Buscar

Apol 1 e 2

Prévia do material em texto

Apol 1
Questão 1/5 - Contabilidade Ambiental
Ativos Ambientais são os bens adquiridos pela empresa que visam ao controle, à preservação e à recuperação do meio ambiente, os quais são diferentes para cada tipo de organização pois estão relacionados diretamente aos vários processos operacionais das distintas atividades econômicas, devendo compreender todos os bens utilizados no processo de proteção e conservação do meio ambiente (Tinoco; Kraemer, 2011). 
Leia as asserções a seguir
I – Ativos Não Circulantes
II – Ativos Circulantes Ambientais
III – Estoques Operacionais Ambientais
IV – Ativos Não Circulantes Ambientais 
Assinale as afirmações que seguem, com base nas asserções acima.
(        ) Formados por contas de Investimento Ambiental, Imobilizado Ambiental e Intangível Ambiental
(        )  Aqueles associados com a proteção e a recuperação ambiental cuja realização se dará no longo prazo
(       ) Devem ser segregados entre ambientais, reciclados e reutilizados, visando proporcionar maior transparência sobre a relação da entidade com o meio ambiente
(        ) Estoques de insumos (bens e serviços) que serão utilizados no processo operacional, ou ao final deste, com o objetivo de reduzir ou eliminar a produção de poluentes ou, ainda, aqueles com a finalidade de recuperar danos ambientais. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	I, II, III, IV
	
	B
	I, II, IV, III
	
	C
	I, IV, III, II
	
	D
	II, I, IV, III
	
	E
	III, I, II, IV
Questão 2/5 - Contabilidade de Agronegócios
São necessários três fatores de produção para que seja possível atuar na atividade rural: terra, capital e trabalho (Marion, 2014). Sem esses recursos, a atividade rural não terá condições de ser desenvolvida, visto a criticidade de se explorar a terra 
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir e qualifique-as em Verdadeiro (V) e Falso (F)
(       ) Dentre os fatores de produção citados, o mais significativo é o capital, uma vez que sem ele não é possível existir produção. Para produzir, são aplicados o trabalho e a terra, visando ao alcance de renda significativo. Tanto o tamanho, quanto a qualidade da terra terão influência na produção, cabendo ao produtor atuar para salvaguardar a capacidade produtiva desse ativo.
(       ) Outro fator de produção é a terra, representado por todos os equipamentos, benfeitorias, animais e insumos, que são aplicados no trabalho visando facilitar a produção. Em alguns casos, a terra terá importância semelhante à do capital, pois, conforme for a condição da terra, apenas o capital irá fazer com que se torne produtiva.
(       ) Por meio do trabalho, que ocorre para atuar com sinergia, reunindo a terra e o capital, será aplicado o capital na exploração da terra, sendo o trabalho uma espécie de “cereja do bolo” para que seja possível o bom andamento da produção rural. 
Assinale abaixo, a alternativa que correta:
	
	A
	V, F, F
	
	B
	V, V, F
	
	C
	V, V, V
	
	D
	F, F, V
	
	E
	F, V, F
Questão 3/5 - Contabilidade Ambiental
A política macroeconômica adotada pela maior parte dos governos e instituições monetárias do mundo tem se baseado em informações quantitativas sobre a economia fornecidas pelos Sistemas de Contas Nacionais. Esses sistemas de contabilidade se constituíram no modelo macroeconômico desenvolvido por John Maynard Keynes, como resposta à depressão dos anos 1930 para suprir a necessidade de se conseguir dados confiáveis sobre a atividade econômica das nações europeias, durante a II Guerra Mundial. 
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir:
I – Produto Interno Bruto (PIB)
II – Produto Interno Líquido (PIL)
III – Produto Nacional Bruto (PNB)
IV – Produto Nacional da Exportação (PNE)  
Assinale a alternativa correta, a qual representa os indicadores utilizados pelo Sistemas de Contas Nacionais.
	
	A
	Está correto o que se afirma em I e II apenas.
	
	B
	Está correto o que se afirma em I e III apenas.
	
	C
	Está correto o que se afirma em I, II e III apenas.
	
	D
	Está correto o que se afirma em I, III e IV apenas.
	
	E
	Está correto o que se afirma em II, III e IV apenas.
Questão 4/5 - Contabilidade de Agronegócios
Para clarificar a questão do valor justo o CPC 46 estabelece uma hierarquia, considerando 3 níveis de valor justo, cada um com suas particularidades quanto às informações disponíveis. Essa hierarquia procura dar orientações para uma determinação correta da avaliação e mensuração dos ativos e passivos biológicos. 
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir.
I - Nível 1 são preços cotados (não ajustados) em mercados ativos para ativos ou passivos idênticos que a entidade possa ter acesso na data de mensuração.
II -  Nível 2 são informações que são observáveis para o ativo ou passivo, seja direta ou indiretamente, exceto preços cotados incluídos no Nível 1.
III - Nível 3 são dados não observáveis para o ativo ou passivo. 
Assinale as afirmações que seguem, com base nas asserções acima.
(           ) Não possui informações em mercado ativo, porém, são observáveis de forma direta ou indireta. Podem ser consideradas informações similares que constam em mercados ativos.
(           ) O valor justo vem de uma fonte do mercado, como por exemplo no caso do meio rural, ter o preço da soja cotada pelo mercado. Esse mercado é quem determina o valor justo.
(           ) Supre a necessidade que não puder ser resolvida com os outros níveis, considerando então informações não observáveis. Nesse nível a entidade deve buscar o máximo de dados, tendo mais subsídio para poder determinar o valor justo. 
Assinale abaixo, a alternativa que representa a sequência correta:
	
	A
	I, II, III
	
	B
	I, III, II
	
	C
	II, I, III
	
	D
	II, III, I
	
	E
	III, I, II
Questão 5/5 - Contabilidade de Agronegócios
No ramo contábil, é muito comum se falar em ano fiscal, que é o período de 1 de janeiro até 31 de dezembro. Na maioria das empresas, o período fiscal também é considerado o exercício social. Isso facilita bastante todos os processos, pois essas atividades não sofrem a interferência de estações climáticas, como ocorre no meio rural de forma mais significativa. 
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir e qualifique-as em Verdadeiro (V) e Falso (F), acerca do ano agrícola.
(           ) É o período de 12 meses que inicia o cultivo até a colheita da principal cultura em termos de rendimentos da propriedade, ou no caso de a pecuária ser a principal atividade, conforme seu ciclo produtivo para determinar o ano agrícola.
(           ) Caso a propriedade tenha como sua principal fonte de renda a cultura da soja, que possui plantio em setembro, e colheita prevista entre janeiro e maio, a entidade deverá trabalhar com esse período como ano agrícola no caso do exercício social.
(           ) Em propriedades com predominância de atividades pecuárias, pode acontecer de o ano agrícola e o fiscal coincidirem, pois a pecuária costuma ter um ciclo operacional de receitas mensais, seja pela venda de animais, seja pela venda da produção desses animais.
(           ) Considera-se sempre a atividade com maior ciclo (plantio e colheita) para determinar qual será o ano agrícola da propriedade. Mesmo em casos de existirem várias culturas na mesma propriedade, sempre deverá haver o discernimento necessário para verificar qual será a de maior empenho de tempo e custo.
(           ) Essas variações decorrem dos momentos adequados para plantio, conforme o clima, bem como período de maturação das culturas para a colheita, mas independentemente dessas variações, os produtores costumam ter seu exercício agrícola igual ao calendário civil, ou seja, de janeiro a dezembro do mesmo ano. 
Assinale abaixo, a alternativa que correta:
	
	A
	V, F, V, F, V
	
	B
	F, V, F, V, F
	
	C
	V, V, V, V, F
	
	D
	V, F, F, V, V
	
	E
	V, V, V, F, F
_____________________________________________________________________________Apol 2
Questão 1/5 - Contabilidade de Agronegócios
O método de custo e o método a valor de mercado são possibilidade de se mensurar o estoque na atividade rural. Conforme o método, as apurações contábeis e os lançamentos são influenciados por ela. Para isso, é necessário um acompanhamento da evolução patrimonial com os devidos registros, afim de manter as atividades da pecuária condizentes com a realidade. 
Com base no texto acima, assinale as afirmações que seguem, em Verdadeiro (V) e Falso (F) acerca do método de Custo.
(           ) Uma das características básicas desse método é que a apuração do lucro ocorre conforme variação de mercado.
(           ) Serão contabilizados os custos para “produzir” o rebanho, e quando da venda, o valor deve ser transferido para o ativo não circulante, imobilizado.
(           ) Todo o valor consumido para manter o touro e matriz será alocado ao bezerro quando ele nascer, dando, assim, origem ao custo do bezerro.
(           ) O método de custo acaba sendo simples devido sua semelhança com a aplicação no meio industrial, pois todos os custos de produção são estocados, e quando ocorre a venda, os mesmo se tornam custo no resultado.
(           ) Dentre os gastos para manter os reprodutores, haverá a alimentação, sanidade, depreciação, mão-de-obra utilizada no manejo, dentre outros custos destinados a esses animais, os quais irão compor o custo do nascimento dos bezerros. 
Assinale abaixo, a alternativa que representa a sequência correta:
	
	A
	F, V, F, V, F
	
	B
	V, F, V, F, V
	
	C
	F, F, F, V, V
	
	D
	F, F, V, V, V
	
	E
	V, F, F, V, F
Questão 2/5 - Contabilidade Ambiental
O bem-estar da sociedade depende significantemente dos serviços ambientais fornecidos pela natureza, que incluem a regulação do clima na Terra, a formação dos solos, o controle contra erosão, o armazenamento de carbono, etc.. Desta forma, surgem muitos custos dentro das organizações, afim de manter e controlar os impactos ambientais. Assim os custos de preservação do meio ambiente podem ser vistos de três maneiras. 
Leia as asserções a seguir
I – Custos relacionados ao processo de controle.
II – Custos relacionados aos processos de recuperação.
III – Custos envolvidos em atividades que objetivam resolver o problema ambiental em sua raiz. 
Assinale as afirmações que seguem, com base nas asserções acima.
(           ) conjunto de atividades que objetiva trabalhar para limpá-lo do agente poluidor, restaurá-lo para voltar a ter valor de uso. Gastos como limpar lago poluído, limpar manchas de petróleo, limpar solo contaminado, indenizar danos pessoais (relacionado ao meio ambiente), restaurar terra ao estado natural etc.
(           ) evitar o surgimento da poluição ou pelo menos proteger o meio ambiente da poluição gerada pelo processo produtivo. Nesse caso, vinculam-se à operação de equipamentos que amenizam ou eliminam poluição, compra de equipamentos para proteção da natureza, como filtros, reciclar resíduos tóxicos e sucatas etc.
(           ) Atividades como auditar processos ambientais, inspecionar produtos, desenvolver medidas de desempenho ambiental, testar contaminação, verificar desempenho ambiental de fornecedores, medir níveis de contaminação, executar estudos ambientais, desenvolver sistemas de gestão ambiental, obter certificado ISO 14001 etc. exemplificam esse grupo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	I, II, III
	
	B
	III, II, I
	
	C
	II, III, I
	
	D
	III, I, II
	
	E
	II, I, III
Questão 3/5 - Contabilidade Ambiental
Em termos práticos, os investimentos ambientais de uma empresa são os gastos incorridos, e a incorrer, para aquisição de ativos que tenham relação com os processos de preservação, controle e recuperação do meio ambiente, visando a benefícios futuros. 
Considerando o texto anterior, avalie as questões a seguir em Verdadeiro (V) e falso (F).
(           ) Os gastos podem representar ativos de vida curta, como insumos para o processo produtivo, ou ativos de vida longa, como aquisição de máquinas para preservar, controlar, e recuperar o meio ambiente.
(           ) gastos relacionados aos processos de recuperação: conjunto de atividades que objetiva trabalhar determinado local para recuperá-lo da poluição, para limpá-lo do agente poluidor, restaurá-lo para voltar a ter valor de uso.
(           ) Os tipos de investimentos podem ser bastante variáveis, desde investimentos em tecnologias, matérias-primas e processos de prevenção, contenção, diminuição ou eliminação de aspectos poluentes ou que representam riscos ao meio ambiente.
(           ) gastos visando à saúde pública ou dos trabalhadores em uma perspectiva de geração de benefícios econômicos e valorização dos empreendimentos, assim como ao estabelecimento de diferenciais de mercado vinculados com a responsabilidade social e ambiental das empresa.
(           ) Atividades como auditar processos ambientais, inspecionar produtos, desenvolver medidas de desempenho ambiental, testar contaminação, verificar desempenho ambiental de fornecedores, medir níveis de contaminação, executar estudos ambientais, desenvolver sistemas de gestão ambiental.  
Assinale a alternativa correta acerca dos investimentos ambientais. 
	
	A
	V, F, V, F, V
	
	B
	F, V, F, V, F
	
	C
	V, V, V, F, F
	
	D
	F, V, F, F, V
	
	E
	V, F, V, V, F
Questão 4/5 - Contabilidade Ambiental
Eventos ambientais são relacionados a atividades de diversos setores “que afetam o patrimônio e a continuidade das empresas, a qualidade de vida das pessoas, da fauna, da flora, dos rios e mares e que, por conseguinte, devem ser objeto de registro, acumulação, mensuração, avaliação e divulgação pela contabilidade empresarial” (Tinoco; Kraemer, 2011, p. 42) 
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir:
I – Dificuldade em calcular um passivo ambiental efetivo;
II – Ausência de definição clara de custos ambientais: qual o limite entre custo e investimento?
III – Problema em determinar a existência de uma obrigação no futuro por conta de custos passados;
IV – A contabilidade não é um sistema eficaz e eficiente de controle e apuração dos gastos ambientais.
V – Falta de clareza no tratamento a ser dado aos "ativos de vida longa", por exemplo, no caso de uma usina nuclear.
VI – Reduzida transparência com relação aos danos provocados pelas empresas em seus ativos próprios, dentre outros.
VII – Os softwares empresarias utilizados como ferramenta contábil, apresentam muitas lacunas, ou seja, precisam ainda de inovações tecnológicas para melhor gerenciamento das informações ambientais 
Assinale abaixo, a alternativa que corresponde os fatores que dificultam o processo de implementação da contabilização de eventos ambientais
	
	A
	Está correto o que se afirma em I, II, III, V e VI apenas.
	
	B
	Está correto o que se afirma em I, III, IV, V e VI apenas.
	
	C
	Está correto o que se afirma em I, IV, V, VI e VII apenas.
	
	D
	Está correto o que se afirma em II, III, V, VI e VII apenas.
	
	E
	Está correto o que se afirma em II, III, IV, VI e VII apenas.
Questão 5/5 - Contabilidade de Agronegócios
Os animais podem ter funções diferentes nas propriedades rurais, e que impactam diretamente na maneira de contabilizá-los. Desta forma, cabe ao contador dominar os conhecimentos inerentes a pecuária, para realizar um trabalho eficiente e eficaz, no que tange manter as informações do patrimônio rural, em conformidade com a realidade. 
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir e qualifique-as em Verdadeiro (V) e Falso (F), acerca pecuária.
(           ) Dentre as diferentes funções dos animais mantidos na propriedade, estão àqueles destinados para comercialização, para abate direto, engorda, para trabalho ou reprodução.
(           ) Os suínos, terão um processo similar aos bovinos, pois haverá o processo de produção de leitões, posteriormente sendo engordados até o momento deseu abate.
(           ) Para as aves, seguirá a mesma linha dos bovinos ou suínos, tendo as galinhas poedeiras para gerar os ovos que, depois de chocados, vem a fase dos pintinhos, os quais irão diretamente para o abate.
(           ) Em relação aos mantidos com a finalidade de reprodução, serão mantidos somente as fêmeas, que gerarão crias que, posteriormente, poderão gerar venda ou serem utilizados, também, para reprodução.
(           ) Para cada tipo de animal, haverá sempre as mesmas fases da pecuária, e cada Para cada tipo de animal, haverá algumas variações quanto às fases da pecuária, e cada propriedade rural pode atuar em uma dessas fases, ou combinar mais de uma atividade.
(           ) A pecuária possui uma divisão simples em três fases. A primeira trata de produzir animais, cuidando do processo de reprodução, enquanto que, na segunda, podemos considerar como uma espécie de “adolescência” dos animais, que é o período posterior ao animal ser capaz de viver sem a mãe, até que ele chegue a uma espécie de maioridade, que é terceira fase. 
Assinale abaixo, a alternativa que correta:
	
	A
	V, F, V, F, V, F
	
	B
	F, V, F, V, F, V
	
	C
	V, V, F, F, V, V
	
	D
	F, F, V, V, F, F
	
	E
	V, F, F, F, V, F

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes