Buscar

Fatores de Produção, Ciclo de Vida do Produto, Sistemas Flexíveis de Manufatura e Estratégia de Produção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 – Valor total 5.0.
 
Questão 1 Aula 1:
Os fatores de produção num processo produtivo estão baseados num triângulo onde em cada vértice temos um dos fatores apontado. Cite os fatores de produção e comente porque as empresas passam a fazer parte como se fosse um quarto fator? (1,25)
Os fatores de produção num processo produtivo estão baseados num triangulo, onde cada vértice temos: o capital, o trabalho e a natureza, onde esses fatores isoladamente não nada representam. Por isso as empresas são responsáveis pela utilização correta e também da melhor combinação entre eles, sendo para isso consideradas como o quarto fator.
A natureza nos fornece os insumos necessários, a água, o solo, as matérias primas, etc.
O capital nos fornece o dinheiro necessário para comprar os insumos, a matéria prima, a construção da estrutura necessária.
O trabalho oferece mão de obra, pois, sem ela não haveria produção.
Questão 1 Aula 2:
1 –Quais as fases do ciclo de vida de um produto lançado no mercado? (0,25)
As fases do ciclo de vida de um produto lançado no mercado têm uma vida: nasce, cresce, amadurece, envelhece e morre. O tempo de vida de cada produto depende de vários fatores e está relacionado ao tempo de permanência de cada um no mercado com índices de aceitação e utilização que permite a continuação de sua produção. Os ciclos de vida dos produtos são classificados em:
FASE DE NTRODUÇÃO; é a fase de nascimento do produto, quando é produzido pela primeira vez.
FASE DE CRESCIMENTO: É a fase que o mercado se familiariza com o produto ou serviço.
FASE DA MATURIDADE: É a fase que o produto ou serviço se fixou no mercado e atingiu um patamar elevado de vendas chegando ao seu nível mais alto.
FASE DO DECLÍNIO: É a fase que as vendas e a produção começam a decair progressivamente.
2- Que procedimentos devem ser tomados pelo gestor da produção quando percebe que determinado produto de sua empresa está entrando na fase de declínio? (1,0)
 Nessa fase está o ponto em que ocorre uma diminuição no mercado e deve-se adotar estratégias de reengenharia, que visa adequá-las as inovações, caso contrário a empresa não sobrevive. 
Questão 1 Aula 3:
 Porque os sistemas intermitentes ou flexíveis de manufatura são importantes nas empresas modernas? (1.25)
Vivemos em uma economia onde a visão de mercado é outra; o olhar está direcionado para as pessoas; a satisfação do cliente é algo que as empresas buscam nos dias de hoje, porém os gostos do cliente não são iguais; cada um tem um gosto próprio. Pensando nisso, as empresas se empenharam em criar produtos especializados para agradar e conquistar os clientes. No entanto era preciso criar um sistema que fosse empenhado nesse tipo de produção: A PRODUÇÃO INTERMINENTE OU SISTEMA FLEXÍVEL DE MANUFATURA que é uma produção que caracteriza essa alta complexidade devido a vários processos que simultaneamente funcionam para gerar variados tipos de produtos aliados com alta tecnologia, o sistema flexível de manufatura se mostra como importante ferramenta e tem a tarefa de agregar e integrar todas as informações que são geradas no processo de produção que são importantes para o gerenciamento da linha como um todo. Sua principal vantagem é a alta flexibilidade no processo produtivo, visto que, um determinado número de máquinas, por exemplo, é capaz de produzir diversos componentes diferentes.
Questão 1 Aula 4:
Porque a estratégia de produção é claramente uma parte da estratégia geral da empresa? Comente. (1.25)
É na estratégia de produção que são alocadas a maior parte do esforço da organização em desenvolver e determinar quais são aos passos iniciais e futuros da empresa. É nela que há o encontro de outras estratégias, ou seja, uma junção de estratégia de outros níveis que possam ser analisadas as informações a fim de identificar os variados parâmetros de mercado e definir o caminho a ser percorrido. Para tanto ela se mostra como sendo a principal ferramenta de estratégia da empresa de um modo geral porque irá estabelecer as condições necessárias para a empresa alcançar seus objetivos.

Outros materiais