Buscar

Afrodescendentes no Brasil: Desigualdades e Lutas

Prévia do material em texto

Afrodescendentes no Brasil
ALBUQUERQUE, Angélica Pachelli de
São Paulo, 2016
O Brasil com sua população totalmente miscigenada nasce também da mistura com povos trazidos para serem escravizados que representam hoje cerca de 54% da população. Apesar da grande porcentagem de afrodescendentes, negros e pardos, é provável que esse número seja bem maior pois o dado é baseado na autodeclaração o que pode devido a pré-conceitos intrínsecos deturbar a autoimagem e auto identificação do individuou com sua raça. Em um comparativo de dados fornecidos pelo IBGE é possível verificar essa relação entre declaração da informação prestada com identificação do termo:
Apesar da constante luta por igualdade ainda e possível constatar que grande parcela da população negra se enquadra como minorias em diversas a questões como classe social, renda e oportunidades de emprego. Negros ainda sofrem com a desigualdade no mercado de trabalho, o que passou a influenciar, também no âmbito educacional, políticas de cotas para que haja uma inclusão dessa parcela da população. 
Com base em um levantamento de dados do DIEESE entre os anos de 2011-2012 a taxa de desemprego entre negros e branco tinha uma diferença de quase 3%: 
Além da diferença entre a taxa de desemprego há também uma desigualdade no que tange a diferenças salariais, acesso à educação e a oportunidades melhores de emprego, questões como essas estão em processo de mudança porem ainda existem barreiras a serem quebradas em busca de um sistema menos desigual.

Outros materiais