Buscar

Trab Gestão e Resp Soc CONFLITO NAS ORGANIZAÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITARIO ESTÁCIO RIBEIRÃO PRETO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Aluno (a): Victoria Mikelem Ferreira, 201603040633 - 8 Semestre noturno
Docente: Ramiz Candeloro
PSICOLOGIA GESTÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Ribeirão Preto
SETEMBRO / 2019
Situações de conflitos nas organizações
As organizações são fontes inevitáveis de conflitos. Segundo Jandt (1985;29), "organizar é introduzir fontes de conflitos. 
As partes tanto podem ser independentes como coordenadas, mas a tendência é que cada uma delas se veja como mais importante do que as demais.
Cada unidade, departamento ou divisão de uma organização vai desenvolver objetivos, metas, valores e procedimentos apropriados a sua missão. Evidentemente, começa a haver algum atrito entre esses objetivos e procedimentos, que podem muitas vezes ser conflitantes, pois, embora fazendo parte de um todo, cada àrea da empresa busca, num primeiro momento, atender a seus objetivos básicos, que em certos casos se chocam com objetivos de outras áreas. 
Cada pessoa na organização tende a se identificar com a menor unidade de trabalho dentro da organização. Com isso, pode-se aplicar os padrões da própria unidade do trabalho para as demais unidades da empresa, o que nem sempre é válido. Isso tende a criar conflitos de uma maneira quase inevitável.
Evidentemente, quanto maior a organização, maior a tendência de existirem conflitos. Quanto mais ela se expande, maior será a tendência de surgirem divisões e subdivisões dentro da empresa e, com isso, cresce a possibilidade de surgirem conflitos.
Entretanto, em certas situações, o conflito é inerente à função. Policiais, por exemplo, não podem desempenhar sua tarefa sem estar em conflito com os transgressores da lei. Advogados defendendo uma causa estão necessariamente em conflito com o outro lado. Em muitas empresas, um auditor interno ou um controller é requerido para dar exemplos: se não forem contratos exemplos, o titular da função é visto como não fazendo o seu trabalho. 
Outra questão importante que leva a conflitos com frequência é a competição por recursos limitados, uma realidade do dia-a-dia de qualquer empresa, independente de seu porte e de sua atividade, visto que os recursos, por mais abundantes que sejam, são finitos.
Quando se pensa em recursos na organização, normalmente vem em mente os recursos financeiros. Embora sejam de grande importância, há outros recursos de tanta importância quanto o dinheiro na organização e, em relação a eles, pessoas também tendem a competir, gerando, com isso, conflitos.

Outros materiais