psicologia

psicologia


DisciplinaPsicologia Contrutvista64 materiais206 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Araraquara
2019
 
Conteúdo
1.Introdução \u2013 O desenvolvimento infantil\u200b4
2. Objetivo\u200b7
3. Método\u200b7
4. Sujeitos\u200b8
5. Conservação de quantidade descrito e objetivo da prova:\u200b8
5.1 Provas de transvasamento dos líquidos\u200b8
5.2  Prova de conservação Especial (comprimento)\u200b9
5.3 Conservação de Massa de Modelar\u200b9
6. Analise teórica\u200b10
7. Conclusão\u200b10
8.  Bibliografia\u200b12
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1.Introdução \u2013 O desenvolvimento infantil
\u200b
O seguinte trabalho vem apresentar sobre o desenvolvimento infantil, as fases de Piaget, e como são desenvolvidas essas fases. O trabalho foi dividido em partes de: Estrutura, Análise e Conclusão, quais foram suas metodologias, os recursos utilizados para os testes, sua análise para os mesmos e qual foi a conclusão desse trabalho. Piaget também vem falar das 4 fases do desenvolvimento infantil, Sensório Motor, Pré-Operatório, Operatório Concreto e Operatório Formal.
\u200bA teoria de Piagetiana afirma que as crianças passam por estágios específicos de acordo com seu intelecto e capacidade de perceber relacionamentos maduros. Esses estágios da infância ocorrem na mesma ordem em todas as crianças, em todas as culturas e origens. No entanto, a idade em que o estágio vem pode variar ligeiramente de criança para criança.
\u200bDe acordo com Piaget (1986) a primeira fase do desenvolvimento é o estágio sensório motor, começando na fase de 0 a 2 anos de idade, entende o mundo através das sensações e ações, essa fase se configura pelos aspectos psicomotores, evolução da percepção e da motricidade. Nesse estágio desenvolve-se a linguagem do 1º mês até 2 anos de idade. Encontramos aqui nesta fase seis subestágios, que são:
\u2022 Exercício Reflexos: Sendo as primeiras atividades instintivas como sucção e preensão, com o passar do tempo vão se desenvolvendo emancipando-se desse estágio mais primitivo;
\u2022 Reações Circulares Primárias: É quando o sujeito utiliza o próprio corpo como experimentação, esta ação acabando culminando em repetições;
\u2022 Reações Circulares Secundárias: É quando a criança utiliza dos objetos do ambiente fazendo repetições de ações, experimentando os efeitos de causa e efeito, embora não tenha noção ainda disso, ocorre também um aumento do campo de visão (360º graus) e apreensão dos objetos ao seu redor;
\u2022 Coordenação de Esquemas Secundários: Neste período é de fácil observação notar que a criança tem um maior desenvolvimento na permanência de objeto, embora não esteja desenvolvida por completo e suas ações passam a ter intencionalidade;
\u2022 Reações Circulares Terciárias: É a descoberta de novos meios, para atingir novos fins, iniciando uma fase de experimentação contínua;
\u2022 Estágio de Representação e Interiorização: Desenvolve-se a permanência de objeto, o pensamento simbólico, o saber de si mesmo, a repetição de ações, o \u201cfaz de conta\u201d e as resoluções de problemas.
\u200bIsso mostra que a criança está no início de sua fase, precisa do acompanhamento dos pais, onde começa a desenvolver a afetividade com pais e familiares, nessa fase a criança não respeita regras, ausência da capacidade de representar mentalmente os objetos da realidade, entre outras.
A segunda fase é o pré-operacional, dando continuidade dos 2 aos 6 anos de idade, onde a criança começa a entender o mundo através da linguagem e imagens mentais, podemos também chamar de objetivo simbólico, a comunicação começa a se aprimorar, as habilidades começam na parte dos símbolos, aprendem a usar os símbolos, e a linguagem é o mais importante para essa fase. Nessa fase a criança entra em contato com o mundo simbólico, não passando a depender simplesmente de suas sensações, ocorre um grande aumento nas habilidades sensórias motoras, se adaptando ao ambiente. Piaget coloca o egocentrismo e mostra como fase primordial da criança, onde a criança não consegue se colocar no lugar do outro, tudo que é dela é o melhor. Por passar nessa fase de egocentrismo a criança também desenvolve uma forma de pensar do mundo, como Animalista, artificialista, finalista e mágico.
\u200bPensamento egocêntrico, de acordo com a teoria de Piaget, por que as crianças nesta fase têm um tempo tão difícil colocando-se na posição de outras pessoas? Isso pode estar relacionado à \u201cteoria da mente\u201d, que se refere a capacidade de se colocar na mente de outra pessoa ou em \u201csapatos de outra pessoa\u201d as crianças não serão capazes de fazer isso até cerca de 4 a 5 anos de idade, razão pela qual até chegarem a essa idade, as crianças vão pensar que outros pensam como eles fazem. Esta teoria ajuda a explicar por que as crianças não sabem mentir ou usar ironia até cerca de 5 anos de idade.
\u200bA terceira fase é a fase do estágio operacional concreto, que vai dos 7 aos 11 anos de idade, nessa fase a criança já não é mais tão egocêntrica, é quando a criança começa a usar o pensamento lógico, mas apenas em situações concretas. Nessa fase a criança é capaz de fazer suas próprias tarefas, e as tarefas que requerem lógica, como por exemplo exercícios matemáticos. Crianças nessa fase ainda não usa o pensamento abstrato. Para Piaget a fase operatória concreto marca o início do pensamento lógico ou operacional, a criança nessa fase já é considerada uma criança madura o suficiente para usar o pensamento ou as operações lógicas, porém a criança só poderá aplicar lógica a objetos físicos.Podemos dizer que no estágio operatório concreto Piaget aplicou uma série de operações pertinentes, são elas:
\u2022 Conservação: é o entendimento de que algo permanece a mesma quantidade mesmo que sua aparência mude;
\u2022 Classificação: relacionar categorias ou classes entre si e usar a informação categórica para resolver problemas;
\u2022 Reversibilidade: a capacidade de reconhecer que números ou objetos podem ser alterados e retornados à sua condição original;
\u2022 Transitividade: a capacidade de reconhecer as relações entre várias coisas em uma ordem serial;
\u2022 Descentramento: a capacidade de considerar múltiplos aspectos de uma situação.
\u200bEntre outras Piaget classifica cada fase do operatório concreto também o desenvolvimento cognitivo junto com o desenvolvimento social.
\u200bA última fase desenvolvida por Piaget é a fase operatório formal, que vai dos 11 aos 12 anos em diante, caracterizado pela aquisição do raciocínio logico em todas as circunstancias, incluindo o raciocínio abstrato. O novo aspecto desta última fase em relação a inteligência é, como Piaget menciona, a capacidade de formular uma hipótese sobre algo que eles não aprenderam especificamente, é onde o aprendizado começa a ocorrer como um \u201ctodo\u201d, em vez de uma forma concreta na fase anterior. Nessa fase a criança tem a capacidade de criticar os sistemas sociais e propor novos códigos de conduta, discute valores morais de seus pais e constrói os seus próprios, adquire, portanto, autonomia.
2.Objetivo
\u200b
\u200bBaseados nos princípios da teoria das provas Piagetianas, segundo o método clínico, dentre os testes, estão: conservação de matéria, conservação dequantidade e conservação comprimento, este estudo propôs-se verificar se a criança possui ou não a noção de conservação de substância, caracterizando-as individualmente em qual fase de desenvolvimento o pensamento da criança se encontra, sendo estas a fase I não conserva, a fase II  fase de transição, e fase III  conserva a noção de substância.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
3. Método
 
\u200b Após leitura de Sampaio (2009) foi providenciado o material e planejado as perguntas. Os responsáveis assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) autorizando a participação e divulgação dos resultados em eventos científicos.Para o desenvolvimento desse trabalho, serão apresentadas 2 crianças dentre faixa etárias iguais e gêmeas, sendo que dentro do estudo de Piaget existe uma variedade de provas que podem ser utilizadas com finalidade de avaliar o processo cognitivo da criança de acordo com o estágio em que se encontra. Dessa forma, nesse trabalho utilizamos as provas de conservação das quantidades discretas que tem como objetivo avaliará a 1 ser