Buscar

Atividade 2 Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO DE PEDAGOGIA – 3º semestre – Ano 2019/1
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL 
Profª. Marlene Paula Piovezani
Aluno(a): Larícia Monteiro Oliveria 							RGM: 053.18096
Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil (3° semestre)
Leia atentamente as informações:
Você deverá enviar no portfólio 02, as atividades referentes às aulas, 05, 06, 07 e 08.
Não serão aceitas atividades atrasadas e retiradas da internet, assim como cópia fiel do material, ou seja, você deverá escrever com suas próprias palavras.
Cada atividade deverá conter no mínimo 8 e no máximo 10 linhas.
Cada atividade vale até 1,25 por aula, totalizando 5,0 (cinco) pontos.
As atividades que não estiverem corretas, não serão aceitas o reenvio, por isso, estejam atentos.
Aula 05
Apresente os Princípios (2010), tratados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil que as propostas pedagógicas deverão respeitar no atendimento a criança de zero a seis anos de idade.
Rs. Étnicos: de autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
Político: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade do respeito a ondem democrática. 
Estético: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expreção.
Aula 06 
Como abordado no texto lido, o Cuidar e o Educar são perspectivas para a educação da criança pequena indissociáveis. O que fazer para que esta afirmação se efetive nas práticas escolares cotidianas? 
Rs. Fazer com que o professor x criança e família cria um elo de ligação harmonioso, mostrando o quanto é necessário essa corrente para o educador da criança, partido então um compromisso de responsabilidade do professor em adotar a criança sem discriminação, no ato em que o mesmo assumiu a responsabilidade de educar e ensinar quando necessário e fazer isso com amor a sua profissão.
Aula 07
 Sabemos que atualmente o professor de educação infantil, deve ser um mediador da aprendizagem da criança, proporcionando momentos enriquecedores para que ela de fato ocorra, sendo assim, o que a formação do profissional que atua na educação infantil deve contemplar?
Rs. A formação do educador deve comtemplar à pureza da criança, sabendo articular cada recurso e capacidade efetiva, emocionais, social e cognitiva, deve comtemplar o conhecimento pleno que ele irá estimular na criança, e que certamente essa contemplação contribuirá para seu próprio conhecimento.
Aula 08
Existem alguns eixos temáticos que devem ser apresentados e desenvolvidos no contexto escola na fase da educação infantil compreendendo a importância dessa fase para o desenvolvimento integral do ser humano. Dessa forma, escreva abaixo quais são esses eixos e como cada um deve ser abordado.
Rs. Brincar e exploração dos objetos: Onde a brincadeira é algo natural, que permite a criança a aprender brincando, brincar permitir a criança criar e usar a sua imaginação. 
Linguagem oral e comunicação: A criança utiliza com a intenção de algo, não ocorre de maneira espontânea, usada também como brincadeira. 
Movimento: É preciso que toda criança tenha espaço da liberdade para se movimentar, pois assim aprende a medir força e também seus limites. 
Arte: Usado para a educação infantil, principalmente para as crianças de 0 a 3 anos, não é fazer com que produzem obra de arte, mas incentiva-las a deixarem suas marcas. 
Linguagem musical: Presente em todos os momentos de nossa vida, mesmo bem antes de nascerem às crianças já estão emersas num mundo cheio de sons, assim que nasce já consegue perceber a voz humana.
Natureza e sociedade: A criança está sujeita a natureza e sociedade, pois irá oferecer a cada uma delas possibilidade de se utilizarem de muitas sensações com os olhos, nariz, boca, mãos, pés e ouvidos. 
Identidade musical: É dada a capacidade que temos de nos perceber com pessoas capazes de nos tornamos autônomo e independente, desde que dados os estímulos adequados.

Outros materiais