Buscar

Desenvolvimento Infantil segundo Piaget

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Araraquara
2019
 
Conteúdo
1.Introdução – O desenvolvimento infantil​4
2. Objetivo​7
3. Método​7
4. Sujeitos​8
5. Conservação de quantidade descrito e objetivo da prova:​8
5.1 Provas de transvasamento dos líquidos​8
5.2  Prova de conservação Especial (comprimento)​9
5.3 Conservação de Massa de Modelar​9
6. Analise teórica​10
7. Conclusão​10
8.  Bibliografia​12
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1.Introdução – O desenvolvimento infantil
​
O seguinte trabalho vem apresentar sobre o desenvolvimento infantil, as fases de Piaget, e como são desenvolvidas essas fases. O trabalho foi dividido em partes de: Estrutura, Análise e Conclusão, quais foram suas metodologias, os recursos utilizados para os testes, sua análise para os mesmos e qual foi a conclusão desse trabalho. Piaget também vem falar das 4 fases do desenvolvimento infantil, Sensório Motor, Pré-Operatório, Operatório Concreto e Operatório Formal.
​A teoria de Piagetiana afirma que as crianças passam por estágios específicos de acordo com seu intelecto e capacidade de perceber relacionamentos maduros. Esses estágios da infância ocorrem na mesma ordem em todas as crianças, em todas as culturas e origens. No entanto, a idade em que o estágio vem pode variar ligeiramente de criança para criança.
​De acordo com Piaget (1986) a primeira fase do desenvolvimento é o estágio sensório motor, começando na fase de 0 a 2 anos de idade, entende o mundo através das sensações e ações, essa fase se configura pelos aspectos psicomotores, evolução da percepção e da motricidade. Nesse estágio desenvolve-se a linguagem do 1º mês até 2 anos de idade. Encontramos aqui nesta fase seis subestágios, que são:
• Exercício Reflexos: Sendo as primeiras atividades instintivas como sucção e preensão, com o passar do tempo vão se desenvolvendo emancipando-se desse estágio mais primitivo;
• Reações Circulares Primárias: É quando o sujeito utiliza o próprio corpo como experimentação, esta ação acabando culminando em repetições;
• Reações Circulares Secundárias: É quando a criança utiliza dos objetos do ambiente fazendo repetições de ações, experimentando os efeitos de causa e efeito, embora não tenha noção ainda disso, ocorre também um aumento do campo de visão (360º graus) e apreensão dos objetos ao seu redor;
• Coordenação de Esquemas Secundários: Neste período é de fácil observação notar que a criança tem um maior desenvolvimento na permanência de objeto, embora não esteja desenvolvida por completo e suas ações passam a ter intencionalidade;
• Reações Circulares Terciárias: É a descoberta de novos meios, para atingir novos fins, iniciando uma fase de experimentação contínua;
• Estágio de Representação e Interiorização: Desenvolve-se a permanência de objeto, o pensamento simbólico, o saber de si mesmo, a repetição de ações, o “faz de conta” e as resoluções de problemas.
​Isso mostra que a criança está no início de sua fase, precisa do acompanhamento dos pais, onde começa a desenvolver a afetividade com pais e familiares, nessa fase a criança não respeita regras, ausência da capacidade de representar mentalmente os objetos da realidade, entre outras.
A segunda fase é o pré-operacional, dando continuidade dos 2 aos 6 anos de idade, onde a criança começa a entender o mundo através da linguagem e imagens mentais, podemos também chamar de objetivo simbólico, a comunicação começa a se aprimorar, as habilidades começam na parte dos símbolos, aprendem a usar os símbolos, e a linguagem é o mais importante para essa fase. Nessa fase a criança entra em contato com o mundo simbólico, não passando a depender simplesmente de suas sensações, ocorre um grande aumento nas habilidades sensórias motoras, se adaptando ao ambiente. Piaget coloca o egocentrismo e mostra como fase primordial da criança, onde a criança não consegue se colocar no lugar do outro, tudo que é dela é o melhor. Por passar nessa fase de egocentrismo a criança também desenvolve uma forma de pensar do mundo, como Animalista, artificialista, finalista e mágico.
​Pensamento egocêntrico, de acordo com a teoria de Piaget, por que as crianças nesta fase têm um tempo tão difícil colocando-se na posição de outras pessoas? Isso pode estar relacionado à “teoria da mente”, que se refere a capacidade de se colocar na mente de outra pessoa ou em “sapatos de outra pessoa” as crianças não serão capazes de fazer isso até cerca de 4 a 5 anos de idade, razão pela qual até chegarem a essa idade, as crianças vão pensar que outros pensam como eles fazem. Esta teoria ajuda a explicar por que as crianças não sabem mentir ou usar ironia até cerca de 5 anos de idade.
​A terceira fase é a fase do estágio operacional concreto, que vai dos 7 aos 11 anos de idade, nessa fase a criança já não é mais tão egocêntrica, é quando a criança começa a usar o pensamento lógico, mas apenas em situações concretas. Nessa fase a criança é capaz de fazer suas próprias tarefas, e as tarefas que requerem lógica, como por exemplo exercícios matemáticos. Crianças nessa fase ainda não usa o pensamento abstrato. Para Piaget a fase operatória concreto marca o início do pensamento lógico ou operacional, a criança nessa fase já é considerada uma criança madura o suficiente para usar o pensamento ou as operações lógicas, porém a criança só poderá aplicar lógica a objetos físicos.Podemos dizer que no estágio operatório concreto Piaget aplicou uma série de operações pertinentes, são elas:
• Conservação: é o entendimento de que algo permanece a mesma quantidade mesmo que sua aparência mude;
• Classificação: relacionar categorias ou classes entre si e usar a informação categórica para resolver problemas;
• Reversibilidade: a capacidade de reconhecer que números ou objetos podem ser alterados e retornados à sua condição original;
• Transitividade: a capacidade de reconhecer as relações entre várias coisas em uma ordem serial;
• Descentramento: a capacidade de considerar múltiplos aspectos de uma situação.
​Entre outras Piaget classifica cada fase do operatório concreto também o desenvolvimento cognitivo junto com o desenvolvimento social.
​A última fase desenvolvida por Piaget é a fase operatório formal, que vai dos 11 aos 12 anos em diante, caracterizado pela aquisição do raciocínio logico em todas as circunstancias, incluindo o raciocínio abstrato. O novo aspecto desta última fase em relação a inteligência é, como Piaget menciona, a capacidade de formular uma hipótese sobre algo que eles não aprenderam especificamente, é onde o aprendizado começa a ocorrer como um “todo”, em vez de uma forma concreta na fase anterior. Nessa fase a criança tem a capacidade de criticar os sistemas sociais e propor novos códigos de conduta, discute valores morais de seus pais e constrói os seus próprios, adquire, portanto, autonomia.
2.Objetivo
​
​Baseados nos princípios da teoria das provas Piagetianas, segundo o método clínico, dentre os testes, estão: conservação de matéria, conservação dequantidade e conservação comprimento, este estudo propôs-se verificar se a criança possui ou não a noção de conservação de substância, caracterizando-as individualmente em qual fase de desenvolvimento o pensamento da criança se encontra, sendo estas a fase I não conserva, a fase II  fase de transição, e fase III  conserva a noção de substância.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
3. Método
 
​ Após leitura de Sampaio (2009) foi providenciado o material e planejado as perguntas. Os responsáveis assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) autorizando a participação e divulgação dos resultados em eventos científicos.Para o desenvolvimento desse trabalho, serão apresentadas 2 crianças dentre faixa etárias iguais e gêmeas, sendo que dentro do estudo de Piaget existe uma variedade de provas que podem ser utilizadas com finalidade de avaliar o processo cognitivo da criança de acordo com o estágio em que se encontra. Dessa forma, nesse trabalho utilizamos as provas de conservação das quantidades discretas que tem como objetivo avaliará a 1 ser
observada esta dentro da  pré operatório não sabe definir quantidade conservação de comprimento e de massa ao ser avaliado com as provas a percepção da criança frente aos objetos de diferentes cores posicionadas em linhas paralelas, conservação da massa que tem como objetivo identificar se criança consegue perceber a constância de massa - adição e remoção - e por fim a inclusão de classes com o objetivo de observar se a criança consegue não realizar a inclusão observando o todo e a parte.
3.1 Participantes
As participantes desta pesquisa foram duas crianças gêmeas do sexo feminino, com idade 6 anos, cujas características de identificação encontram-se descritas abaixo.
Foi utilizado um critério único para a escolha dos sujeitos da pesquisa, seguindo à faixa etária das crianças, as quais caracterizam, de acordo com a teoria piagetiana, o período das operações concretas, período em que são desenvolvidas várias noções no pensamento da criança.
Nome: ISA Idade: 6 Anos Série: Terceira Série
Nome: MA Idade: 6 Anos Série: Terceira Série
 
3.2  Instrumentos Utilizados
Para aplicação do teste Piagetiano foram utilizados:
• Um esquema contendo o roteiro das questões
• 2 bolas massinhas de modelar de cores diferentes ( 1 preta, 1 vermelha), contendo a mesma quantidade de massa.
• 4 Copos ( 2 Iguais medianos, 1 Mais alto e fino, 1 Mais baixo e largo)
• 300 ml água
• 2 Pedações de cordão de tamanhos diferentes ( 1 medindo 30 cm  e outro 20cm)
• Folha de fichário e caneta para registrar as informações
• Aplicação de teste aconteceu na cozinha da casa de um dos integrantes do grupo;
• Tempo médio 45 min por participante
• 1 Mesa
• 2 Cadeiras
• Termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
5.APLICAÇÃO DAS PROVAS PIAGETIANAS.
​​
5.1 Conservação de quantidade
5.1.1Material
• 4 Copos ( 2 Iguais medianos, 1 Mais alto e fino, 1 Mais baixo e largo);
• 300 ML água
5.1.2 Objetivo e  Procedimento Preparação
O objetivo é avaliar a percepção da criança sobre a conservação de quantidade de líquidos usando recipientes diferentes, sempre a estimulando a manter o mesmo raciocínio em todas as provas avaliadas. Segue abaixo o procedimento:
Procedimento Preparação Aplicado na Criança 1:
1) Colocar 2 copos iguais com a mesma quantidade de água.
Eu tenho 2 copos, a quantidade de líquidos, de água que eu tenho dentro dele é igual?
Resp: Não
Porque não é igual?
Resp: Não sei
 
2) Foi transferido o liquido para um copo mais estreito e mais alto. O nível da água nesse copo ficou mais alta.
A quantidade de água é a mesma?
Resp: Não
Porque?
Resp: Esse é mais alto e aponta com o dedo.
Como você sabe que tem mais água?
Resp: Porque nesse tem mais água do que nesse.
 
3) Foi transferido o liquido do mais comprido para o baixo e mais largo, o nível da água ficou mais baixo.
A quantidade de água é a mesma?
Resp: Aponta e diz que no primeiro copo tem mais água, porque ela fica mais alta.
Como você sabe disso?
Resp: Porque esse é mais pequeno, tem menos porque é menor e o outro tem mais água porque é maior.
 
4) Foi transferido o líquido para o copo original.
A quantidade de água é igual ou diferente?
Resp. Diferente
 
Por que?
Resp: Esse tem mais. E aponta com o dedo.
 
Procedimento Preparação Aplicado na Criança 2:
1) Colocar 2 copos iguais com a mesma quantidade de água.
Eu tenho 2 copos, a quantidade de líquidos, de água que eu tenho dentro dele é igual?
Resp: Olha, Olha, Analisa e responde que não
Porque não é igual?
Resp: porque não sei, acho que esse tem mais  
 
2) Foi transferido o liquido para um copo mais estreito e mais alto. O nível da água nesse copo ficou mais alta.
A quantidade de água é a mesma?
Resp: Não
Porque?
Resp: Esse é maior
Como você sabe que tem mais água?
Resp: Porque nesse tem mais água.
 
3) Foi transferido o liquido do mais comprido para o baixo e mais largo, o nível da água ficou mais baixo.
A quantidade de água é a mesma?
Resp: Não
Como você sabe disso?
Resp: Porque esse copo é menor
 
4) Foi transferido o líquido para o copo original.
A quantidade de água é igual ou diferente?
Resp. Esse é diferente
Por que?
Resp: Porque esse tem mais água.
 
 
5.1.3 Resultado
O resultado obtido da criança 1 e 2 em relação a Conservação de quantidade é não conservativo, pois quando transferimos o conteúdo do recipiente, a criança responde que a quantidade é diferente, pois houve uma percepção por parte da mesma em que o copo mais alto e fino continha uma quantidade maior de água, e ao transferir a água para um mais largo e baixo, ela o indicava que ambas as quantidades de água eram diferentes e ao retornarmos a água para o primeiro copo mostrou- se confusa dizendo que era diferente. Como ambas não conseguiram conservar a percepção de quantidade, o resultado foi incorreto e concluímos que estas crianças estão no estágio pré-operatório.
 
5.2 Conservação de Massa
5.2.1 Material
• 1 cordão 20 cm
• 1 cordão 30 cm
5.2.2 Objetivo e  Procedimento Preparação
O objetivo analisar a percepção da noção de comprimento que a criança possui.
 
 
Procedimento Preparação Aplicado na Criança 1:
1) Ambos os cordões foram colocados em linhas esticadas.
Pergunta: Tenho duas estradas elas são iguais?
Resp. Menor
Pergunta: Qual é menor?
Resp. Indica a menor
Pergunta: Por que é a menor?
Resp. Não sei.
 
2) O cordão menor permanece reto, e o cordão maior é feito uma curva onde as pontas de ambos começam e terminam na mesma reta.
Pergunta: Eu tenho dois cachorrinhos, e um cachorrinho vai andar por essa estrada e o outro pela outra. Os dois vão sair ao mesmo tempo. Qual vai andar mais?
Resp. Aponta a mais curta, que ficou reta.
Pergunta: Por que esse vai andar mais?
Resp. Porque é menor.
 
3) O cordão menor permanece reto, e o cordão maior é feito 2 curvas onde as pontas de ambos começam iguais e terminam antes do fim.
Pergunta: Tenho duas amigas formiguinhas, uma vai andar por essa estrada e outra por essa, qual vai andar mais?
Resp. Escolheu a reta curta.
Pergunta: Por que ela vai andar mais?
Resp: Porque ela é maior.
 
4) Ambos os  cordões são esticados novamente, e colocados paralelos conforme posição inicial...
Pergunta: As duas formiguinhas vão fazer caminhada, elas vão sair ao mesmo tempo. Qual vai dar andar mais? Ou vai andar igual?
Resp. Ela indica o caminho maior, para formiguinha que vai andar mais.
Como você sabe disso?
Porque essa é maior...
Procedimento Preparação Aplicado na Criança 2:
1) Ambos os cordões foram colocados em linhas esticadas.
Pergunta: Tenho duas estradas elas são iguais?
Resp. Maior indica
Pergunta: Qual é menor?
Resp. Indica a menor
Pergunta: Por que é a menor?
Resp. Porque aquela é maior
 
2) O cordão menor permanece reto, e o cordão maior é feito uma curva onde as pontas de ambos começam e terminam na mesma reta.
Pergunta: Eu tenho dois cachorrinhos, e um cachorrinho vai andar por essa estrada e o outro pela outra. Os dois vão sair ao mesmo tempo. Qual vai andar mais?
Resp. Aponta a mais cumprido
Pergunta: Por que esse vai andar mais?
Resp. Porque esse aponta que é cheio de curva demora mais, mais reto demora menos.
 
3) O cordão menor permanece reto, e o cordão maior é feito 2 curvas onde as pontas de ambos começam iguais e terminam antes do fim.
Pergunta: Tenho duas amigas formiguinhas, uma vai andar por essa estrada e outra por essa, qual vai andar mais?
Resp. Escolheu a curva
Pergunta: Por que ela vai andar mais?
Resp: Porque ela é cheia de curva aponta e faz o caminho com o dedo.
 
4) Ambos os  cordões são esticados novamente, e colocados paralelos conforme posição inicial...
Pergunta: As duas formiguinhas vão fazer caminhada, elas vão sair ao mesmo tempo. Qual vai dar andar mais? Ou vai andar igual?
Resp. Aponta o maior
Como você sabe disso?
É mais grande...
 
5.2.3 Resultados
Na criança 2 encontramos respostas corretas sobre o comprimento, já na criança 1 observamos mais erros sobre o comprimento das tiras. Realizamos
outra tentativa e retornamos a perguntar qual era a maior, se era a ondulada ou a esticada. Em comparação, a criança 2 identificou como menor  a que estava reta e sem ondulação com uma percepção melhor em ralação ao comprimento da tira de barbante, já a criança 1  não conseguiu chegar a conclusões e ficou confusa sobre as correlações entre os barbantes, mas entendia que o barbante menor  de comprimento seria o maior, sem a noção de conservação de tamanho.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
5.3 Conservação de Massa
5.3.1 Material
• 2 bolas massinhas de modelar de cores diferentes ( 1 preta, 1 vermelha), contendo a mesma quantidade de massa.
5.3.2 Objetivo e  Procedimento Preparação
O objetivo analisar a percepção da noção de quantidade de massa que a criança possui.
Procedimento Preparação Aplicado na Criança 1:
1) Ambas as bolas foram colocadas na frente da criança, contendo a mesma quantidade de massa em cada bola.
Pergunta: Ambas as bolas tem o mesmo tamanho?
Resposta: Não
Pergunta: Como você sabe disso?
Resp.: Uma é maior e essa é menor
2) Foi mantida uma bola e outra modelada formato salsicha.
Pergunta: E agora a quantidade de massa que eu tenho em ambas é a mesma?
Resp.: Não
Pergunta: Os tamanhos são os mesmos?
Resp.: Não
Pergunta: Por que?
Resp.: Essa é a maior, indica a formato salsicha.
Pergunta: Como você sabe disso?
Resp.: Ela está mais alongada a formato salsicha e essa da bola não .
3) Foi mantida a formato bola e a formato salsicha foi convertida em 4 bolinhas que ficaram uma ao lado da outra formando um quadrado com espaçamento.
Pergunta: A quantidade de massas é maior aqui na bolinha preta ou nas bolinhas vermelhas?
Resp.: Nas vermelhas
Pergunta: Por que?
Resp.: Porque tem mais bolinhas na vermelha, então tem mais e a preta é maior porque é uma bolinha só grande.
4) Voltamos a modelar as bolinhas vermelhas transformando em uma só, no formato inicial.
Pergunta: E agora elas são iguais? A quantidade de massa é a mesma?
Resp.: Dúvida...Olha... Olha... Analisa... Não são do mesmo tamanho.
Pergunta: Como você sabe disso?
Resp.: Porque uma tá um pouquinho amassada e a outra não.
Procedimento Preparação Aplicado na Criança 2:
1) Ambas as bolas foram colocadas na frente da criança, contendo a mesma quantidade de massa em cada bola.
Pergunta: Ambas as bolas tem o mesmo tamanho?
Resposta: Não
Pergunta: Como você sabe disso?
Resp.: porque a preta é mais maior
2) Foi mantida uma bola e outra modelada formato salsicha.
Pergunta: E agora a quantidade de massa que eu tenho em ambas é a mesma?
Resp.: Não essa é maior, a formato salsicha
Pergunta: Os tamanhos são os mesmos?
Resp.: Não
Pergunta: Por que?
Resp.: Gera dúvida... tensão... fica sem palavras
Pergunta: Como você sabe disso?
Resp.: Silêncio total
3) Foi mantida a formato bola e a formato salsicha foi convertida em 4 bolinhas que ficaram uma ao lado da outra formando um quadrado com espaçamento.
Pergunta: A quantidade de massas é maior aqui na bolinha preta ou nas bolinhas vermelhas?
Resp.: na preta
Pergunta: Por que?
Resp.: Porque ela é mais maior
4) Voltamos a modelar as bolinhas vermelhas transformando em uma só, no formato inicial.
Pergunta: E agora elas são iguais? A quantidade de massa é a mesma?
Resp.: Aponta para vermelha como maior
Pergunta: Como você sabe disso?
Resp.: Super dúvida, roendo o dedo... tensão...silêncio.
 
5.3.3 Resultados
​Este teste mostra se a criança consegue perceber constância, adição, remoção e divisão de massa. Realizamos o teste dividindo ao meio uma quantidade igual de massa e formamos duas bolas de tamanhos iguais, porémde cor diferente(uma preta e uma vermelha) perguntarmos qual delas teria mais massa.Devido as cores diferentes a criança 1 disse que a preta teria maisdo que a vermelha. Ao dividirmos a vermelha em mais bolinhas, a criança 1 novamente responde que a preta continha mais devido ao tamanho da mesma.A criança 2 declarou que ambas eram diferentes; quando formamos uma delas como cilindro a criança 2 respondeu que eram diferentes e que o cilindrotinha mais massa, novamente não conseguindo assimilar a reversibilidade da relação das massinhas e ao enrolarmos novamente a massa na sua frente, não obteve um pensamento lógico.
 
6. Analise teórica
​De acordo com a complementação entre prática e teoria pode-se notar algunsaspectos relevantes. Na prova de conservação de massas, ficou evidente a posição do sujeito examinado com relação ao seu ego estando em plano egocêntrico por conta das referências feitas a tudo que estava sobre a sua percepção como maior, largo e grande, demonstrando traços do estágio pré-operatório. A conservação de objeto é algo inicial, suas respostas foram oscilativas, aderindo sempre aos objetos que estavam sobre sua posse.
7. Conclusão
 
​Nos estudos sobre a criança Jean Piaget descobriu que elas não têm raciocina como um adulto.Esta descoberta levou-a que adotassem uma abordagem educacional diferente ao lidar com crianças.Elas modificam a teoria pedagógico tradicional que, até então defendia que mente de uma criança é vazia, esperando ser preenchida pelo conhecimento ( Goulart, 2005). Na visão de Piaget, as crianças são as próprias construtoras ativas de conhecimento, constantemente criado e testando suas teorias sobre o mundo. Grande parte desse conhecimento em jogos e brincadeiras infantis tem principal influência, as noções de regras são criadas, a socialização se faz presente, o símbolo e exercitando, além do físico e da mente.​Retomando ao conceito citados piagetiano de assimilação e acomodação citados no desenvolvimento de provas piagetiana é preciso considerar cada fase como essa pré-operatório crianças está se adaptando aomeio mas já tem a linguagem e tem um pensamento lógico que será desenvolvido e aprendido. Énesta fase em que essas crianças que fizemos as provas estão. A primeira menina se encontra no estágio pré-operário mas com inicio de açõeslógicas que sãocaracterísticas de operário concreto, pois demonstrou a conservação de massa e a outra se enquadrou estágio pré-operatório, pois ainda não reconhece a conservação de que não se havia tirado nem colocado mais massa, reconhecendo que mesmo sendo gêmea toda a criança tem um desenvolvimento de maturação das estruturas de pensamento único e que nenhuma fase de desenvolvimento é igual. O uso de metodologia ativa se configurou como eficaz para os acadêmicos aprenderem a aplicação e analise das provas, segundo Piaget os estágios são: sensório-motor (0-2 anos), pré-operatório (2 a 7 anos) e operatório concreto( 7 a 11 anos )e formal que vai de 11 em diante, foi possível perceber que apesar de serem gêmeas, cada uma se encontrou em estágio diferente. O domínio desses instrumentos pelos futuros psicólogos garante maior segurança para atuação futura no mercado de trabalho.
 
 
 
 
 
 
 
 
8.  Bibliografia
 
 
GOURLART, Iris Barbosa. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
 
PIAGET, Jean. Epistemologia Genética. Tradução: Álvaro Cabral. 3ª ed. Martins Fontes: O nascimento da inteligência da criança. Editora Crítica: São Paulo, 1986.
 
SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de aprendizagem: a psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. Rio de Janeiro: Wak, 2009.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais