Buscar

Avaliação final Descursiva Contabilidade Geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota da Prova:
	9,00
Parte superior do formulário
	1.
	Os ativos e os passivos são componentes da contabilidade de uma empresa e registrados no balanço patrimonial, um relatório contábil que demonstra a posição financeira e econômica da organização. O Ativo faz parte das Contas Patrimoniais e compreende o conjunto de Bens e Direitos da organização (entidade, empresa). É a parte positiva posição patrimonial e identifica onde os recursos foram aplicados. Disserte sobre as características que definem a conta como pertencente ao ativo e apresente os subgrupos do ativo.
	Resposta Esperada:
Os ativos são recursos controlados pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade. Se não houver a expectativa de contribuição futura, direta ou indireta, ao caixa da empresa, não existe o ativo. O primeiro aspecto a ser considerado na definição de ativo refere-se ao fato de que o benefício deve ser controlado por uma entidade. Um imóvel objeto de arrendamento mercantil será um ativo, caso a entidade controle os benefícios econômicos que são esperados da propriedade. As contas do Ativo são assim classificadas: a) no Ativo Circulante: disponibilidades, estoques, direitos a receber realizáveis até o término do exercício social subsequente e despesas pagas antecipadamente; b) Ativo não Circulante: direitos realizáveis a Longo Prazo, Investimentos, Imobilizados e Intangíveis.
	2.
	Conta é o nome técnico dado aos componentes patrimoniais (Bens, Direitos, Obrigações e Patrimônio Líquido) e aos Elementos de Resultado (Despesas e Receitas). As Contas de Resultado são as que representam variações no patrimônio da entidade. Algumas contas, tais como juros e descontos podem funcionar como receitas e despesas. Os juros, por exemplo, podem ser a pagar ou receber de terceiros originários de empréstimos contraídos ou cedidos, bem como de outras operações nas quais os juros não sejam agregados aos próprios títulos. Também é comum, nas transações comerciais, serem concedidos descontos financeiros nos pagamentos de duplicatas pagas antes do vencimento, caso a empresa os conceda é uma despesa, mas se recebidos os descontos são receitas. Disserte sobre os detalhes a serem observados na contabilização dos juros e nos descontos como podem ser registrados enquanto receitas e despesas e exemplifique tais lançamentos.
	Resposta Esperada:
O juro pode ser a remuneração do dinheiro aplicado, por exemplo: a empresa aplica um  determinado  valor  no  banco,  obtendo  um  rendimento,  conhecido  como uma receita financeira (também denominado de juros ativos ou recebidos).  Porém, se a empresa toma um empréstimo junto ao banco, remunerando-o com juros (passivos ou juros pagos) terá uma  despesa  financeira. Observa-se que Juros Ativos e Juros  Passivos  são  os  nomes  técnicos  utilizados  na  contabilidade, sendo que a palavra  ativo  e  passivo  que  acompanha  a  palavra  juro  é  apenas  um  adjetivo  para qualificar os juros como positivo ou negativo. Um exemplo específico seria: A empresa recebeu uma duplicata de seu cliente no valor de R$ 60.000,00 com juros de 10% a.m, devido atraso de 30 dias, o lançamento contábil será: D - Banco  66.000,00 ; C - Juros Ativos 6.000,00  (receita financeira) e C - Duplicatas a Receber  60.000,00. Em relação aos descontos, a empresa que concede o desconto financeiro, por ocasião do recebimento do título no prazo previsto para a sua concessão, irá contabilizar esse desconto no Resultado, no grupo de "Despesas Financeiras", que podemos chamar de "Descontos Concedidos". Contrariamente, a empresa que recebe o desconto, o lança como "Receitas Financeiras" ou "Descontos obtidos". Os descontos, geralmente, constam das condições de pagamento da duplicata constituída, como por exemplo: vencimento 31.05.2018 ou até 15.05.2018 com 5% de desconto. Os valores relativos a esses descontos são registrados contabilmente como receita ou despesa financeira, por ocasião da liquidação da duplicata. Tendo como exemplo o pagamento antecipado de uma nota promissória no valor de R$  40.000,00,  com desconto de 5%; lança-se D - Nota Promissória a Pagar 40.000,00  C - Descontos Obtidos 2.000,00 (receita financeira) C - Banco 38.000,00.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes