Psicologia organizacional e do trabalho 1
4 pág.

Psicologia organizacional e do trabalho 1


DisciplinaPsicologia Organizacional e do Trabalho I235 materiais2.432 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Disciplina:
	Psicologia Organizacional e do Trabalho (PSI52)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:454466) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12682933
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	Mesmo após o fim do período da escravidão e apesar dos avanços da legislação trabalhista, o assédio moral ainda persiste no mundo do trabalho. Caracterizado por condutas que denotam violência psicológica contra o trabalhador, o assédio moral no trabalho pode ocorrer em função de diferentes ações ou atitudes. Sobre as diferentes ações ou atitudes que podem caracterizar o assédio moral no trabalho,  analise as afirmativas a seguir:
I- Solicitar ao trabalhador que realize trabalhos urgentes sem justificativa configura-se como um exemplo de assédio moral.
II- Entre as causas relacionadas à ocorrência de condutas discriminatórias e humilhantes no ambiente de trabalho, destacam-se a existência de preconceitos e estereótipos racistas.
III- Comunicar instruções de maneira confusa, incorreta e/ou contraditórias não se configura como um exemplo de assédio moral.
IV- Pode ocorrer assédio moral discriminatório, quando for desencadeado por motivos raciais ou religiosos, em função de deficiência física ou doença, em função de orientação sexual ou caso o indivíduo for representante de funcionários e/ou sindical.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	2.
	Desde o século XVIII, os conhecimentos produzidos pela Psicologia vêm sendo utilizados por outras ciências e profissões. Dessa forma, a Psicologia é considerada tanto uma ciência, quanto uma profissão. O critério que estabelece a Psicologia como profissão no Brasil é a Lei nº 4.119/62, que regulamenta a profissão de psicólogo no país. Sobre a Psicologia ser considerada uma ciência, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/1950-1969/L4119.htm>. Acesso em: 14 jun. 2018.
	 a)
	O psicólogo, no exercício de sua função, visa promover o respeito ao ser humano.
	 b)
	O psicólogo atua especificamente na área da saúde, realizando pesquisas e diagnósticos por meio de diferentes abordagens teóricas.
	 c)
	A formação e a atuação profissional dos psicólogos no Brasil foi devidamente institucionalizada e regulamentada.
	 d)
	Faz uso de métodos e técnicas específicas e rigorosas, que permitem a criação do conhecimento a partir da lógica.
	
	A distorção de um processo perceptivo ocorre quando a informação ambiental é captada ou interpretada pelo indivíduo de forma equivocada. Por isso, de forma conjunta às possíveis distorções do processo perceptivo, outro fator que impacta a percepção ambiental do indivíduo é a atenção, ou seja, sua capacidade de concentração. Sobre as distorções ou transtornos associados aos processos psicológicos da percepção e da atenção, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O efeito halo corresponde ao julgamento e/ou generalização de um indivíduo com base em apenas um elemento a seu respeito.
	 b)
	São exemplos das distorções da percepção: hiperprosexia, hipoprosexia, aprosexia e distraibilidade.
	 c)
	São exemplos de transtornos de atenção: contraste, estereótipos e preconceitos, efeito halo e projeção.
	 d)
	A distrabilidade corresponde ao transtorno de ausência da atenção.
	 *
	Observação: A questão número 3 foi Cancelada.
	4.
	A experiência de Hawthorne, realizada em 1927, em uma fábrica da Western Electric Company, localizada no bairro de Hawthorne, em Chicago, deu origem à Escola das Relações Humanas, isto é, os resultados dessa pesquisa proporcionaram o delineamento dos princípios básicos da Escola das Relações Humanas, também conhecida como Behaviorismo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o objetivo dos estudos de Hawthorne:
	 a)
	O objetivo dos estudos de Hawthorne era analisar o impacto da infraestrutura do trabalho na produtividade dos trabalhadores.
	 b)
	O objetivo dos estudos de Hawthorne era verificar por meio de métodos científicos o tipo de atividade ideal para cada tipo de colaborador.
	 c)
	O objetivo dos estudos de Hawthorne era promover melhores condições de trabalho para os trabalhadores da empresa.
	 d)
	O objetivo dos estudos de Hawthorne era avaliar a correlação entre o nível de rotatividade dos funcionários e o retorno financeiro da empresa.
	5.
	O assédio moral no trabalho gera diferentes consequências negativas para a empresa, algumas tangíveis e outras de caráter intangível. Sobre os impactos do assédio moral no trabalho, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Custo tangível.
II- Perda intangível.
(    ) Elevação do índice de absenteísmo.
(    ) Acidentes de trabalho.
(    ) Índice elevado de rotatividade.
(    ) Redução dos níveis de produtividade.
(    ) Abalo na reputação da empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - II - I - II.
	 b)
	I - II - I - II - I.
	 c)
	II - I - II - I - II.
	 d)
	II - II - I - I - II.
	6.
	Desde o seu surgimento, o campo de estudos e atuação da Psicologia, expandiu-se gradativamente. Dentre as áreas de atuação e pesquisa, frutos dessa expansão, destaca-se a Psicologia Organizacional e do Trabalho, que se refere à aplicação da Psicologia à Gestão de Pessoas. Portanto, a respeito da história da Psicologia Organizacional e do Trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Surgiu em meados do século XVIII e tinha como objetivo encontrar as pessoas adequadas para os novos postos de trabalho advindos da Revolução Industrial.
(    ) Dentre os precursores da psicologia organizacional, destacam-se os psicólogos Hugo Münsterberg e Walter Dill Scott, conhecidos por seus trabalhos relativos aos testes de seleção de empregados.
(    ) Além da Revolução Industrial, outros fatores históricos de grande influência, que contribuíram com o desenvolvimento dos estudos ligados à psicologia organizacional foram a Primeira e a Segunda Guerra Mundiais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	F - V - V.
	7.
	O tratamento desumano no trabalho é caracterizado, tradicionalmente, como assédio moral. Contudo, algumas situações podem configurar-se como um processo discriminatório. Sobre o que poderia se caracterizar como um processo discriminatório, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Zombar com o indivíduo em público.
	 b)
	Desqualificar o trabalho de um indivíduo em público.
	 c)
	Proferir críticas ou comentários maldosos em público.
	 d)
	Perseguição ou preconceito com relação à orientação sexual.
	8.
	No início das pesquisas, a psicologia foi definida como &quot;estudo da alma&quot;. Com o passar dos anos e com novas pesquisas, a psicologia passou a ser definida como &quot;estudo da mente&quot;. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA que corresponde às três fases históricas da psicologia:
	 a)
	Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Organizacional e Psicologia do Esporte.
	 b)
	Psicologia do Trabalho, Psicologia da Aprendizagem e Psicologia Organizacional.
	 c)
	Psicologia Industrial, Psicologia Organizacional e Psicologia do Trabalho.
	 d)
	Psicologia Industrial, Psicologia Social e Psicologia do Trabalho.
	9.
	Gardner (1995), propôs a Teoria das Inteligências Múltiplas, a qual se refere à existência de um conjunto de diferentes inteligências manifestadas pelo ser humano. Sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As oito inteligências propostas são: linguística, lógico-matemática, espacial, musical, sinestésica, naturalista, interpessoal