A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
PASSEI DIRETO

Pré-visualização | Página 1 de 5

1.
		O acesso livre a pesquisas científicas, por meio da internet, apesar de configurar um avanço, não garante que esta informação será transformada em conhecimento. Identifique, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta corretamente o elemento capaz de promover esta transformação.
	
	
	
	Novo modelo de pesquisas científicas, dotadas de uma linguagem mais acessível e menos preocupadas com o rigor acadêmico.
	
	
	Ser humano com dispositivos tecnológicos que transformem a massa de informações em dados lógicos
	
	
	Ser humano com base intelectual necessária para transformar aquele amontoado de informações em dados lógicos.
	
	
	Sites de busca, inteligentes, capazes de processar grandes bases de informação e gerar dados lógicos.
	
	
	Pessoas que consigam avaliar a informação sem levar em consideração sua base intelectual prévia.
	
Explicação:
As pesquisas também estão ganhando espaço em sites acadêmicos ou revistas científicas publicadas on-line. As informações, dos mais variados campos de interesse, estão estampadas em seu novo lugar de destaque: o visor do computador. Mas, a colocação da informação ali, pura e simples, à disposição de todos, 24 horas por dia, ainda não a torna suficiente para se fazer pensar.
O que faltaria então? O outro lado do visor: o ser humano com noção de realidade, com o saber prévio e a possibilidade de compreensão da informação recebida. Para que isso seja possível é importante que o receptor tenha a base intelectual necessária para transformar aquele amontoado de informações em dados lógicos.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Uma negociação pode ser conduzida por pessoas físicas, jurídicas, ou terceiros, contratados por uma parte para a representar. Identifique, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta corretamente o perfil de um negociador contratado.
	
	
	
	Tende a realizar menos consultas externas, tornando a negociação mais agradável.
	
	
	Faz com que a negociação aconteça de forma mais rápida.
	
	
	Não raro consegue resolver a negociação já no primeiro encontro.
	
	
	Apresenta um perfil mais agressivo de negociação.
	
	
	Não apresenta total autonomia para decisão nos acordos.
	
Explicação:
Uma negociação é conduzida pelas partes interessadas nas soluções das questões, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas, ou então por pessoas contratadas por aquelas partes para as representarem.
Geralmente, quando se negocia com partes representadas, as pessoas não apresentam uma total autonomia para decisão nos acordos, sendo necessário mais tempo e mais consultas externas para a finalização dos mesmos.
Uma boa negociação é conduzida por pessoas que reúnam o conhecimento profundo da questão a ser discutida, ou o conhecimento detalhado do produto ou serviço a ser vendido ou comprado.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Após um treinamento, Osvaldo aprendeu que a melhor forma de conduzir uma negociação está condicionada à situação e que existem duas formas básicas de conduzir uma negociação: barganha de propostas e solução de problemas. Osvaldo hoje sabe que quem usa o método de barganha de propostas:
	
	
	
	formula uma proposta para a questão e defende a sua posição.
	
	
	segue as etapas do processo de tomada de decisões.
	
	
	procura entender a essência e os méritos da questão.
	
	
	coloca em foco as trocas entre os participantes.
	
	
	busca compreender a situação sob a ótica das pessoas envolvidas.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A possibilidade de acesso a dados importantes é fundamental para a sociedade do conhecimento, bem como a capacidade do usuário de pensar e se guiar. Identifique, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta corretamente uma característica em comum desta sociedade, com o processo de negociação.
	
	
	
	Informação e entrosamento como base para novas ferramentas de acordos.
	
	
	Informação e respeito como base para novos acordos.
	
	
	Informação e reflexão como base para novas ferramentas de entrosamento.
	
	
	Informação e tecnologia como base para novas ferramentas de entendimento.
	
	
	Informação e paciência como base para novas ferramentas de entendimento.
	
Explicação:
O entendimento da informação, a noção de sentido e de compreensão que se tem da mesma só existe quando o receptor agrega à informação a sua própria vivência, aprendizado, experiência e reflexão. Aí sim, a soma da informação com a possibilidade real de utilização da mesma é o alicerce da sociedade do conhecimento. Uma sociedade que é capaz de acessar dados importantes e é capaz de se pensar e se guiar.
A sociedade do conhecimento tem em comum com o processo de negociação a abertura a novas ferramentas de entrosamento entre países e povos, com importantes meios de informações e grandes possibilidades de encontro de oportunidades, em fronteiras cada vez mais abertas ao entendimento e aos acordos.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Com relação à negociação em organizações, julgue os itens a seguir marcadno C (certo) e E (errado). Após assinale a alternativa que corresponde à sequência correta. 
(  ) Algumas táticas de negociação são eficientes negociações, como: não deixar clara a decisão final, estender o tempo e deslocar a discussão para outro tema.
(  ) Nas negociações que exigem urgência nas decisões, o negociador deve ser objetivo, deixando de lado o quebra- gelo e a exploração das expectativas e motivações da outra parte.
(  ) O local escolhido para a realização das negociações pode exercer influência sobre os resultados.
(  ) O sucesso de uma negociação depende de cuidadoso trabalho de planejamento, no qual se incluem, entre outras, as seguintes etapas: definição de objetivos, determinação da margem de negociação e formulação de hipóteses acerca do comportamento do oponente.
(  ) A negociação pode ser compreendida como um jogo estratégico entre o conflito e a cooperação.
(  ) Durante a elaboração da estratégia de negociação, é importante que os objetivos sejam organizados de maneira hierárquica, do mais para o menos importante.
	
	
	
	E,E,E,C,C,C
	
	
	C,E,E,C,C,C
	
	
	C,E,C,E,C,E
	
	
	E,E,C,C,C,C
	
	
	C,C,C,E,E,E
	
	
	
	 
		
	
		6.
		São duas as formas de se conduzir uma negociação (barganha de propostas e solução de problemas). Identifique, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta corretamente características da solução de problemas.
	
	
	
	É ideal para negociações mais complexas.
	
	
	Negociador não precisa conhecer profundamente as consequências.
	
	
	É uma forma limitada de condução.
	
	
	Negociador atento apenas para a sua ótica do problema.
	
	
	Negociador defende principalmente os próprios interesses.
	
Explicação:
Barganha de propostas: Nessa forma, o negociador não está interessado em conhecer a fundo o que está no processo de negociação e suas consequências, mas visa principalmente defender os seus próprios interesses. Em qualquer momento, este negociador somente está pronto a defender os próprios pontos de vista. Esse tipo é tido como uma forma limitada de condução de uma negociação. Pode ser utilizada para a venda de produtos, como a compra de uma roupa ou eletrodoméstico.
Solução de problemas: Nessa forma, existe a expectativa em negociar sim, mas existe também a atenção para o problema em questão sobre várias óticas, inclusive a ótica do oponente. A intenção é levar a negociação de maneira a proporcionar soluções para todos. Essa maneira é ideal para negociações mais complexas como a compra de uma loja ou a entrada de mais um sócio em uma empresa.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O condutor de uma negociação deve ter experiência