Buscar

aol 6 CONTEX LIDERANCA DE EQUIPES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU
GESTÃO FINANCEIRA
LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES
RODRIGO BARBOSA DE OLIVEIRA E SILVA
PROF. ALESSANDRA DE OLIVEIRA
ALUNO: MARCOS BEZERRA SILVA JUNIOR
MAT: 01257894
Olá aluno(a)!
Chegamos à Avaliação On-Line 6, denominada Atividade Contextualizada!
Espero que você aproveite cada informação disponibilizada em nosso material didático e não esqueça de que a Tutoria On-line também poderá auxiliá-lo nesta avaliação, caso tenha dúvida, procure-o no Dúvidas de Conteúdo. Então vamos lá?
LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Sou Carlos, fui recentemente promovido a líder da equipe do processo de agregar onde trabalho como analista de recursos humanos há dois anos. Apesar de o gerente de RH, Saturnino Fernandez, me ter informado das minhas novas funções, parece-me que mais ninguém foi informado, pois ninguém comentou o assunto comigo e todos me tratam como antes, como se não tivesse essa função.
	Optei por não assumir o papel de líder dos meus colegas, enquanto esta alteração não for explícita para todos, tendo sido repreendido pelo meu superior, por me “demitir das minhas funções”.
Clarifiquei com ele a situação e de fato ele informou ao restante equipe. Os problemas começaram aí:
- A Iris, analista de recursos humanos, a exercer funções similares às minhas há 6 anos, demitiu-se. Tinha com ela uma boa relação, mas foi-se embora sem sequer se despedir.
- O Pablo, assistente de recursos humanos, recusa-se a fazer a maioria das tarefas que lhe peço, pois diz que o gerente lhe dá muito serviço e por isso não tem tempo para mais nada, inclusive pôs o estagiário para tirar fotocópias, sem me dar conhecimento.
- O Rolando amigo de longa data e colega de faculdade, entramos juntos na empresa. Recusa-se a continuar a ter a mesma relação de amizade que tínhamos antes pois considera que não é possível separar a área profissional da esfera pessoal e diz que não quer ser o “amiguinho do chefe”.
O gerente atribui-me cada vez mais responsabilidades e não tenho possibilidade de cumprir com todas as minhas tarefas, apesar de todos os dias voltar para a empresa depois de jantar e ficar até bastante tarde.
Gosto do trabalho de coordenar pessoas, mas às vezes penso que não vai ser possível coordenar esta equipe.
Como posso voltar a ter a boa relação que tinha com estes colegas e ser um bom líder?
(adaptado:https://web.fe.up.pt/~mac/ensino/docs/L20042005/EstudoCasoLideranca.doc)
Você é o responsável pelo Programa de Desenvolvimento de Líderes da empresa que Carlos trabalha. Mediante o contexto apresentado e o questionamento de Carlos, apresente para ele três (03) ações que precisa realizar para desenvolver e exercer o papel de líder na sua equipe de trabalho, e justifique a relevância de cada uma das ações apresentadas.
Lembrando:
- Ação: É uma tarefa ou atividade executada para se atingir o objetivo do case.
- Justificativa: É o motivo, (porque) da escolha das ações para se resolver o case.
- Após realizar suas reflexões, apresente o que se pede e fique atento aos critérios avaliativos.
- O texto resposta, deverá ser baseado nas perguntas, não sendo aceito cópia de trechos e/ou postagens sem as devidas citações e referências.
Aguardo sua atividade!
	Analisando o caso do Carlos, fica claro a situação de desconforto por parte dos colegas e até mesmo a falta de compreensão com a escolha, ao que parece a Iris que exercia funções parecidas com a do Carlos talvez tenha se sentido desprevilégiada com a escolha do mesmo. O Pablo também parece que não ficou satisfeito com a escolha, mas não se demitiu e leva a situação com indiferença ao novo líder da equipe. Já o Rolando, amigo de longa data, optou por se distanciar para não parecer ser o amiguinho do chefe.
	Dentre a situação apresentada e o que pode ser feito para que Carlos obtennha sucesso como gestor, apresento algumas ações.
A primeira ação seria organizar uma reunião com o seu gestor para a sua apresentação como líder da equipe de forma mais formal, assim, seria de conhecimento de todos que o Carlos seria um novo Gestor a quém eles teriam que se reportar.
	seria importante para o Carlos cultivar a humildade, A arrogância é um pecado capital que afeta bastante os líderes, sobretudo os mais jovens. Saiba que muitos dos seus comandados têm mais tempo de empresa do que você. Portar-se como o superior vai dificultar sua relação com eles e com todos os outros colaboradores. Todos têm habilidades e competências diferentes. 
	Após essa apresentação o Carlos poderia solicitar ele mesmo a uma reunião com a sua equipe. Como recém-promovido, é possível que ele não esteja habituado a todas as tarefas relacionadas à gestão e necessite da ajuda de outros funcionários. Isso não o fará menos capaz para a liderança. Aliás, um bom líder não faz tudo sozinho e sempre está disposto a aprender. Uma lição de humildade.
	As atenções dos seus colegas estrá sobre ele	, Portanto, ações, falas e comportamento devem ser condizentes com as de um líder, pois agora elas terão mais relevância perante o grupo. Isso será muito bom para seu desenvolvimento profissional e pessoal.
	E claro, é importante para o Carlos que ele delegue tarefas a sua nova equipe para que sejam feitas no prazo e que esteja disposto a ouvir.Um bom líder deve saber ouvir tanto sua equipe quanto seus próprios gestores. Sempre há a oportunidade de adquirir algo de bom ao escutar o que seus colegas têm a dizer. Gestores que sabem falar e se expressar também sabem abrir espaço para ouvir seus colegas. Isso faz parte de uma boa gestão de pessoas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
https://www.sodexobeneficios.com.br/qualidade-de-vida/noticias/guia-da-carreira/6-dicas-para-um-lider-recem-promovido.htm

Outros materiais