Buscar

acessibilidade e tecnivas assistivas

Prévia do material em texto

A linguagem tem como definição ser o conjunto de símbolos e regras de aplicação e disposição, que possibilita um sistema de comunicação, em suma, essencialmente a linguagem tem a capacidade de proporcionar inteligibilidade, podendo ser visual, tátil ou sonoro. A fim de utilizar símbolos visuais para a sinalização de ambientes, é primordial que os mesmos sejam executados com as seguintes condições:
Escolha uma:
Contornos fortes e bem definidos; simplicidade nas formas e poucos detalhes; estabilidade da forma; utilizar símbolos de padrão internacional. 
Podem ser digitalizados ou sintetizados; devem conter apenas uma sentença completa; devem estar na forma ativa e imperativa.
Informar as mudanças de direção ou opções de percursos; indicar o início e o término de degraus, escadas e rampas; indicar a existência de patamares nas escadas e rampas; indicar as travessias de pedestres.
Tipos de fonte, altura do relevo: ser entre 0,8 mm e 1,2 mm, altura dos caracteres: ser entre 15 mm e 50 mm, distância entre linhas: de 8 mm.
Rugosímetros e/ou paquímetros.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Contornos fortes e bem definidos; simplicidade nas formas e poucos detalhes; estabilidade da forma; utilizar símbolos de padrão internacional..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Segundo indicado pela NBR 9050 (2015, p. 30), as informações que precisam ser passadas aos indivíduos devem ser completas, objetivas e claras, podendo serem transmitidas por meio de sinalizações visuais, táteis ou sonoras. É recomendado que as informações corram em dois sentidos, podendo ser eles visuais e táteis ou visuais e sonoros.
Os sinais podem ser classificados em:
I. braile
II. informativo
III. instrução
IV. localização
V. advertência
Assinale a alternativa correta
Escolha uma:
Somente as afirmativas I, IV e V.
Somente as afirmativas I e IV.
Somente as afirmativas I, III, IV e V.
Somente as afirmativas I, II, IV e V.
Somente as afirmativas II, III, IV e V. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Somente as afirmativas II, III, IV e V..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A diagramação define-se no “ato de compor e distribuir textos, símbolos e imagens sobre um elemento de informação em uma lógica organizacional” (NBR 9050, 2015, p.30). A diagramação das informações deve levar em consideração a redação de textos que irá conter as orientações, instruções de uso de áreas, objetos, equipamentos, regulamentos, normas de conduta e utilização. Segundo a mesma Norma em sua página p.33, essa diagramação deve impreterivelmente:
I. ser objetiva;
II. quando tátil, conter informações essenciais em alto relevo e em Braille;
III. conter sentença completa, na ordem: sujeito, verbo e predicado;  
IV. estar na forma ativa e não passiva;  
V. estar na forma afirmativa e não negativa;  
VI. enfatizar a sequência das ações
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
Somente as afirmativas I, IV, V e VI estão corretas.
Somente as afirmativas II, III, IV, V e VI estão corretas.
Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
Somente as afirmativas I, II, III, IV, V e VI estão corretas. 
Somente as afirmativas I, II, III e VI estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Somente as afirmativas I, II, III, IV, V e VI estão corretas..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Segundo a NBR 9050 (2015, p. 47,48), a sinalização ____________no piso pode ser de ___________ e direcional, e é de suma importante que se faça a utilização do mesmo para auxiliar pessoas com deficiência visual a se orientarem e se deslocarem com segurança nas calçadas próximas à escola.
O contraste tátil, é utilizado para a sinalização _________________, por meio de relevos, e o contraste visual, deve estar com a superfície adjacente, em condições secas ou molhadas, em contrapartida, a sinalização _________________ no piso é utilizada para informar as _______________ a seguir ao longo de um percurso, servindo de linha-guia identificável. O deficiente, a partir deste piso, pode seguir o percurso sinalizado utilizando uma bengala ou caminhando sobre o piso, por isso esse deve ser confortável e seguro.
 
Assinale a alternativa que preencha essas lacunas de forma correta:
Escolha uma:
Tátil e visual, alerta, tátil e visual de alerta, tátil e visual direcional, direções. 
Tátil e visual, alerta, tátil e visual direcional, tátil e visual de alerta, direções.
Informativa, alerta, tátil e visual de alerta, tátil e visual direcional, problemáticas.
Tátil e visual, advertência, tátil e visual de alerta, visual direcional, problemáticas.
Informativa, advertência, tátil e visual direcional, tátil e visual de alerta, direções.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Tátil e visual, alerta, tátil e visual de alerta, tátil e visual direcional, direções..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia as informações abaixo sobre acessibilidade espacial:
I. Acessibilidade espacial significa bem mais do que apenas poder chegar ou entrar num lugar desejado.
II. É necessário para que a pessoa possa situar-se, orientar-se no espaço e que compreenda o que acontece, a fim de encontrar os diversos lugares e ambientes com suas diferentes atividades, sem precisar fazer perguntas.
III. Podem ser elementos naturais ou construídos, que dificultam ou impedem a realização de atividades desejadas de forma independente.
IV. O excesso de ruído pode ser uma acessibilidade espacial para uma pessoa que escuta mal, e também para uma pessoa cega que precisa reconhecer os sons das atividades para saber onde está
V. Deve ser possível para qualquer pessoa se deslocar ou movimentar-se com facilidade e sem impedimentos.
 
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Somente I, II e III estão corretas.
Somente I, III, IV e V estão corretas.
Somente III, IV e V estão corretas.
Somente I, II e V estão corretas. 
Somente II, III e IV estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Somente I, II e V estão corretas..
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A NBR 9050 (2015), tem como base o “Desenho Universal”, sendo o conceito dele, propor uma arquitetura e um design mais centrados no ser humano, na sua diversidade e função. O desenho universal estabelece critérios para que as edificações, os ambientes internos, os ambientes urbanos, os produtos e mobiliários atendam a um maior número de usuários, independente das características físicas do indivíduo, das habilidades e/ou faixa etária, contribuindo com a biodiversidade humana e propiciando uma melhor ergonomia para todas as pessoas. Dentre os sete princípios do desenho universal estão:
 I. uso equitativo: é a característica do ambiente ou elemento espacial que faz com que ele possa ser usado por diversas pessoas, independentemente de idade ou habilidade. Para ter o uso equitativo deve-se: propiciar o mesmo significado de uso para todos; eliminar uma possível segregação e estigmatização; promover o uso com privacidade, segurança e conforto, sem deixar de ser um ambiente atraente ao usuário
II. comunicação: é a que faz respeito em referência as possibilidades de troca de informações entre pessoas, independentemente de ter ou não o auxílio de meios de comunicação externos, e à aquisição de informações gerais através de suportes informativos. É primordial para este quesito os itens referentes a acústica dos ambientes, a presença de sinais, pictogramas complementando informações escritas; e os meios de tecnologia assistiva, como programas computacionais para surdos e cegos
III. deslocamento: que correspondem as condições de deslocamento são caracterizadas pela disposição de circulação de qualquer indivíduo de forma plena, ou seja, o mesmo poder se movimentar ao longo de percursos horizontais e verticais, alémde, também, em ambientes internos como em salas, sanitários, saguões, e externos, como caminhos, pátios, jardins, etc., sem impedimentos baseados em barreiras físicas, de forma autônoma, segura e confortável.
IV. uso flexível: é a característica que faz com que o ambiente ou elemento espacial atenda a uma grande parte das preferências e habilidades das pessoas. Para tal, devem-se oferecer diferentes maneiras de uso, possibilitar o uso para destros e canhotos, facilitar a precisão e destreza do usuário e possibilitar o uso de pessoas com diferentes tempos de reação a estímulos
V. dimensão e espaço para aproximação e uso: essa característica diz que o ambiente ou elemento espacial deve ter dimensão e espaço apropriado para aproximação, alcance, manipulação e uso, independentemente de tamanho de corpo, postura e mobilidade do usuário. Desta forma, deve-se: implantar sinalização em elementos importantes e tornar confortavelmente alcançáveis todos os componentes para usuários sentados ou em pé, acomodar variações de mãos e empunhadura e, por último, implantar espaços adequados para uso de tecnologias assistivas ou assistentes pessoais
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas. 
Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas..
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
[QUESTÃO ANULADA]
A dimensão referencial para cadeiras de roda precisa ser levada em consideração quando pensamos no espaço escolar, desde corredores à banheiros e salas de aula. Segundo a NBR 9050 (2015) os parâmetros referenciais para deslocamento em linha reta de uma pessoa em cadeiras de roda é de que caso, sozinha em um corredor, o cadeirante necessite de:
Escolha uma:
No mínimo 1,50 metros de largura entre uma parede e outra.
No mínimo 0,90 metros de largura entre uma parede e outra.
No mínimo 1,80 metros de largura entre uma parede e outra. 
No mínimo 0,80 metros de largura entre uma parede e outra.
No mínimo 1,20 metros de largura entre uma parede e outra.
Feedback
Sua resposta está correta.
As respostas corretas são: No mínimo 1,80 metros de largura entre uma parede e outra., No mínimo 0,80 metros de largura entre uma parede e outra., No mínimo 1,20 metros de largura entre uma parede e outra., No mínimo 0,90 metros de largura entre uma parede e outra., No mínimo 1,50 metros de largura entre uma parede e outra.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o olhar social em relação à pessoa com deficiência é incorreto afirmar que:
Escolha uma:
Foi na Europa que o grupo das pessoas com deficiência teve reconhecimento fora dos asilos ou abrigos para pobres, isso ocorre pelo rompimento com alguns dogmas e crendices.
As práticas de eliminação das pessoas com deficiência eram coerentes com ideais atléticos, de beleza e classistas que serviam de base à organização sociocultural desses dois locais.
Foi a partir da segunda guerra mundial que o direito necessita se preocupar com grupos sociais específicos como o das pessoas com deficiência.
O processo de mudança sociocultural teve início na Europa de forma paulatina, que teve como marca principal o reconhecimento do valor humano.
O Brasil foi o primeiro país a conferir títulos de pessoas às pessoas com deficiência. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O Brasil foi o primeiro país a conferir títulos de pessoas às pessoas com deficiência..
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Foi no vitorioso Império Romano que surgiu o cristianismo. A nova doutrina voltava-se para a caridade e o amor entre as pessoas.
Com os surgimentos do cristianismo, é correto afirmar que:
I. As classes menos favorecidas sentiram-se acolhidas com essa nova visão.
II. O cristianismo combateu, dentre outras práticas, a eliminação dos filhos nascidos com deficiência.
III. Foi nesse período que foram criadas as legislações dos direitos das pessoas com deficiência.
IV. Nesse período é que surgiram os primeiros hospitais de caridade que abrigavam indigentes e pessoas com deficiências.
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
Apenas a afirmativa II está correta.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
As afirmativas I, II e IV estão corretas. 
Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As afirmativas I, II e IV estão corretas..
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Existem quatro tipos de barreiras que precisam, impreterivelmente, serem consideradas para possibilitar a acessibilidade espacial, sendo elas a:
Escolha uma:
Desenho universal, NBR 9050, parâmetros visuais e auditivos.
Uso equitativo, uso flexível, informação de fácil percepção e tolerância ao erro.
Orientação espacial, deslocamento, uso e comunicação. 
Dimensão e espaço, esforço físico, uso simples e intuitivo e uso flexível.
Informação, sinalização, braile, e linguagem visual e sonora.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Orientação espacial, deslocamento, uso e comunicação..
eia as afirmações abaixo sobre sanitários acessíveis e depois responda a alternativa correta:
I. circulação com o giro de 180°
II. os lavatórios devem garantir altura frontal livre na superfície inferior, e na superfície superior de no máximo 1,20 m
III. alcance manual para acionamento da válvula sanitária, da torneira, das barras, puxadores e trincos e manuseio e uso dos acessórios
IV. os pisos devem ser antiderrapantes
V. não ter desníveis junto à entrada ou soleira
Quais das afirmativas acima mencionadas correspondem verdadeiramente as informações prestadas pelas Normas 9050 (2015) sobre sanitários acessíveis? Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas 
Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas
Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas
Somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas
Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Mobiliário urbano tem por definição ser objetos implantados em lugares públicos, disponíveis para uso da população. Alguns mobiliários urbanos podem ser usados em espaços escolares, como lixeiras, bebedouros, telefones e orelhões, assentos e bancos públicos, mesas, balcões, etc. Para ser considerado um mobiliário acessível, ele precisa necessariamente (NBR 9050, 2015):
I. proporcionar ao usuário segurança e autonomia de uso
II. ser fotoluminescente ou retroiluminada
III. assegurar dimensão e espaço apropriado para aproximação
IV. alcance, manipulação e uso
V. postura e mobilidade do usuário, ser sinalizado, de forma correta
VI. possuir altura entre 0,40 cm e 0,45 cm
 
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
Somente as afirmativas I, III, IV e VI estão corretas
Somente as afirmativas I, III, IV e V estão corretas 
Somente as afirmativas II, IV, V estão corretas
Somente as afirmativas I, II, III e VI estão corretas
Somente as afirmativas II, IV, V e VI estão corretas
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Somente as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Certos problemas referentes a acessibilidade espacial, costumam aparecer com certa frequência em ambientes escolares. Em relação aos problemas recorrentes relacionados ao ambiente da recepção e salas de atendimento, qual das alternativas abaixo propõem melhoresações para que os problemas sejam resolvidos? Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
O balcão deve ser visível à entrada, estar sinalizado e possuir duas alturas; as circulações devem ser livres de obstáculos; existir piso tátil direcional que conduza até o mapa tátil; todos os ambientes devem ser identificados por letras grandes; existir um mapa tátil que represente o esquema da escola; existir espaço de espera para as cadeirantes; o piso, as paredes e o mobiliário devem possuir cores contrastantes. 
Existir reentrâncias nas paredes para abrigar bebedouros ou outros equipamentos/mobiliários, a fim de não atrapalhar a circulação; a altura do bebedouro permitir a aproximação de uma cadeira de rodas e o uso por pessoas com baixa estatura; as portas serem coloridas para se destacar da cor das paredes; o rodapé ser largo e em cor contrastante com o piso; possuir corrimãos de alcance as crianças menores e/ou cadeirantes.
O piso, as paredes e os móveis possuírem cores contrastantes; existir mesa adequada para a aproximação e uso de cadeirantes, e, a mesma estar localizada em corredor mais largo, sendo possível posicioná-la em qualquer fileira; possuir janelas que possibilitem a boa iluminação, ter aberturas em paredes opostas permitindo a ventilação cruzada; os corrimãos serem contínuos, confortáveis e estarem instalados em duas alturas.
Deve possui áreas bem definidas para as diferentes atividades; os mobiliários urbanos devem ser acessíveis para as pessoas com baixa estatura e em cadeira de rodas; deve haver constaste entre as cores do piso e do mobiliário; possuir caminho largo, piso antiderrapante, que não ofusque a visão, ser nivelado em boas condições e com pavimentação contrastante entre a grama e o piso guia; existir opções variadas de assentos tanto na sombra, quanto no sol.
Deve estar próxima ao fraldário e possui ligação direta com um banheiro, deve estar organizada em vários ambientes, possibilitando a realização de diferentes atividades, o piso e as paredes devem possuir cores contrastantes e ter temperatura de piso agradável, não áspero e nem escorregadio; possuir porta com visores em diferentes alturas e as janelas terem peitoril baixo, com vidro fixo e seguro, permitindo a visualização do exterior.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O balcão deve ser visível à entrada, estar sinalizado e possuir duas alturas; as circulações devem ser livres de obstáculos; existir piso tátil direcional que conduza até o mapa tátil; todos os ambientes devem ser identificados por letras grandes; existir um mapa tátil que represente o esquema da escola; existir espaço de espera para as cadeirantes; o piso, as paredes e o mobiliário devem possuir cores contrastantes..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação aos problemas recorrentes relacionados a acessibilidade espacial, qual a melhor conexão entre problemas e soluções que podemos tomar? Analise a lacuna A (referente aos problemas) e a lacuna B (referente as soluções) abaixo, e assinale a alternativa correta de qual seria a melhor solução para cada problema diagnosticado.
Problemas
Lacuna A
 
1-    (  ) escadas
2-    (  ) corredores
3-    (  ) espaço para educação infantil
4-    (  ) biblioteca
5-    (  ) sanitários
6-    (  ) pátios
 
Soluções
Lacuna B
 
A.   Ser próxima ao fraldário e possuir ligação direta a um banheiro; mesas e cadeiras em dimensões adequadas; todos os tecidos serem laváveis e antialérgicos; existir uma sapateira próxima a entrada em altura adequada; porta com visores em diferentes alturas, janelas de peitoril baixo, com vidro fixo e seguro.
B.   Serem largas; em tamanhos confortáveis e com piso antiderrapante, firmes e nivelados com bordas em cores contrastantes
C.   Possuir áreas bem definidas em relação as diferentes atividades que possam ocorrer; os locais serem pavimentados, gramados e possuírem piso tátil direcional, indicando os percursos; alguns bancos, bebedouros e lixeiras acessíveis; haver contraste entre o piso e os mobiliários; o piso ser antiderrapante, não ofuscar a visão, ser nivelado e em boas condições.
D.   Possuir largura suficiente para a quantidade de pessoas que usam; ter no mínimo 0,90 cm; haver portas coloridas, destacando-se das cores das paredes; placas indicando a saída e outras direções importantes
E.   Mesas que não possuam obstáculos para aproximação de uma cadeira de rodas e ter altura adequada ao uso de pessoas com baixa estatura; corredores e estantes largos; altura das prateleiras estarem adequadas; o balcão ser acessível a todos; ambiente bem ventilado e iluminado
F.    Porta de entrada larga; piso antiderrapante; regular e em boas condições; todos os acessórios estarem em altura adequada permitindo o alcance de todos; possuir barra na porta, auxiliando o fechamento da mesma; as barras de apoio estarem dimensionadas e posicionadas corretamente.
 
Assinale a alternativa correta
Escolha uma:
1-D; 2-B; 3-A; 4-F; 5-E; 6-C
1-A; 2-B; 3-C; 4-E; 5-D; 6-F
1-B; 2-D; 3-A; 4-E; 5-F; 6-C 
1-D; 2-B; 3-A; 4-F; 5-C; 6-E
1-A; 2-D; 3-B; 4-E; 5-F; 6-C
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: 1-B; 2-D; 3-A; 4-E; 5-F; 6-C.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Bersch & Tonolli (2006), Tecnologia Assistiva - TA é:
Escolha uma:
um termo que não é considerado como novo, utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão.
termo que não é considerado como novo e não pode ser utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão.
um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão. 
um termo ainda novo, utilizado para identificar parte do arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão.
um termo ainda novo, mas não pode ser utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão..
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As rampas são relacionadas às superfícies de piso com declividade igual ou superior a 5%. Para garantir que uma rampa seja acessível, a Norma 9050 (2015, p.58) define os limites máximos de inclinação, os desníveis a serem vencidos e o número máximo de segmentos, assim, não forçando demais ou tornando a inclinação impossível de ser subida, pelo cadeirante. A largura livre mínima recomendável para as rampas é de:
Escolha uma:
1,20 m
1,50 m 
0,80 cm
1,80 m
0,90 cm
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: 1,50 m.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação a circulação interna de corredores, a Norma 9050 (2015) exige que sejam dimensionados de acordo com o fluxo de pessoas que se deslocam pelo espaço, prevenindo barreiras ou obstáculos no percurso e proporcionando uma faixa livre de movimentação. As larguras mínimas para corredores em edificações e equipamentos urbanos são:
Escolha uma:
1,20 m para corredores de uso comum com extensão até4,00 m
1,50 m para corredores de uso comum com extensão até 4,00 m
1,20 m para corredores de uso público
0,90 cm para corredores de uso comum com extensão até 4,00 m 
0,90 cm para corredores de uso comum com extensão até 10,00 m
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: 0,90 cm para corredores de uso comum com extensão até 4,00 m.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o guia disciplinar:
“Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. (ADA - American With Disabilities ACT 1994.)
Todas as alternativas abaixo são recursos de tecnologia assistiva, exceto:
Escolha uma:
terapia ocupacional. 
sistema de controle de ambientes.
comunicação aumentativa (caa).
adequação postural.
órteses e próteses.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: terapia ocupacional..
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Equipamentos eletrônicos ou não, que permitem a comunicação expressiva e receptiva das pessoas sem a fala ou com limitações da mesma. São muito utilizadas as pranchas de comunicação com os símbolos PCS ou Bliss além de vocalizadores e softwares dedicados para este fim. Sobre essa classificação é correto afirmar que:
Escolha uma:
está ligada exclusivamente a categoria dos auxílios da vida diária.
esta classificação está ligada a CAA - Comunicação Aumentativa e Alternativa 
está ligada exclusivamente aos recursos de acessibilidade do computador.
todas as afirmativas estão incorretas.
esta classificação está ligada aos serviços da tecnologia assistiva
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: esta classificação está ligada a CAA - Comunicação Aumentativa e Alternativa.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação aos problemas recorrentes relacionados ao ambiente de sala de aula, qual das alternativas abaixo propõem melhores ações para que os problemas sejam resolvidos? Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
O piso, as paredes e os móveis possuírem cores contrastantes; existir mesa adequada para a aproximação e uso de cadeirantes, e, a mesma estar localizada em corredor mais largo, sendo possível posiciona-la em qualquer fileira; possuir janelas que possibilitem a boa iluminação, ter aberturas em paredes opostas permitindo a ventilação cruzada. 
Existir reentrâncias nas paredes para abrigar bebedouros ou outros equipamentos/mobiliários, a fim de não atrapalhar a circulação; a altura do bebedouro permitir a aproximação de uma cadeira de rodas e o uso por pessoas com baixa estatura; as portas serem coloridas para se destacar da cor das paredes; o rodapé ser largo e em cor contrastante com o piso; possuir corrimãos de alcance as crianças menores e/ou cadeirantes.
Deve estar próxima ao fraldário e possuir ligação direta com um banheiro, deve estar organizada em vários ambientes, possibilitando a realização de diferentes atividades, o piso e as paredes devem possuir cores contrastantes e ter temperatura de piso agradável, não áspero e nem escorregadio; possuir porta com visores em diferentes alturas e as janelas terem peitoril baixo, com vidro fixo e seguro, permitindo a visualização do exterior.
Deve possuir áreas bem definidas para as diferentes atividades; os mobiliários urbanos devem ser acessíveis para as pessoas com baixa estatura e em cadeira de rodas; deve haver constaste entre as cores do piso e do mobiliário; possuir caminho largo, piso antiderrapante, que não ofusque a visão, ser nivelado em boas condições e com pavimentação contrastante entre a grama e o piso guia; existir opções variadas de assentos tanto na sombra, quanto no sol.
O balcão deve ser visível a entrada, estar sinalizado e possuir duas alturas; as circulações devem ser livres de obstáculos; existir piso tátil direcional que conduza até o mapa tátil; todos os ambientes devem ser identificados por letras grandes; existir um mapa tátil que represente o esquema da escola; existir espaço de espera para as cadeirantes; o piso, as paredes e o mobiliário devem possuir cores contrastantes.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O piso, as paredes e os móveis possuírem cores contrastantes; existir mesa adequada para a aproximação e uso de cadeirantes, e, a mesma estar localizada em corredor mais largo, sendo possível posiciona-la em qualquer fileira; possuir janelas que possibilitem a boa iluminação, ter aberturas em paredes opostas permitindo a ventilação cruzada..
Texto da ques tão Pode-se defi nir a s ba rreira s como qual q uer o bs táculo ou bloq ueio que l i mi te ou impeç a o a cess o, a a utono mia dos movime nt os , o fl uxo de pass agem com s eg urança e a pos sibil idade de a s pess oas se comunic arem o u tere m a ces s o à informa ç ão. Exi s tem di vers os tipos de ba rrei ra s , entretanto, q uatr o del as preci sam, impre teri vel mente, s ere m cons i deradas para pos sibil itar a a cess ibilidade es pacial , s endo ela s : orientaç ão es pac ial é definida de ac ordo com a s ca rac terí s ticas ambientai s que c onceda m a s pess oas reconhecer a i dentidade e as funções dos es paç os e definir es tra tégi as pa ra s eu des loc amento e us o. É impor tante que s e obs erve i tens como a f orma , a i lumi naçã o, as cores e a dis pos içã o dos luga res e equipa me nt os , as sim como as i nforma ções es c ritas ou des enhos . A c omunicaç ão fa z res peito em referê nc ia as poss i bi lida des de troc a de i nformaç ões entre pes s oas , independe nte men te de ter o u nã o o auxíl i o de meios externos , e à a quisiç ão de informaç ões g era is através de s uportes i nformativos . É pri mo rdia l para es te ques ito os i tens referentes a ac ús tica dos a mbientes , a pres ença de s i nais , pictogramas c ompleme nta nd o i nformaç ões es critas ; e os meios de tec nol og ia as sis tiva , como pr og ra ma s c omputa ci ona is para s urdos e ceg os . As condiç ões de uso dos es paços e dos equipa me nt os referem-s e à pos sibil idade efetiva de real ização de a tividades por toda s as pess oas . É i mporta n te s er verifi ca do, em a bs oluto, a s ca rac terí s ticas f ís ica s dos 
equipa me nt os e mobil i ári os , e também, a di s pos i çã o nos ambientes , ou s eja , a forma como o mobil iá ri o foi ou s erá dis pos to no es paç o, c om a finalidade de permi ti r q ue s ej am alca nçados e utili zados por qua lquer indivíd uo q ue nec es site. As condiç ões de des loc amento s ão ca ra cteri zadas pela di s pos i çã o de ci rcula çã o de qua lquer indivíduo de fo rma pl ena , em am bi entes i ntern os e externos , s em i mpedi me nt os bas eados em barreira s fís i cas , de forma autô no ma, s eg ura e confor tá vel .

Outros materiais

Perguntas Recentes