Buscar

Aula 6 Proteção da flora e da biodiversidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 6 Proteção da flora e da biodiversidade
		1.
		Assinale a opção que apresenta o objetivo da proteção concedida às áreas de preservação permanente
	
	
	
	
	
	preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, bem como o fluxo gênico da fauna e da flora, a proteção do solo e o bem-estar das populações humanas.
		2.
		As categorias de unidades de conservação (UC) estão dividas em dois grupos, sendo que um deles tem como objetivo principal preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais. Identifique a resposta CORRETA relativa à categoria da unidade de conservação analisada.
	
	
	Proteção Integral, como a UC Refúgio de Vida Silvestre
		3.
		São Unidades de Conservação de Uso Sustentável, todas as alternativas, exceto:
	
	
	
	Reservas de desenvolvimento sustentável.
	
	
	Reservas Particulares do patrimônio Natural.
	
	
	Áreas de proteção ambiental.
	
	
	Reservas extrativistas.
	
	
	Monumentos Naturais.
		4.
		De acordo com a Lei 9.985/00 que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC, entende-se por conservação da natureza:
	
	
	
	
	
	o manejo do uso humano da natureza, compreendendo a preservação, a manutenção, a utilização sustentável, a restauração e a recuperação do ambiente natural, para que possa produzir o maior benefício, em bases sustentáveis, às atuais gerações, mantendo seu potencial de satisfazer as necessidades e aspirações das gerações futuras, e garantindo a sobrevivência dos seres vivos em geral.
		5.
		MARQUE A ALTERNATIVA QUE CONCEITUA ADEQUADAMENTE O CADASTRO AMBIENTAL RURAL-CAR, CRIADO PELA LEI Nº 12.651, DE 2012 (NOVO CÓDIGO FLORESTAL)
	
	
	
	
	
	É O REGISTRO PÚBLICO ELETRÔNICO DE ÂMBITO NACIONAL, OBRIGATÓRIO PARA TODOS OS IMÓVEIS RURAIS, COM A FINALIDADE DE INTEGRAR AS INFORMAÇÕES AMBIENTAIS DAS PROPRIEDADES E POSSES RURAIS, COMPONDO A BASE DE DADOS PARA CONTROLE, MONITORAMENTO, PLANEJAMENTO AMBIENTAL E ECONÔMICO E COMBATE AO DESMATAMENTO.
		6.
		Espaços ambientais que possuem importante características naturais e são legalmente instituídos pelo poder público objetivando a preservação, possuem limites definidos e existem sob um regime especial de administração ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção, são conhecidos como:
	
	
	
	
	
	Unidade de conservação.
		7.
		Sobre a lei que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), assinale a opção correta:
	
	
	
	
	
	Zona de amortecimento é o entorno de uma unidade de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade
		8.
		A unidade de proteção integral e a unidade de uso sustentável são consideradas:
	
	
	Os dois grupos em que estão divididas as categorias de Unidades de Conservação.
		1.
		Sobre Proteção Legal da Flora nacional, é correto afirmar:
	
	
	A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira estão especificamente protegidos pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225, § 4º.
		2.
		A Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, o novo Código Florestal criou o CAR, Cadastro Ambiental Rural, em âmbito nacional. O Decreto nº 8.235, de 5 de maio de 2014 regulamentou o CAR. Qual a finalidade legal do CAR?
	
	
	
	
	
	Integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
		3.
		Sobre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é correto afirmar:
	
	
	
	O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é responsável pela administração das unidades de conservação (UCs) federais, além de fomentar e executar programas de pesquisa, proteção e conservação da biodiversidade em todo o Brasil.
		4.
		Criada em 2006, a ARIE do Sítio Curió, Fortaleza-CE, tem o objetivo de preservar a diversidade biológica e o meio ambiente especialmente em áreas da Região Metropolitana, ainda dotadas de valiosa biodiversidade de flora e fauna. Conforme as definições previstas na Lei 9.985/2000: I- diversidade biológica é a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemasIIextrativismo é o sistema de exploração baseado na coleta e extração, de modo sustentável, de recursos naturais renováveis III- plano de manejo: documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidadeIV- zona de amortecimento: o entorno de uma unidade de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade. Marque a alternativa CORRETA
	
	
	
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
		5.
		(CESPE - 2011 - TRF 5ª Região - Juiz Federal) Acerca da engenharia genética e de sua relação com o ambiente, assinale a opção correta.
	
	
	Estão sujeitos a controle legal a construção, o cultivo, a produção, a manipulação, o transporte, a transferência, a importação, a exportação, o armazenamento, a pesquisa, a comercialização, o consumo, a liberação no ambiente e o descarte de OGM e seus derivados.
		6.
		As principais represas do sistema Cantareira, Jaguari e Jacareí, em São Paulo, têm a menor taxa de cobertura florestal em suas bacias de captação. A represa do sistema Cantareira, tem apenas 21,5% com cobertura de matas. Essa é uma área de mananciais, que precisa de florestas para garantir a infiltração da água até os lençóis freáticos. Não há, porém, um programa de larga escala para restaurar parte da mata que foi derrubada -começando pelos 60% de áreas que, por lei, são de preservação permanente e foram devastadas. Um dos maiores danos ambientais do presente e que compromete o futuro do Planeta, indubitavelmente, é a destruição das florestas. Ao estudarmos sobre a proteção legal de nossas Florestas identificamos diversas diretrizes e, dentre elas, a Lei 12.651, de 25 de maio de 2012 que dispõe sobre:
	
	
	A Proteção da Vegetação Nativa, no Código Florestal.
		7.
		Para os efeitos da Lei nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006, que estipula normas de proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, considera-se,: I - enriquecimento ecológico: atividade produtiva, devidamente fundamentada que vise a exploração sustentável da diversidade biológica em áreas de vegetação nativa, sem agredir substancialmente o meio ambiente. II - exploração sustentável: exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável. III - pousio: prática que prevê a interrupção de atividades ou usos agrícolas, pecuários ou silviculturais do solo sempre de 01 (um) ano após cada 07 (sete) anos de exploração, para possibilitar a recuperação de sua fertilidade. Escolha a opção adequada:
	
	
	Estão errados os comentários I e III.
		8.
		XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO A definição dos espaços territoriais especialmente protegidos é fundamental para a manutenção dos processos ecológicos. Sobre o instituto da Reserva Legal, de acordo como Novo Código Florestal (Lei n. 12.651/2012), assinale a afirmativa correta.
	
	
	
	
	
	Incide apenas sobre imóveis rurais, e sua área deve ser mantida sem prejuízo da aplicação das normas sobre as Áreas de Preservação Permanente.
		2.
		A Floresta do Curió é a primeira Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Estado do Ceará, uma Unidade de Conservação Estadual. Marque a resposta CORRETA. Conforme o SNUC, área de relevante interesse ecológico é aquela
	
	
	onde há pouca ou nenhuma ocupação humana, que possui características naturais extraordinárias ou que abriga exemplares raros da biota regional, e cujos objetivos são manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.

Outros materiais