Buscar

APOL 100 LINGUA PORTUGUESA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Língua Portuguesa: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o excerto de texto a seguir:
“Compreensão do oral é a competência responsável pela atribuição de significado a cadeias fónicas produzidas de acordo com a gramática de uma língua. Envolve a recepção e a decifração da mensagem e implica o acesso à informação linguística registrada permanentemente na memória. Sem tal registo não há compreensão, na medida em que não pode haver reconhecimento do significado das unidades ouvidas, sejam elas palavras, expressões ou frases”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Metas/Portugues/linguamaterna_simsim.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2016.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, vários fatores interferem na compreensão oral, analise as sentenças a seguir identificando V, para as afirmativas que correspondem a tais fatores e F para as afirmativas falsas, que não correspondem.
(  ) A compreensão morfológica – compreendendo as regras de combinação entre os morfemas é essencial para a compreensão oral.
(  ) A rapidez do pensamento – nosso pensamento trabalha numa velocidade mais rápida que a da transmissão das palavras
(  ) Influência do ambiente – os ruídos, as imagens, as atividades no ambiente podem provocar distrações e interferir na compreensão do que ouvimos.
(  ) A audição é seletiva – ouvimos o que é relevante para nós. E, quanto mais experiência nós temos, mais seletivos ficamos.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – V
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	V – V – V – V
	
	D
	V – F – V – V
	
	E
	F – V – V – V
Questão 2/5 - Língua Portuguesa: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o excerto de texto a seguir:
“Os estudos linguísticos modernos apresentam, de uma forma geral, abordagens que busquem um melhor entendimento dos fenômenos que envolvem a linguagem e seu uso. Tais abordagens apresentam suas discussões situadas em dois paradigmas principais, o formalismo e o funcionalismo. Nesse sentido, a divisão entre forma e função parece sugerir uma linha divisória entre as diferentes correntes pertencentes a cada uma das vertentes as quais os estudos estejam relacionados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://periodicos.ufes.br/percursos/article/download/1188/890>. Acesso em: 28 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, sobre a abordagem formalista, o que é correto afirmar? 
Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
	
	A
	A abordagem formalista prioriza a forma ou a estrutura como ponto de partida para qualquer pressuposto teórico ou explicação dos fenômenos da linguagem.
	
	B
	A abordagem formalista parte do ponto referencial do uso ou função da linguagem, como atos realizados com objetivos definidos.
	
	C
	A abordagem formalista tem como base a oralidade, sendo evitada as formas escritas da linguagem.
	
	D
	A abordagem formalista prioriza a gramática, normatiza da língua portuguesa, rechaçando as discussões sobre linguagem.
	
	E
	A abordagem formalista parte do ponto referencial do uso de estratégias de leitura para o ensino de línguas, seja ela materna ou segunda língua.
Questão 3/5 - Língua Portuguesa: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a passagem de texto abaixo:
“Alguns textos são mais adequados que outros para determinados propósitos de leitura – assim como para determinadas finalidades de escrita – e que as estratégias que utilizamos para ler se diversificam e adaptam em função do texto que queremos abordar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. (s.p.).
De acordo com o livro-base Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, o conhecimento dos tipos de texto faz com que o leitor tenha expectativas a respeito do que vai ler. Essas expectativas se referem à estrutura gramatical, ao seu vocabulário e ao seu formato visual. Sobre a estrutura gramatical de um gênero, o que se pode afirmar? Analise as proposições a seguir:
I. A estrutura gramatical do texto se sobrepõe ao vocabulário e ao formato visual.
II. A extensão e a complexidade das sentenças dependem do gênero e do texto que está lendo.
III. Textos do cotidiano, como um recado para família, tendem a ter orações mais curtas.
IV. Textos do cotidiano tendem a ser agramaticais, ou seja, não atendem a uma estrutura gramatical.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	II e III, apenas.
	
	B
	II, III e IV, apenas.
	
	C
	I, II e IV, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
	
	E
	II e IV, apenas.
Questão 4/5 - Língua Portuguesa: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para a seguinte citação:
“Língua escrita e língua falada são metodologicamente comparáveis, insistindo em que isso não implica propor uma dicotomia rígida – fato que, aliás, é de fácil consenso – do mesmo modo que não implica considerar que a simples comparação seja suficiente para caracterizar cada uma das duas modalidades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.edu.uy/pdf/ling/v27n1/v27n1a05.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2016.
Sobre a linguagem escrita e a linguagem oral, de acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(    ) A linguagem escrita existe em todas as sociedades humanas.
(    ) A linguagem oral é adquirida naturalmente pela criança nos primeiros anos de vida.
(    ) A aquisição da escrita envolve uma série de variáveis, dentre elas, as metas do professor.
(    ) A linguagem oral requer uma interação.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – V
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	V – V – V – V
	
	D
	V – F – V – V
	
	E
	F – V – V – V
tente para a seguinte citação:
“Tudo flui e nada permanece. O mesmo homem não pode mergulhar duas vezes no mesmo rio, porque muda o rio e muda o homem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REZENDE, J. A família maldita: memória – fantasia – delírio. Rio de Janeiro: Mauad, 2001. p. 170.
Com base no trecho de Heráclito, se considerarmos o texto como prática social e que há uma interação entre autor e leitor, podemos afirmar que uma pessoa que lê o mesmo texto duas vezes terá o mesmo entendimento? Selecione a alternativa correta de acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa.
	
	A
	Sim, pois não houve mudança no texto, sendo assim, o entendimento será o mesmo.
	
	B
	Não, a pessoa entenderá o texto de maneira diferente, pois adquire uma nova bagagem cultural com o passar do tempo, é um novo leitor.
	
	C
	Sim, pois o entendimento só seria diferente caso houvesse a mudança do autor, como acontece em reedições de obras ou traduções.
	
	D
	Não, o entendimento não será o mesmo, pois a língua está em constante mudança, e possivelmente o leitor sequer conseguiria fazer a leitura em um curto prazo após a primeira leitura.
	
	E
	Sim, se o texto é o mesmo e também a pessoa, não há elementos que justifiquem a mudança.

Outros materiais