Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
ARMAZENAGEM, GESTÃO DE TRANSPORTES E DISTRIBUIÇÃO KOSMOS.KOSMOS

Pré-visualização | Página 1 de 3

Prepare-se! Chegou a hora de você testar o conhecimento adquirido nesta disciplina. A Avaliação Virtual (AV) é composta por questões objetivas e corresponde a 40% da média final. Você tem até três tentativas para “Enviar” as questões, que são automaticamente corrigidas. Você pode responder as questões consultando o material de estudos, mas lembre-se de cumprir o prazo estabelecido. Boa prova!
Parte superior do formulário
Atenção! Caso discorde de alguma resposta, você poderá solicitar a reanálise através da opção “Revisão de Questão” disponível em “Solicitações”. Após a primeira tentativa de envio, você terá o prazo de 7 (sete) dias para solicitar o recurso, depois deste prazo, quaisquer reclamações não serão aceitas. Lembre-se de incluir argumentos claros e bem fundamentados!
1)O processo de globalização da cadeia de abastecimento que vivemos dentro do contexto mundial tem sido um fator de constante análise por parte dos gestores desta cadeia, uma vez que gerenciar vários itens adquiridos de várias localidades distintas, com tempos de entrega e custos variados em função das diferentes localidades dos fornecedores, tem se mostrado um grande desafio a estes gestores. Complementando o texto, seguem as afirmações abaixo:
I) A aquisição de matérias primas de outros países só deve ser considerada até um determinado limite de distância, pois grandes distâncias automaticamente inviabilizam quaisquer possibilidades de aquisição de insumos produtivos.
II) Apesar de tratarmos de aspectos que ultrapassam a fronteira do Brasil, as ferramentas de Tecnologia da Informação ajudam o gestor no processo de monitoramento do trânsito de mercadorias, possibilitando rastreamento e aumentando a previsibilidade de disponibilização destas para uso, mesmo quando tratar-se de abastecimento a um ambiente de produção.
III) A adequada apuração e gestão de todos os custos envolvidos no processo de importação, envolvendo trânsito interno no país de origem, operações de carga e descarga nos portos de origem e destino etc., podem perfeitamente viabilizar a aquisição de materiais de fornecedores de países localizados em distâncias extremas, assumindo que os custos unitários no local de origem devem ser menores do que no mercado interno, a fim de compensarem tais custos extras.
É CORRETO somente o que se afirma em:
Alternativas:
 I e II.
II e III.CORRETO
I, II e III.
I e III.
Apenas I.
Resolução comentada:
A análise dos gestores refere-se aos custos envolvidos no processo e não exclusivamente em relação à distância, pois áreas muito distantes podem apresentar fluxos constantes de mercadorias que mitiguem tais custos, como acontecem com países como China e Japão.
Código da questão: 20985
2)O uso de técnicas de gestão são desprezíveis para um gestor nos dias atuais, PORQUE os recursos de Tecnologia da Informação que podem ser utilizados nos diversos modelos de otimização dos processos de distribuição e armazenagem têm evoluído e possibilitado aos gestores melhores tomadas de decisão.
Analisando as afirmações acima, podemos concluir que:
Alternativas:
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.CORRETO
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
Ambas as afirmações são falsas
Resolução comentada:
As evoluções de TI não devem ofuscar a visão do gestor quanto ao uso de técnicas de gestão que envolvam estratégias não necessariamente relacionadas a avanços tecnológicos. A capacidade e competência do Gestor Logístico devem estar também em identificar potenciais de melhoria constante, independentemente de tecnologia e até justamente para o melhor uso dessas tecnologias.
Código da questão: 20014
3)Sobre o uso de recursos relacionados à tecnologia da informação na gestão da distribuição, podemos afirmar que:
Alternativas:
Por se tratarem de processos muito primários, envolvendo coleta e entrega, o uso de tecnologia da informação é limitado, não influenciando muito a qualidade dos serviços relacionados à distribuição dos produtos.
Podem ser amplamente aplicados em qualquer segmento econômico e em qualquer etapa de processo relacionados à entrega, ou seja, a gestão do transporte. Porém, a utilização em processos de outros departamentos não afeta potencialmente a qualidade da distribuição.
São amplamente aplicados em processos logísticos relacionados ao comércio eletrônico, via internet, sem aplicação potencial extensiva a outros processos. 
É aplicável apenas em casos que envolvam entregas ao consumidor final.
Tem potencial aplicação em qualquer etapa do processo de gestão da cadeia de abastecimentos, sendo que sua aplicação, mesmo em departamentos não diretamente relacionados à gestão do transporte, como armazéns e almoxarifados, podem implicar na qualidade da distribuição ao cliente.CORRETO
Resolução comentada:
Atualmente vemos diversos recursos relacionados à tecnologia da informação inseridos em nosso dia a dia, e isso também se aplica a processos internos de separação e embalagem que têm grande potencial de interferir na velocidade dos processos que fazem chegar os produtos aos clientes finais
Código da questão: 21536
4)Sobre as embalagens e sua principal missão de proteger os produtos que contêm, podemos afirmar que:
I) Além de proteger os produtos também devem carregar informações sobre o mesmo para que o consumidor final seja plenamente esclarecido, já que devemos entender como embalagem somente a última fase responsável pela entrega do produto acabado ao consumidor final.
II) As embalagens têm um aspecto fundamental na gestão da cadeia de distribuição, pois podem ser encontradas em todas as etapas dos processos produtivos, desde a matéria prima, passando pelas unidades produtivas, até chegar ao consumidor final.
III) A gestão das embalagens dentro da cadeia de abastecimento e distribuição tem recebido especial atenção, uma vez que os aspectos relativos aos princípios de sustentabilidade têm ganhado importância, havendo necessidade de estabelecimento de processos que prevejam a logística reversa das embalagens retornáveis.
É CORRETO o que se afirma somente em:
Alternativas:
I e III
 I, II e III
I e II
Apenas II
II e IIICORRETO
Resolução comentada:
A alternativa I está incorreta por associar embalagens exclusivamente aplicadas ao produto final e não considerando a utilização das mesmas no processo produtivo.
Código da questão: 20190
5)O Gestor de Transportes pode criar Indicadores de Desempenho - KPIs - para avaliação de resultado para monitoramento de seus veículos sob duas óticas distintas: uma delas, a produtividade efetiva do veículo em relação aos seus aspectos físicos, como capacidade de carga e consumo de combustível, entre outros fatores, tanto por veículo como pelo total formado pela frota disponível; e outra, em relação aos resultados efetivos da operação destes veículos. Visando uma análise macro de desempenho, os gestores de transportes de empresas produtoras de bens de consumo (móveis e eletrodomésticos), entre outros, e de bens de capital (máquinas e equipamentos) costumam utilizar KPIs que:
I - permitam o monitoramento dos custos globais de transportes totais da empresa, sejam estes serviços próprios, terceirizados ou complementados por terceiros, custos estes que incluem todos os aspectos operacionais como manutenção, combustíveis, custos de pessoal administrativo de motoristas e todos os demais, em relação ao faturamento bruto da empresa correspondente aos produtos vendidos e transportados,
PORQUE
II - de posse de índices que reflitam a participação dos custos de transportes no faturamento da empresa, os gestores de transportes podem gerar dados que possam justificar investimentos na área de transportes, sejam em sistemas de gestão ou renovação de veículos, que venham a reduzir tais custos e, por consequência, melhorar os resultados da empresa sem necessariamente impactar em aumento de custos aos
Página123