Buscar

Avaliação Final (PE)

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Planejamento Estratégico (ADM23)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:431889) ( peso.:3,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	4,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O controle e a avaliação do planejamento estratégico são complementares, porém apresentam ações diferentes, condizentes às funções administrativas de controlar e avaliar. O controle do planejamento estratégico visa supervisionar o curso das ações enquanto que a avaliação verifica se os resultados obtidos contribuem efetivamente para o alcance dos objetivos organizacionais. Sobre as ações distintas de cada uma dessas atividades, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Controle.
II- Avaliação.
(    ) Análise de resistência.
(    ) Acompanhamento e escolha dos recursos humanos.
(    ) Análise de consistência.
(    ) Tomada de decisões.
(    ) Determinação de prioridades conforme o cronograma.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - II - I - I.
	 b)
	I - II - I - II - II.
	 c)
	I - II - I - II - I.
	 d)
	I - I - I - II - II.
	2.
	De acordo com a situação, existem diversos tipos de estratégias empresariais. Assim, os gestores devem identificar a estratégia que seja mais adequada para o contexto do momento. Dentro dos grandes tipos de estratégias, pode-se ter estratégia de sobrevivência, manutenção e crescimento/desenvolvimento. Considerando a estratégia de crescimento/desenvolvimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Muitas vezes, o ambiente poderia apresentar ameaças gerais, porém, a empresa pode tornar essas  ameaças oportunidades. Para isso, a empresa adota uma estratégia de crescimento/desenvolvimento.
(    ) Quando se apresentam mudanças tecnológicas drásticas, as empresas possuem a oportunidade de achar um diferencial estratégico por meio de inovações na produção e lançamento de novos produtos,  aplicando uma estratégia de inovação.
(    ) Na estratégia internacional de joint venture procura-se desenvolver novos mercados internacionais por meio de investimentos em canais de distribuição nos países de destinos.
(    ) Quando a empresa enxerga oportunidade de ampliar-se nos mercados externos e dependendo da situação, ela pode aplicar estratégias de joint venture ou de expansão internacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	3.
	A elaboração e a implementação de um planejamento estratégico devem priorizar o envolvimento de todos os departamentos e níveis hierárquicos da organização. Para o sucesso de uma organização, um dos elementos essenciais é a descentralização das atividades. Sobre esse elemento, analise as afirmativas a seguir:
I- A desconcentração da administração pode ser entendida como um processo paralelo à descentralização.
II- A descentralização prevê a distribuição de responsabilidades e do poder de tomada de decisões.
III- A desconcentração corresponde à distribuição de atividades na hierarquia, visando evitar o acúmulo de funções e comprometer os resultados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	4.
	Parte estrutural do planejamento estratégico é ter definida a visão, pois ela potencializa vantagens competitivas às empresas, ajudando-as a se manterem focadas nos seus objetivos. Todavia, para que uma visão seja realmente eficaz, é necessário:
	 a)
	Enfatizar o que ela pode ser e esclarecer o que ela deve ser.
	 b)
	Representar a "carteira" de identidade da empresa.
	 c)
	Ser compreendida por todos da organização.
	 d)
	Expressar os valores organizacionais.
	5.
	O Balanced Scorecard (BSC), ferramenta de gestão estratégica, proposta na década de 1990, pelos professores Robert Kaplan e David Norton, docentes da Harvard Business School (HBS), propôs a mensuração e a análise do desempenho organizacional por meio de quatro dimensões de análise: financeira, processos internos de negócios, aprendizado e crescimento e clientes. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um objetivo da dimensão "processos internos de negócios":
	 a)
	Otimizar a qualidade do produto final.
	 b)
	Investir na qualificação dos colaboradores.
	 c)
	Melhorar o processo de pós-venda.
	 d)
	Maximizar a rentabilidade para o capital investido.
	6.
	Uma das ferramentas mais efetivas para identificar a melhor estratégia levando em consideração tanto o ambiente interno como externo de uma organização é a análise SWOT, sigla em inglês que quer dizer: Strength = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças. Por meio desta análise, a organização pode fazer uma análise matricial e cruzar as informações vindas desses quatro elementos. Levando em consideração os elementos da análise SWOT, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na análise SWOT e em outros tipos de análise, as ameaças e oportunidades vêm do ambiente interno, enquanto as forças e as fraquezas vêm do ambiente externo.
	 b)
	Somente na análise SWOT as ameaças e oportunidades vêm do ambiente externo, enquanto as forças e as fraquezas vêm do ambiente interno.
	 c)
	Somente na análise SWOT as ameaças e oportunidades vêm do ambiente interno, enquanto as forças e as fraquezas vêm do ambiente externo.
	 d)
	Na análise SWOT, e em outros tipos de análise, as ameaças e oportunidades vêm do ambiente externo, enquanto as forças e as fraquezas vêm do ambiente interno.
	7.
	Para que um planejamento estratégico possa ter uma gestão eficaz e eficiente, precisa desenvolver tanto métodos prescritivos como quantitativos. Sem definir claramente as características e detalhes, não haverá uma base sólida da estrutura do planejamento. No que tange às questões prescritivas, elas explicam como deverão ser realizadas as etapas do planejamento, devendo-se utilizar ferramentas de gestão para isso. Sobre as ferramentas para atingir a parte prescritiva do planejamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O estabelecimentos das metas expõe as etapas necessárias para alcançar os objetivos desejados.
(    ) O estabelecimento das Estratégias e Políticas determina as ações e parâmetros para poder determinar as diretrizes da estratégia base, questão-chave para o planejamento.
(    ) Nos planos de ação são definidas as atividades que devem ser executadas e que determinam como pôr em prática o planejamento estratégico.
(    ) Nos planos de ação, são definidas as atividades que deverão ser executados nos projetos e nos programas de execução dos trabalhos departamentais e operativos da organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	8.
	É um elemento da cultura organizacional que corresponde às comemorações realizadas pela empresa. Ele tem como objetivo reforçar os valores e os comportamentos valorizados pela organização. A que elemento cultural se refere essa afirmação?
	 a)
	Valores.
	 b)
	Tabus.
	 c)
	Rituais.
	 d)
	Mitos.
	9.
	Segundo Souza (2010), a análise ambiental é o monitoramento e a avaliação dos ambientes que visa, na parte externa, identificar as oportunidades e ameaças que estão fora da organização e, no ambiente interno, avaliar as forças e as fraquezas ou pontos fortes e fracos, que estão na própria organização. Considerando as ameaças externas, oportunidades externas, pontos fortes internos e pontos fracos internos da organização, analise as sentenças a seguir:
I- Vendedores bem treinados sãoum ponto forte da organização.
II- Os clientes são uma ameaça externa da organização.
III- O capital de giro insuficiente é um ponto fraco da organização.
IV- Os concorrentes são uma oportunidade externa da organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SOUZA, D. L. de. Planejamento estratégico em organizações públicas: planejamento de longo prazo em organizações públicas com a utilização do Balanced Scorecard e de cenários prospectivos. Universidade Gama Filho. Brasília. 2010. Disponível em: <http://
portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2507576.PDF>. Acesso em: 8 fev. 2016.
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	10.
	Dependendo das necessidades e dos objetivos, a estratégia pode ser classificada em três grandes níveis organizacionais: corporativo, de unidade estratégica de negócio (UEN), e funcional. No contexto da estratégia ao nível corporativo, analise as seguintes sentenças:
I- A estratégia corporativa é utilizada para fins corporativos, isto é, para fins da empresa como um todo. Exemplo disso são as estratégias para gerar produtos diferenciados por meio do investimento nas grandes marcas da corporação.
II- A estratégia corporativa é utilizada pela alta gerência da organização, objetivando gerenciar operações e interesses organizacionais como um tudo, interesses organizacionais compostos por mais de um centro de negócios.
III- Ao aplicar uma estratégia corporativa, devemos levantar as seguintes questões: que centros de negócios devemos melhorar, que centros de negócios devemos desinvestir, entre outras coisas.
IV- Em situações inevitáveis de diversificação empresarial, a empresa deve utilizar estratégias corporativas a serem inseridas nas unidades estratégicas de negócio (UEN) para, assim, focar no desenvolvimento de novos produtos nessas unicidades de negócios.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2012) Ludwick Marishane, de 22 anos de idade, estudante da Universidade de Cape Town, na África do Sul, desenvolveu um gel de banho que não exige água e sabão. Para divulgar o produto, ele também criou uma empresa. A ideia de Marishane é útil principalmente para lugares onde não há água adequada ou suficiente para o banho. O gel promete eliminar bactérias, hidratar a pele e deixar um cheiro de banho tomado, bastando esfregá-lo sobre o corpo. Marishane acredita que seus principais clientes não estarão apenas em lugares onde não há água potável. A empresa diz que vai vender o gel para passageiros que farão voos de longa duração, para hotéis e locais onde existem guerras ou situações de conflitos. A criação de Marishane, extremamente parecida com o álcool gel, pode ajudar a reduzir doenças em áreas rurais causadas pela falta de água e higiene. A composição do gel mistura biocidas, bioflavonoides e hidratantes. Com o gel, Marishane ganhou o prêmio máximo do Global Student Entrepreneur Awards de 2011. Agora, além de uma empresa, ele já detém a patente e a marca registrada do gel. Cada unidade do gel será vendida por US$ 0,50 para comunidades rurais e por US$ 1,50 para empresas. Segundo o estudante, uma unidade é suficiente para limpar todo o corpo e matar 99,9% dos germes. 
FONTE: DARAYA, V. Estudante cria forma de tomar banho sem água. Disponível em: <http://exame.abril.com.br>. Acesso em: 17 jul. 2012 (adaptado).
A Matriz BCG (Boston Consulting Group) analisa a participação de mercado. Suponha que uma empresa comercial que atue com a distribuição de diversos produtos resolva introduzir o gel criado por Marishane no seu portfólio de produtos. Nessa situação, em qual dos quadrantes da Matriz BGC o gel estaria posicionado?
	 a)
	Como vacas leiteiras, pois tem grande potencial de vendas em um mercado crescente.
	 b)
	Como vira-latas ou abacaxis, pois como o mercado e o produto são novos, tanto a participação quanto o crescimento do mercado são pequenos.
	 c)
	Como estrelas, pois tem grande participação no mercado e será introduzido em um mercado em crescimento constante.
	 d)
	Como pontos de interrogação, pois é um novo produto que ainda não tem participação de mercado, embora seja introduzido em um mercado em crescimento.
	12.
	(ENADE, 2015) Uma empresa vende assinaturas de transmissões on-line de eventos esportivos e culturais exclusivamente para smartphones. Em meio a diversas mudanças tecnológicas e de hábitos de consumo, como o advento da televisão pay per view e o crescimento do mercado de smartphones e tablets, os executivos dessa empresa realizaram uma pesquisa de mercado que apontou que as pessoas não compram mais de uma mídia para um mesmo evento. Um diagnóstico estratégico, realizado por meio de uma análise SWOT, identificou as forças e fraquezas e as ameaças e oportunidades para a empresa nesse cenário.
Com base nessa situação hipotética, avalie o diagnóstico estratégico, realizado por meio de análise SWOT, descrito nas afirmações a seguir:
I. A televisão pay per view é uma concorrente da empresa e representa uma ameaça ao seu negócio.
II. A atuação da empresa com a venda de assinaturas de transmissões on-line para smartphones representa uma oportunidade para o seu negócio.
III. O crescimento do mercado de smartphones é um ponto forte para a empresa.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	I e II, apenas.
	 b)
	I, apenas.
	 c)
	II, apenas.
	 d)
	I e III, apenas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes