Buscar

Alfabetização e letramento semana 5

Prévia do material em texto

Pergunta 12 pts
No texto “Presença da Música na Educação Infantil”, quais são as ações propostas para evitar a mera reprodução mecânica de tradições musicais já estabelecidas?
	
	Propor um ensino técnico profundo que capacite as crianças a utilizar a música como expressão pessoal, ensinando instrumentos musicais e leitura de partitura.
	
	Expor a criança a diversas manifestações musicais e incentivar que crie sua própria expressão a partir disso.
	
	Um trabalho que garanta à criança a possibilidade de vivenciar e refletir sobre questões musicais, num exercício sensível e expressivo que também oferece condições para o desenvolvimento de habilidades, de formulação de hipóteses e de elaboração de conceitos.
 
Pergunta 22 pts
As artes (de qualquer natureza, visuais, literárias ou música) são consideradas formas de expressão fundamental em nossa sociedade e, segundo o texto “Presença da Música na Educação Infantil”, os aspectos que conferem caráter significativo à linguagem artística são:
	
	A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social.
	
	Domínio técnico da linguagem musical e suas aplicações no fazer musical.
	
	A condição coletiva na qual o aluno se insere e seu contexto social, econômico e político.
 
Pergunta 32 pts
Durante o século XX, a arte educação sofreu influência de duas razões de pensamento diferentes, embora complementares, mas que nortearam suas principais teorias pedagógicas. São elas:
	
	A primeira era a ideia de que a criança deveria se desenvolver sem nenhuma intervenção, e a outra era uma oposição a esta, mostrando que a criança deveria ser condicionada pelo contexto social, e isso era determinante para o desenvolvimento de seu potencial artístico.
	
	Uma era a ideia de que a potencialidade criadora se desenvolveria naturalmente em estágios sucessivos desde que se oferecessem condições adequadas para que a criança pudesse se expressar livremente, e a outra questionava essa postura indicando que deveria haver uma intervenção norteadora para encaminhar melhor esse desenvolvimento.
	
	Uma ideia de que o desenvolvimento da criança nas artes é inato, e outra, que é desenvolvido socialmente, portanto, os artistas são aqueles que ou são seres pré-destinados ou, em contrapartida, são totalmente produto do meio em que se encontram.
 
Pergunta 42 pts
Leia a frase: “Fruição é um conceito bastante importante para a aprendizagem em Artes Visuais. Refere-se à reflexão, conhecimento, emoção, sensação e ao prazer advindo da ação que a criança realiza ao se apropriar dos sentidos e emoções gerados no contato com as produções artísticas”. A partir dela, podemos inferir que:
	
	O conceito de fruição é importante porque nos permite entender a arte do ponto de vista da Educação Infantil.
	
	Esse conceito não se aplica somente às artes visuais, mas pode ser aplicado à todas as artes, o que nos permite entender a arte de maneira ampla como uma ação transformadora por meio da fruição artística, ou seja, do conhecimento sensível.
	
	Nesta frase fica claro que a arte não é produto da razão, e sim da pura emoção.
 
Pergunta 52 pts
Apesar do processo de educação artística pela imitação ser controverso e muito criticado, há aspectos positivos neste método:
	
	A imitação cria sistemas condicionados que serão importantes para o desenvolvimento de padrões artísticos nos desenhos da criança.
	
	A imitação permite a fruição estética de formas já estabelecidas, incentivando o contato com novas formas.
	
	A imitação permite apropriação de conteúdos, de formas e de figuras por meio da representação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes