de ficção científica;
Romance;
E-mail;
Manual de instruções;
Lista de compras;
Edital;
Conto;
Piada;
Relato;
Relato de viagem;
Diário;
Autobiografia;
Curriculum vitae;
Notícia;
Biografia;
Relato histórico;
Texto de opinião;
Carta de leitor;
Carta de solicitação;
Editorial;
Ensaio;
Resenhas críticas;
Seminário;
Conferência;
Palestra;
Texto explicativo;
Relatório científico;
Receita culinária;
Regulamento;
Mas alguns dos mais utilizados atualmente têm as seguintes características:
E-mail/ CARTA
Este constitui do vocativo, texto, despedida e assinatura. Mas a data também representa algo importante e o próprio programa já se encarrega de retratá-la, ou seja, já vem especificada – revelando o dia e a hora em que a mensagem foi enviada, não sendo necessário, portanto, que o usuário se encarregue disto.
No que diz respeito à linguagem, dizemos que esta pode variar significativamente, pois tudo depende do nível de relacionamento entre as pessoas que participam do discurso, isto é, pode ser informal, podendo haver até mesmo o uso de abreviaturas (tais como vc - você, pra- para, tô - estou, tb – também, entre outros), ou formal. Outro aspecto de total relevância é que, para que a mensagem seja efetivamente concluída, se faz necessário que os interlocutores estejam atentos a alguns detalhes, essenciais por sinal. Para tanto, analisemos cada um deles de forma particular: nome@provedor.com.br
O nome representa o usuário, @ diz respeito ao símbolo que envia ao computador a mensagem de que o conjunto de informações é um endereço de e-mail. O provedor representa a empresa que permite o acesso à Internet, que pode ser de forma gratuita ou mediante o pagamento de uma taxa específica. O termo “com” possui o sentido de comercial e “br” refere-se a Brasil.
BLOG / DIARIO
O blog é feito escrito numa página da Web na qual o emissor tem a oportunidade de divulgar fatos de sua vida, revelar acerca de suas experiências profissionais, além de abrir espaço para comentários e discussões sobre o assunto em pauta, bastando somente que o usuário possua um computador e uma conexão com a Internet.
Os discursos proferidos por essa modalidade de comunicação podem variar, isto é, podem ser piadas, fotografias, links, notícias envolvendo política e o meio social como um todo. Alguns blogs têm por objetivo apenas promover a diversão, outros associam a diversão ao trabalho.
Os blogs podem ser individuais, exprimindo sentimentos, ideias que revelam o posicionamento do autor; e outros que podem se caracterizar como comunitários, uma vez que contam com a colaboração de um grupo de pessoas que se juntam para atualizar um mesmo blog.
Outro aspecto passível de nota é que, por ser divulgado em meio eletrônico, todas as pessoas podem ter acesso aos conteúdos no blog. Portanto, sempre quando o usuário sentir necessidade de complementar dados ou acrescentar algumas informações ou novidades, todo público terá a oportunidade de compartilhar destas.
NOTÍCIA
Notícia é um gênero textual, a sua principal finalidade é deixar o leitor e expectador informados. A notícia é constituída de: manchete, título auxiliar, lide e o texto em si.
Em se tratando de suas características, torna-se relevante mencionar que a notícia, assim como os demais gêneros, possui uma finalidade proferida pelo discurso. Assim sendo, o objetivo principal que a ela se atribui é o de tão somente deixar o leitor/expectador informado acerca dos fatos que norteiam a sociedade. Outro aspecto relevante é que o emissor (no caso, quem a transmite) mesmo sendo alguém dotado de opiniões próprias, precisa manter-se imparcial o tempo todo – motivo pelo qual a objetividade representa um de seus traços peculiares, senão o principal. Pontuados alguns aspectos dignos de nota, resta-nos conhecer a maneira pela qual a notícia se constitui, tendo em vista que também representa suas partes elementares. Dessa forma, vejamos:
* Manchete ou título principal – Com vistas a despertar o interesse do receptor, apresenta-se de forma bastante evidente, geralmente grafada (o) em letras garrafais ou até mesmo numa dimensão maior que o restante do texto.
* Título auxiliar – Como bem nos retrata o adjetivo “auxiliar” tem por objetivo acrescentar informações adicionais às já expressas pela manchete, tornando-a ainda mais atrativa.
* Lide (termo oriundo do inglês lead) – Este corresponde ao primeiro parágrafo. Normalmente revela alguns elementos fundamentais que viabilizam o perfeito entendimento do discurso,sempre procurando responder a perguntas básicas, tais como: onde aconteceu o fato? Com quem? Como? Quando? Por quê? O que ocorreu?
* Corpo ou texto da notícia – compreende o discurso propriamente dito, revelando de forma detalhada o fato exposto.
CONCLUSÃO
Os gêneros textuais estão diretamente ligados às situações cotidianas de comunicação, fortalecendo os relacionamentos interpessoais por meio da troca de informações.
Tais situações referem-se à finalidade que possui cada texto, sendo estas, inúmeras. Como por exemplo:
A comunicação feita em meio eletrônico é um gênero textual que aproxima pessoas de diferentes lugares, permitindo uma verdadeira interação entre as mesmas.
Existem gêneros textuais do cotidiano jornalístico, cuja finalidade é a informação. É o caso da notícia, da entrevista, do artigo de opinião, do editorial, dentre outros.
Há também os chamados instrucionais, como, por exemplo, o manual de instrução, a bula de um remédio, e outros.
Outros que se classificam como científicos, os quais são oriundos de pesquisas e estudo de casos, como a monografia, tese de doutorado ligado à prática acadêmica.
Enfim, seja qual for o gênero utilizado, torna-se de fundamental importância sabermos que todos possuem uma finalidade específica perante a comunicação estabelecida, e como fazem parte da modalidade escrita da língua, são regidos de normas específicas no que se refere à sua composição.

Continue navegando