A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
administração da produção

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	Medição de trabalho é um processo de análise de postos de trabalho com a finalidade de definir os padrões de desempenho e benchmarks. Trata-se de ligar as responsabilidades do funcionário com o tempo necessário para completar tarefas específicas para atingir os níveis desejados de desempenho. Projeto de trabalho envolve a especificação das atividades de trabalho de um indivíduo ou grupo em um ambiente organizacional. Para este fim, o projeto de trabalho visa a melhorar o desempenho no trabalho por meio da definição clara de responsabilidades para as atividades de trabalho diferentes. Medição de trabalho é utilizada na elaboração de orçamentos, planejamento de mão de obra, programação de trabalho, padrão de custos e de regimes de incentivo para os trabalhadores. Projeto de trabalho é usado para oferecer recompensas não financeiras, como a satisfação dos funcionários, de modo a enfrentar o desafio crescente e deveres dos trabalhadores. Sobre trabalhadores qualificados, analise as sentenças a seguir:
I- Trabalhador qualificado é aquele colaborador que tem formação acadêmica adequada ao cargo que ocupa e às atividades que estão sob sua responsabilidade.
II- Trabalhador qualificado é aquele que tem os atributos físicos, inteligência, habilidades, educação e conhecimento necessários ao desempenho de uma tarefa específica.
III- Trabalhador qualificado é aquele colaborador que atinge o desempenho-padrão previsto com excessivo esforço.
IV- Trabalhador qualificado é aquele colaborador que apresenta diversos atributos necessários à atividade que, por ele, será executada.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	2.
	Em qualquer organização, existe a necessidade da busca constante de estratégias competitivas, mas que muitas vezes isso acontece apenas através de anos de estudos e experiências, ou seja, estar ajustando quando os processos não estão de acordo ou os custos estão elevados. Dessa forma, errar e acertar acontece com grande frequência. Mesmo efetuando planejamentos ou projetos, quando colocamos em prática muitas vezes não ocorre como era previsto. Assim, são realizados ajustes até que o problema esteja sanado e assim facilitar a vida do trabalhador ou de um produto que está sendo fabricado para o cliente final. Sobre as estratégias da produção e das operações que advêm da experiência e do aprendizado operacional diário, conhecido também com mercado emergente, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Influência dos concorrentes.
(    ) Perspectiva de estratégia de baixo para cima (bottom-up).
(    ) Perspectiva de estratégia de cima para baixo (top-down).
(    ) Limitação pelos recursos operacionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	3.
	A engenharia possui um papel importante dentro da organização, e os produtos transformados precisam de um projeto específico para serem produzidos e, portanto, engenharia e área fabril devem trabalhar juntas para que o processo produtivo esteja adequado com as ferramentas corretas e pessoal treinado. Sobre o papel da engenharia e suas responsabilidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Projeto detalhado do produto.
(    ) Resolver problemas.
(    ) Interagir com os fornecedores.
(    ) Construir protótipos em escalas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	4.
	Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos, é o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam, e, muitas vezes, alguns acabam até mesmo "passando por cima" de outras pessoas. Sobre quais as tomadas que podem ser realizadas para manter o funcionário motivado no seu local trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Possibilitar que as pessoas se sintam responsáveis por uma porção identificável e significativa do trabalho é uma das possíveis ações em prol da motivação no trabalho.
(    ) Proporcionar um conjunto de tarefas que seja significativo e valha a pena, podendo automatizar todas as tarefas que não sejam significativas, são possíveis ações em prol da motivação no trabalho.
(    ) Proporcionar retroalimentação sobre a eficácia de desempenho é uma possível ação em prol da motivação no trabalho.
(    ) Aumentar os salários para compensar falhas organizacionais é uma possível ação em prol da motivação no trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	5.
	O capital humano ainda é o "motor" que faz girar as organizações. Para que isso aconteça, todas as áreas de uma empresa devem ser acompanhadas por líderes, trabalhar em conjunto, interagindo umas com as outras, criando regras, procedimentos e traçar objetivos. Sem o trabalho em equipe seria praticamente impossível, atingir as metas, resolver problemas ou realizar alguma tarefa. Para que haja sucesso, primeiramente o grupo deve estar alinhado com os objetivos da organização, missão, metas e valores da empresa. O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimentos técnicos; maior agilidade na entrega e no cumprimento das tarefas, otimizando o tempo de trabalho, possibilitando o convívio com outros indivíduos na troca do conhecimento. É importante que esse grupo esteja em um ambiente saudável e agradável. Desta forma, cada indivíduo deve colocar sempre em evidência o grupo e não seus próprios interesses. Se um não fizer a sua parte, todo o grupo ficará comprometido. Saber trabalhar em equipe é importante, pois as empresas valorizam profissionais de bom relacionamento, que não se limitam às suas tarefas e se preocupem com a sua equipe e, principalmente, com a organização. Sobre o trabalho em equipe nas organizações, analise as sentenças a seguir:
I- É mais fácil medir um único resultado grupal do que diversos resultados individuais.
II- Há uma considerável maximização dos resultados, em função da sinergia, da motivação e da melhoria do clima organizacional.
III- Os colaboradores gostam mais.
IV- Esta atitude tende a diminuir a rotatividade, diminuindo os custos da empresa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://luandre.com.br/Artigos/Detalhes?link=a-importancia-do-trabalho-em-equipe-nas-organiza%C3%A7oes>. Acesso em: 10 out. 2015.
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	6.
	Um estudo realizado informa que nove entre dez empresas no Brasil oferecem condições flexíveis de trabalho aos seus funcionários. Em grande parte das empresas descobriu-se que o trabalho flexível traz muitos benefícios, como maior produtividade do pessoal, redução dos custos indiretos e melhor equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho. No Brasil, 63% das 479 empresas entrevistadas acreditam que o trabalho flexível acarreta menos custo do que em escritórios com endereço fixo. O trabalho flexível virou regra vigente no mercado do empregado ao empregador, das famílias desses funcionários até a sua comunidade, e até mesmo para o meio ambiente, todos se beneficiam com essa tendência. Metade das empresas que oferecem condições flexíveis de trabalho relatou que suas equipes têm um equilíbrio mais